gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • Français
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PPGDT

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicações

Adriana Soares de Schueler (Doutora em Engenharia Civil, 2005/UFRJ, docente 40h DE UFRRJ). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde leciona e orienta temas associados ao impacto ambiental produzido em cidades, principalmente os relavos ao saneamento urbano (resíduos sólidos urbanos, águas pluviais e esgoto) e à infraestrutura urbana, no Curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas públicas. É D.Sc. em Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia Ambiental (COPPE/UFRJ), Arquiteta e Urbanista pela Escola de Arquitetura e Urbanismo e M.Sc. em Engenharia Civil com ênfase em Produção Civil (ambos pela UFF). Fez Pós-Doutoramento na área de avaliação ambiental de áreas contaminadas. Na UFRRJ coordena o grupo de estudos Eco-Cidades com pesquisas e projetos sobre infraestrutura urbana (principalmente saneamento e mobilidade urbana). Concluiu 14 Iniciações Científicas, 4 Trabalhos de Conclusão de Curso, 11 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 2 artigos em jornais e revistas, 12 artigos em periódicos, 15 capítulos de livro, 1 livro, 33 trabalhos, 29 publicados em anais, 39 apresentações em eventos e 29 relatórios de pesquisa. Atua desde 2011 no PPGDT nas temáticas de saneamento urbano, cidades e sustentabilidade. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Gestão ambiental nas cidades (desde 2010).

Ana Paula Dias Turetta (Doutora em Agronomia, 2004/UFRRJ, pesquisadora 40h da Embrapa/Solos). Tem experiência na área ambiental, especialmente na relação solo e paisagens rurais. Minhas linhas de pesquisa incluem a avaliação da sustentabilidade de paisagens rurais e de sistemas alimentares, com ênfase em serviços ambientais do solo e sua relação com o potencial multifuncional da agricultura. Responsável pelo capítulo brasileiro da Ecosystem Services Partnership e representante eleita da América Latina para o Comitê Diretivo da mesma instituição. Concluiu 24 Iniciações Científicas, 4 Trabalhos de Conclusão de Curso, 4 Dissertações de Mestrado e 2 Teses de Doutorado. Tem publicados 2 artigos em jornais e revistas, 43 artigos em periódicos, 16 capítulos de livro, 2 livros, 18 trabalhos publicados em anais, 23 apresentações em eventos, 1 relatório de pesquisa. Atua desde 2017 no PPGDT nas temáticas de avaliação da sustentabilidade de paisagens rurais e de sistemas alimentares. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Avaliação do impacto de práticas rurais sustentáveis na segurança alimentar, hídrica e energética do entorno do reservatório de Ribeirão das Lajes – RJ (2017 – 2022).

Cristhiane Amâncio (Doutora em ciências sociais, 2006/UFRRJ, pesquisadora 40 h da Embrapa/Agrobiologia). Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Agropecuária. Responsável pelo contrato de parceria com o fundo social do BNDES para o desenho, implementação e coordenação de um programa de inovação social, o Inova Social desenvolvido em pareceria com diversas Unidades da Embrapa. Coordenadora do eixo de transferência de tecnologias do INCT de microrganismos promotores de crescimento. Coordena também o portifólio de Inovação social da Embrapa e representa a Embrapa do PROCISUR (programa de cooperação internacional- www.procisur.org.uy/institucion/es) para o tema Inovação na agricultura familiar. Concluiu 11 iniciações cientificas, 1 trabalho de conclusão de curso, 71, monografias de especialização, 9 dissertações de mestrado. Tem publicados 1 artigo em jornais e revistas, 43 artigos em periódicos, 15 capítulos de  livro, 3 livros, 34 trabalhos publicados em anais, 11 apresentações em eventos, 2 relatórios de pesquisa. Atua desde 2011 no PPGDT nas temáticas de Sociologia Rural, Inovação Social e metodologias de Intervenção em Comunidades Rurais. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: O lugar das ICTs e IFEs na expansão da agroecologia e da produção orgânica no estado do Rio de Janeiro.

Denise de Alcantara, (Doutora em Arquitetura, 2008/UFRJ, docente 40h DE UFRRJ). Professora Associada do Departamento de Arquitetura da UFRRJ. Líder do Grupo GEDUR-UFRRJ. Pós-Doutorado na San Diego State University (2019-2020); Pesquisadora Visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos na Universidade da Califórnia,San Diego (2009-2010). Professora Visitante na Universidade da Califórnia, San Diego para o programa de Estudos Urbanos e Planejamento (USP-UCSD); Centro de Estudos Ibéricos e LatinoAmericanos (CILAS); e no Departamento de História (2009-2010). Docente no Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS-SDSU, 2010). Concluiu 26 Iniciações Científicas, 23 Trabalhos de Conclusão de Curso, 6 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 6 artigos em jornais e revistas,14 artigos em periódicos, 17 capítulos de livro, 2 livros, 35 apresentações em eventos, 6 relatórios de pesquisa. Atua desde 2013 no PPGDT nas temáticas de Morfologia e Transformação da Paisagem Urbana e Periurbana Fluminense. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Territórios e paisagens perimetropolitanos: conflitos e desigualdades socioespaciais e cenários prospectivos no Rio de Janeiro na perspectiva da Nova Agenda Urbana 2030.

Lucia Helena Pereira da Silva (Doutora em História, 2002/PUC-SP, docente 40h DE UFRRJ). Professora associada do curso de História, campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ em (2010). I Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro – categoria Livro, Menção Honrosa, ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Concluiu 11 Iniciações Científicas, 38 Trabalhos de Conclusão de Curso, 15 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 1 artigo em jornais e revistas, 22 artigos em periódicos, 14 capítulos de livro, 5 livros, 12 trabalhos publicados em anais, 62 apresentações em eventos. Atua desde 2013 no PPGDT nas temáticas de Administração pública e planejamento urbano na Baixada Fluminense e história da urbanização da Baixada. Fluminense. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A Baixada para os de Baixo: aspectos do planejamento urbano na região metropolitana do Rio de Janeiro 1930/2000.

Marcio Silva Borges. (Doutor em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária, 2014/UFRRJ, docente 40h  UFRRJ). Professor Associado da UFRRJ. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Departament d’ Administració d’ empreses i Gestió Econòmica dels Recursos Naturals na Universitat de Lleida (UdL) – Espanha. Membro do Corpo Técnico e Científico na Red Internacional de Tecnología, Innovación, Competitividad y Sostenibilidad – RediTICS, composto por representantes de universidades do México, Colômbia, Venezuela e Espanha. Concluiu 5 Iniciações Científicas, 31 Trabalhos de Conclusão de Curso, 5 monografias e especialização, 8 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 1 artigos em jornais e revistas, 22 artigos em periódicos, 4 capítulos de livro, 3 livros, 31 trabalhos publicados em anais, 9 apresentações em eventos. Atua desde 2014 no PPGDT nas temáticas de responsabilidade social empresarial; inovação/competitividade/sustentabilidade; desenvolvimento rural e transferência de tecnologia no campo. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A sustentabilidade empresarial e rural: uma condição estratégica na manutenção de negócios no campo e na cidade do estado do Rio de Janeiro.

Raquel Pereira de Souza, (Doutora em Desenvolvimento Econômico, 2011/Unicamp, docente 40h UFF). Professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Concluiu 9 Iniciações Científicas, 13 Trabalhos de Conclusão de Curso, 4 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 9 artigos em periódicos, 6 capítulos de livro, 19 trabalhos publicados em anais, 8 apresentações em eventos, 5 relatórios de pesquisa.  Atua desde 2017 no PPGDT nas temáticas de agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A dinâmica das exportações brasileiras no período de 2005 a 2016.

Robson Dias da Silva Realizou pós doutorado em Columbia University (2014-2015 docente 40h UFRRJ), seus estudos se concentram no campo da economia regional e urbana e do desenvolvimento latino-americano e caribenho (Doutor em Desenvolvimento econômico, 2009/UNICAMP) atua no ensino de cursos de graduação e pós-graduação. É mestre em desenvolvimento econômico (2004/UNICAMP). Os temas prioritários de sua agenda de pesquisa são: “desenvolvimento liderado por recursos naturais”, “cidades e crescimento no Sul Global” e “mudanças climáticas e nova economia do clima”. Autor do livro “Indústria e Desenvolvimento Regional no Rio de Janeiro” (FGV/Faperj) e de diversos artigos e capítulos de livros. Foi segundo secretário da seção latino-americana da Regional Studies Association. Concluiu 14 iniciações cientificas, 25 trabalhos de conclusão de curso, 19 dissertações de mestrado. 19 artigos em periódicos, 1 livro publicado, 8 capítulos de livros publicados, 10 trabalhos em anais de congressos, 14 apresentações de trabalhos, 33 participações em eventos, congressos, exposições e feiras. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: “desenvolvimento liderado por recursos naturais”, “cidades e crescimento no Sul Global” e “mudanças climáticas e nova economia do clima”

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira, (Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, 2015/UFF, docente 40h UFRRJ). É professora do Departamento de Ciências Jurídicas da UFRRJ . Pesquisadora do Laboratório Direito e Urbanismo (LADU) do PROURB/FAU/UFRJ. Na UFRRJ lidera o grupo de pesquisa em Direito e Justiça Ambiental (DIJA) e coordena o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Marli Coragem, programa de extensão popular. Associada ao Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Concluiu 7 Iniciações Cientificas, 27 Trabalhos de Conclusão de Curso, 6 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 2 artigos em jornais e revistas, 9 artigos em periódicos, 16 capítulos de livro, 2 livros, 21 trabalhos publicados em anais 60 apresentações em eventos. Atua desde 2017 no PPGDT nas temáticas de direito à terra, à cidade e à moradia, regularização fundiária, relações urbano-rural, gestão metropolitana, justiça e racismo ambiental. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: O Rural e o Urbano no Plano e na Realidade: Olhares Sobre Territórios de Nova Iguaçu.

Vinicius Ferreira, (Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, 2016/UERJ, docente 40h UFRRJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro da Associação de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas (ANECEPC) e da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Concluiu 14 Iniciações Científicas, 11 Trabalhos de Conclusão de Curso, 4 Dissertações de Mestrado. Tem publicados 4 artigos em jornais e revistas, 50 artigos em periódicos, 7 capítulos de livro, 2 livros, 12 trabalhos publicados em anais, 12 apresentações em eventos. Atua desde 2017 no PPGDT nas temáticas de Estado e Teoria Política; Políticas Públicas e Ação Governamental; Teorias da Justiça, Gênero e Desigualdades Sociais. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: A Condição Feminina: a violência de Gênero na perspectiva territorial do Estado do Rio de Janeiro.

Skip to content