gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Graduação em Matemática

Campus Seropédica - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escolha do Grau

O Curso de Matemática da UFRRJ, em seu campus Seropédica, oferece três graus de formação: a Licenciatura,Bacharelado em Matemática e o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional. O licenciado tem a competência de atuar na educação básica, lecionando Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio, podendo também atuar no campo acadêmico de pesquisa em Ensino de Matemática. Já ao bacharel compete o campo acadêmico de pesquisa nas áreas da Matemática Pura ou Aplicada, podendo também atuar em setores estratégicos de organizações públicas e privadas, tanto para pesquisas acadêmicas quanto para consultorias, em áreas correlatas à Matemática, tais como Engenharia, Geofísica, Ciência de Dados, Biologia, Economia, Estatística, dentre outras.

Até o segundo período, todos os discentes estão matriculados no grau Licenciatura. Caso queira mudar de grau, a solicitação para a transição deve ser feita do 2º para o 3º período. Este momento é importantíssimo, pois é a ÚNICA oportunidade que o discente possui de cursar um dos dois graus de bacharelado. Por outro lado, caso o discente faça a transição para um dos dois graus de bacharelado a partir do terceiro período, mas mude de opinião no decorrer do curso, ainda será possível solicitar o caminho reverso (ou seja, o retorno ao grau licenciatura) no intervalo do 5º para o 6º período. Em qualquer caso, os discentes devem solicitar a mudança de grau à Coordenação de Curso via e-mail ccmat@ufrrj.br (um lembrete sempre é enviado aos estudantes ao final de cada período letivo).

Modelo para solicitar migração de grau

Modelo para solicitar retorno ao grau

Caso o estudante conclua  um grau e deseje cursar um segundo, deverá entrar com pedido de reingresso interno através do edital de ocupação de vagas residuais. As disciplinas cursadas com êxito ao longo do primeiro grau poderão ser aproveitadas no segundo.

Acessar o conteúdo