Estrutura do Doutorado
Duração do curso: mínimo 30 meses; máximo 60 meses (ideal 48 meses)
Carga horária: 600 horas-aula.
Disciplinas – ofertadas bimestralmente, totalizando doze no mínimo, com carga-horária individual de 30 horas/aula.
A grade curricular do doutorado conta com cinco (5) disciplinas obrigatórias de cunho formativo, três (3) de cunho instrumental, quatro (4) disciplinas eletivas e sete (7) atividades acadêmicas (AC) conforme a estrutura estabelecida originalmente em seu APCN, sendo ao menos uma disciplina obrigatória e duas (2) eletivas ofertadas bimestralmente. Além destas, quatro (4) disciplinas de orientação de tese, conduzidas pelos respectivos orientadores. Os discentes podem cursar disciplinas eletivas em outros Programas, sendo necessário o aval do orientador.
Como no mestrado, as disciplinas OBRIGATÓRIAS são espaços de interlocução entre as linhas e têm como propósito garantir a formação conceitual dos discentes, ou seja, têm caráter FORMATIVO, além de apresentar as principais discussões acerca dos temas que envolvem a tríade Desenvolvimento-Território-Estado. Cabem às disciplinas ELETIVAS as discussões acerca da aplicabilidade e concreticidade destes conceitos, sendo consideradas de caráter INFORMATIVO.
OBRIGATÓRIAS INSTRUMENTAIS
PPGDT0015 – Seminário de Tese em Desenvolvimento Territorial e Políticas I
PPGDT0016 – Seminário de Tese em Desenvolvimento Territorial e Políticas II
PPGDT0017 – Metodologia e Técnicas De Pesquisa
OBRIGATÓRIAS FORMATIVAS
IM-1669 – Desenvolvimento Territorial Sustentável
IM-1671 Economia Regional e Urbana
PPGDT0007 – Planejamento e Gestão Urbana
PPGDT0023 – Desenvolvimento Rural e Ruralidades (Sul – Sul) – Políticas Públicas, Trajetórias e Atualidades
PPGDT0024 – Instituições e Políticas Públicas
ATIVIDADES ACADÊMICAS
PPGDT0018 – Estágio de Docência
PPGDT0025 – Orientação de Tese I
PPGDT0027 – Orientação de Tese II
PPGDT0028 – Orientação de Tese III
PPGDT0029 – Orientação de Tese IV
As disciplinas optativas são as mesmas no curso de mestrado e doutorado e vêm sendo oferecidas aos discentes de ambos os cursos, o que enriquece muito as aulas, estabelecendo uma troca bastante significativa de conhecimentos e experiências.
Convém situar que as disciplinas ofertadas se coadunam em quatro perspectivas: 1) pertinência com a área de planejamento urbano; 2) aderência ao aprendizado em desenvolvimento territorial e políticas públicas; 3) coerência e coesão com os projetos de curso e do PPGDT; 4) formação dos docentes permanentes. Assim, nos pautamos pela organização clara e objetiva para a formação estratégica do aluno. Ao mesmo tempo, ressaltamos que todo ano ao menos uma disciplina obrigatória vem sendo lecionada de forma compartilhada, o que aponta para clara proposta de interdisciplinaridade, dado a diversidade das áreas dos docentes vinculados ao programa.