PPGDT

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Estrutura do Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial (PPGDT) é um programa multicampi nas cidades de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios, e multicêntrico no Brasil, Argentina e México. Recebeu nota 4 na avaliação quadrienal de 2017/2020. Após dedicação dos docentes toda rede de colaboração envolvida , o PPGDT irá oferecer sua primeira turma de doutorado em agosto de 2024.

O programa de pós graduação tem como missão produzir e disseminar conhecimento na área do planejamento urbano e regional e contribuir para a qualificar profissionais que irão atuar no planejamento do território, urbano, periurbano ou rural, relacionando às respectivas políticas públicas que incidem nos mesmos, bem como, estimular a consciência crítica que contribua para o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a reflexão das questões multidimensionais inerentes ao planejamento territorial.

O objetivo deste Doutorado é criar possibilidades de aprofundamento do conhecimento técnico e científico que fomentem processos de desenvolvimento territorial sustentável, com formação e qualificação de recursos humanos atuantes no planejamento e gestão territorial. Ou seja, a meta é estimular, contínua e permanentemente, por meio do desenvolvimento de pesquisas e projetos em nível de doutoramento, os processos de coesão social e territorial, a partir da governabilidade, da sustentabilidade, da inclusão socioeconômica e do bem-estar social. Para tal, supõe-se uma aproximação dos poderes locais constituídos pelos agentes vinculados às instituições públicas, mercado e sociedade civil, que possuem a capacidade de decidir sobre a escolha de seus projetos, de agregar valor às suas atividades produtivas, de reter e direcionar parcelas do excedente econômico na melhoria da qualidade de vida da população.

Com vistas a capacitar e formar pesquisadores interessados e envolvidos na lógica das políticas públicas de desenvolvimento territorial em suas múltiplas dimensões analíticas – econômica, social, políticoinstitucional, ambiental, tecnológica e científica – e pelas práticas resultantes destes processos nas várias escalas e territórios diversos. São favorecidos nesse sentido, propostas atinentes às escalas nacional, regional, metropolitana, focalizando o perfil multicampi do Programa, e, ainda, a escala internacional, com vistas a tornar a forma e a experiência de cotutela institucional em prática recorrente entre o PPGDT e programas de pós-graduação da Argentina e do México. Estimula-se nesse sentido, o esforço nas relações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e PolíƟcas Públicas 2 interinstitucionais Sul-Sul, cujas questões e problemas territoriais se assemelham, não se excluindo outras vinculações possíveis.

Área de Conhecimento: Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD)

Linha de pesquisa 1 – Desenvolvimento e Políticas Públicas: visa fomentar projetos que envolvam o debate teórico e analítico das complexas e multidimensionais questões do desenvolvimento em sua dinâmica espacial-territorial, buscando capacitar seus pesquisadores no ciclo de políticas públicas que não negligenciem tal dimensão.

Docentes vinculados: Aldenilson Costa; Carla Hirt; Diná Ramos; Lamounier Villela, Raquel Souza; Robson Silva.

Linha de pesquisa 2 – Sustentabilidade e Territorialidades: visa compreender os processos de transformação espacial e suas implicações sobre o desenvolvimento territorial a partir de arcabouço teórico e analítico para os estudos socioambientais referenciados na sustentabilidade em suas diversas dimensões.

Docentes vinculados: Adriana Schueler; Ana Paula Turetta; Cristhiane Amâncio; Susana Webering; Tatiana Cotta.

Linha de Pesquisa 3 – Planejamento e Gestão Territorial: Considera os impactos da globalização na perspectiva das questões urbanas, rurais e regionais do contexto geográfico mais próximo – dos territórios circunvizinhos e da área metropolitana em que se insere – priorizando a redução das assimetrias regionais e intrarregionais e o atravessamento de processos de participação, cooperação e inclusão social envolvidos no planejamento e gestão de políticas públicas para o desenvolvimento territorial.

Docentes vinculados: Denise de Alcantara; Lucia Silva; Marcio Borges; Vinicius Ferreira