gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Graduação em Matemática

Campus Seropédica - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Licenciatura

Seguem alguns depoimentos de egressos do Curso de Licenciatura em Matemática. Convidamos todos os ex-alunos para publicar o seu depoimento, enviando-o para ccmat@ufrrj.br com uma foto anexada.

Mariana da Silva Soriano

Ingressei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para cursar Licenciatura em Matemática no segundo semestre de 2016. No 2° período me inscrevi para a seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e para minha felicidade fui selecionada. O contato com os projetos realizados para o aprimoramento no ensino foi proveitoso pelas intenções futuras, ou seja, com o PIBID minha bagagem foi ampliada e minha gama de métodos de ensino foi construída ainda mesmo na graduação. No entanto, o edital encerrou-se no mesmo ano.

No 4° período me inscrevi novamente para um novo edital do PIBID Matemática e para o Programa de Residência Pedagógica. Busquei novas experiências e então, apesar de ter sido selecionada novamente para o PIBID, optei por novos desafios. O Programa de Residência Pedagógica possuía um caráter semelhante ao do PIBID, entretanto a regência era mais comum. Ainda no 4º período dei início a um grande desafio no meio acadêmico que foi integrar a Diretoria de Comunicação do Diretório Acadêmico da Matemática – UFRRJ. O diálogo e a empatia foram fundamentais nessa oportunidade, principalmente no desenvolvimento da XIII Semana Acadêmica da Matemática – UFRRJ. Devido ao meu interesse em causas políticas e sociais, além do meu compromisso com o Diretório Acadêmico, durante os anos de 2018 a 2020 tive a honra de ser representante estudantil do curso de matemática no Instituto de Ciências Exatas.

Quando ainda cursava as disciplinas de Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – NEPE, pude perceber como a pesquisa é importante no meio acadêmico, e ao me dedicar e adquirir os conhecimentos proporcionados por meus professores e colegas de turma, pude desenvolver artigos nas disciplinas e apresentá-los na universidade, para o corpo docente e discente do curso de Matemática e ainda em outra universidade, representando o curso de graduação em Matemática da UFRRJ na UNIRIO.

No ano de 2019 retornei ao PIBID Matemática. Assim, tive o privilégio de representar o grupo no V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFRRJ e no Seminário Estadual do Pibid-RJ & Seminário Estadual do Programa Residência Pedagógica-RJ na UNIRIO, através de uma história em quadrinhos desenvolvida para o ensino de Estatística.

Integrei, no ano de 2020, o Programa de Educação Tutorial – Matemática e Meio Ambiente – UFRRJ. Nesse programa tive a oportunidade de me familiarizar mais ainda com a prática científica, participando dos grupos de pesquisa: Tutoria de Matemática Básica, Educação Matemática Crítica, História da Matemática e o ensino de geometria, e por fim, auxiliei no desenvolvimento do projeto nas redes sociais.

No meu último período na Graduação eu consegui ingressar no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sem sombra de dúvidas o curso de graduação e os projetos que participei foram fundamentais nessa conquista.

Devo tudo o que consegui alcançar aos meus professores, sempre muito solícitos, à coordenação que sempre atendeu meus pedidos e aos meus colegas de curso por todo apoio durante a minha trajetória.


Karina Paulino da Silva

Em 2014 ingressei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para cursar Licenciatura em Física, momento em que tive o primeiro contato com matérias ligados ao curso de Matemática. Assim, em 2016 optei por mudar de curso prestando novamente o vestibular, conseguindo ingressar definitivamente no curso de licenciatura em Matemática em 2017. No final do 3º período me inscrevi no Programa de Residência Pedagógica, no qual atuei inicialmente como voluntária durante alguns períodos, até começar como monitora de Matemática do CAIC sob a orientação dos professores da Rural, o que agregou muito para minha formação como professora.

No 5º período participei de uma oficina com algumas professoras do INES, onde tive contato com aspectos da surdez. Logo no semestre seguinte cursei a disciplina de LIBRAS, estudando novamente elementos da cultura surda, o que me motivou a desenvolver o tema na minha monografia de conclusão da licenciatura.

No Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – NEPE, desenvolvi um trabalho, junto a dois amigos de curso e a Profª Aline, que mais tarde foi publicado, sobre as aplicações do Pentaminó nas aulas de Matemática.

No 7º período, mais uma vez participei do Programa Residência Pedagógica, oferecido pela CAPES, que tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática dos alunos que fazem licenciatura, atuando remotamente, em razão da pandemia, como residente no Colégio Estadual Presidente Dutra, o que me proporcionou uma experiência diferenciada de ensino.

No 8º e último período da graduação, participei do processo seletivo para o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática – PPGEduCIMAT da Rural, sendo aprovada antes mesmo de colar grau. Acredito que essa conquista só foi possível graças ao suporte do corpo docente da Rural, que forneceu todos os subsídios para o meu desenvolvimento acadêmico.

Hoje, no mestrado, dou continuidade aos estudos e pesquisas que iniciei na graduação sobre a Educação Matemática de Jovens e Adultos Surdos, contando sempre com o apoio irrestrito do corpo docente do curso de matemática, sendo grata por tudo que alcancei até aqui.

Skip to content