Infraestrutura
Sala 107 Bloco Informática, das 8 as 12, das 13 as 17 e das 18 as 21
Horário das bibliotecas
Campus Seropédica
Das 8 as 22hs
Sitio https://biblioteca.ufrrj.br
Campus Nova Iguaçu
Das 9 as 21
Blog da Biblioteca: http://bimufrrjbr.blogspot.com/
Salas de estudos dos estudantes
Localizam-se nas bibliotecas
Horário dos restaurantes universitários
Campus Seropédica
Desjejum
06h30min – 08h00min (segunda à sexta)
07h00min – 08h00min (sábado e domingo)
Almoço
11h00min – 13h00min (segunda à sexta)
11h00min – 12h00min (sábado e domingo)
Jantar
17h00min – 19h00min (segunda à sexta)
IM Campus Nova Iguaçu
Segunda a Sexta
Café da Manhã
7h30min às 8h30min
Almoço
12h às 13h15min
Jantar
17h às 18h15min
Laboratórios de pesquisa
Todos os docentes participam de pelo menos um grupo de pesquisa/laboratório e usam/buscam recursos em editais abertos nas agências de fomento para equipá-los, tendo obtido vários êxitos na quadrienal 2017-2022, principalmente junto à FAPERJ. Nesse sentido, foram adquiridos recentemente equipamentos de informática (hardware e software), um drone, uma Smart TV de 55’, entre outros equipamentos para ampliar a infraestrutura do PPGDT, fruto do Edital E11/2018 – Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no RJ. O projeto E-26/210.179/2022, edital FAPERJ 41/2021 “Apoio à melhoria das Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro” possibilitará reequipar o CEDIM/IM (Centro de Documentação e Imagem). Nesse repositório está sendo concentrada toda a documentação produzida pelas prefeituras municipais da Baixada relativa aos loteamentos e dos Atos dos Prefeitos, por meio das parcerias estabelecidas.
O PPGDT conta com o laboratório do GEDUR – Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial (LabGEDUR), baseado no Instituto de Tecnologia, recentemente ampliado e reformado em sala exclusiva do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), e conta com 3 computadores, 3 laptops, internet cabeada, além de ar condicionado e outros itens de conforto do ambiente de trabalho, financiado com recursos do projeto JCNE-FAPERJ Proc. E-26/202.706/2018, sob a responsabilidade da líder do grupo Denise de Alcantara. Cabe mencionar que os computadores estão equipados com aplicativo ArcGis, de Sistema de Informações Geográficas (SIG), para geoprocessamento, produção cartográfica e análises espaciais. Em 2020, foi criado no DAU o Logifab-Laboratório de Lógica Computacional e Fabricação Digital, que dispõe de impressoras de corte a laser e 3D, itens auxiliares ao LabGEDUR, cuja aquisição foi financiada por Edital de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa sediadas no RJ, da FAPERJ (Proc. E-26-210.191/2018), tornado possível com a colaboração da docente bolsista JCNE. O suporte infraestrutural é oferecido também pelas instalações da EMBRAPA-Agrobiologia, sediada em Seropédica, segundo o convênio UFRRJ/EMBRAPA. Em Nova Iguaçu, o Laboratório de Informática possui 30 computadores, além de estarem disponíveis os computadores dos laboratórios didáticos (que pertencem aos cursos de graduação: Letras, Pedagogia e Ciências da Computação).
Os professores utilizam suas próprias salas (todas com mesa, cadeiras, ar-condicionado e computadores) nos diversos institutos, e/ou a sala de reuniões do PPGDT, para realizarem encontros com seus grupos de pesquisa. Na Sala de Reuniões há mesa de reuniões para oito lugares, utilizada para as reuniões de colegiado e para encontros de orientação, reuniões de grupos de pesquisa, entre outros eventos. A sala dispõe de duas estações de trabalho, com
computadores de mesa com boa capacidade de armazenamento e processamento. Em um dos terminais estão armazenadas as dissertações em versão PDF para consulta. Há ainda armário para guardar equipamentos e utensílios e quadro branco para projeções e anotações. Todas as salas têm ar-condicionado, item de necessidade básica em Seropédica, que registra no verão e em outras estações do ano, as maiores temperaturas nacionais. Recentemente foi
instalada Smart TV 55’ com acesso à internet para projetar apresentações e utilizar recursos online. Do ponto de vista pedagógico, a Smart TV permite inovar com a utilização de recursos informáticos que podem dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, permitindo a incorporação de instrumentos lúdicos ao processo de formação dos estudantes, com acesso à internet. Ao mesmo tempo, permite a realização de videoconferência com alta qualidade de resolução.
Trata-se de uma estrutura que se alinha com a meta de incorporar avanços em termos de tecnologia à infraestrutura do programa. Ademais, foi feita a atualização da rede de cabeamento de modo a permitir a utilização desses novos equipamentos.