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PPGDT

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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Solicitação de emissão de Diploma

Orientações Pós-Defesa – PPGDT/UFRRJ

1. Envio da Ata de Defesa

Após a defesa, o(a) orientador(a) deve encaminhar a ata de defesa à Secretaria do PPGDT, independentemente de a banca ter ocorrido presencialmente, para:

  • Inclusão no sistema SIPAC, e
  • Lançamento da aprovação no SIGAA.

2. Assinaturas da Ata e Folha de Aprovação

  • A Secretaria incluirá no SIPAC:
    • A ata de defesa, e
    • A folha de aprovação (gerada pela Secretaria),
  • Ambos os documentos serão assinados eletronicamente pela banca.
  • A folha de aprovação, após assinada eletronicamente pela banca, será enviada ao concluinte por e-mail, para inserção na versão final da dissertação. A folha também pode ser consultada pelo concluinte pelo link: https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf >consultas > documentos (incluir o número do documento recebido via e-mail automático do SIPAC, no momento do cadastramento pela secretaria). O documento deve estar assinado por toda a banca para ter validade na dissertação.

3. Entrega da Versão Final

Após a aprovação da versão final da dissertação pelo(a) orientador(a) e banca:

  • O(a) concluinte deve enviar o arquivo em PDF por e-mail ao PPGDT para verificação da parte pré-textual e, após a aprovação da secretaria;
  • O(a) concluinte deve inserir o arquivo em PDF no SIGAA (menu: Ensino > Produções Acadêmicas > Dissertação/Tese) e
  • Seguir os demais passos indicados no sistema (Passo a passo SIGAA)

4. Documentos Complementares

O(a) concluinte também deverá encaminhar ao e-mail do PPGDT (ppgdt@ufrrj.br):

4.1 Termo de autorização de publicação eletrônica da dissertação:

  • Emitido no SIGAA no Passo 7:
    • Menu: Ensino > Produções Acadêmicas > Termo de Autorização
    • Enviar em PDF.

4.2 Declaração de submissão de artigo científico:

📌 Importante: Este item atende ao disposto no Art. 54, VIII do Regulamento do PPGDT.

VIII – apresentar comprovação de submissão ou aceite de pelo menos um artigo científico de estrato nível A, após o ingresso e matrícula no programa, mediante protocolo de recebimento, para publicação em periódicos recomendados pela área PLURD, sendo o conteúdo do artigo oriundo de sua dissertação, observado o seguinte:
a) o artigo aceito ou submetido deverá ser em coautoria com orientador; sendo facultativo a presença de demais autores, desde que o candidato a mestre seja o primeiro autor;
b) poderá ser aceito, em substituição à submissão, o trabalho derivado da dissertação publicado em anais de eventos cânones da área PLURD, em nível nacional ou internacional. Neste caso, somente serão aceitos trabalhos completos. Resumos de qualquer natureza não serão aceitos;
c) o aproveitamento do artigo ou capítulo será submetido à consulta e anuência expressa
do Orientador do discente.

4.3. Nada Consta da Biblioteca:

  • Solicitar pelo e-mail bibliot@ufrrj.br com:
    • Nome completo
    • Matrícula
    • Curso
    • E-mail para contato

5. Observações Importantes

📌 Isenção de exemplar impresso
Conforme a Portaria nº 2/2023-PROPPG, não é mais obrigatória a entrega de exemplar impresso para defesa realizadas a partir de 01/03/2023.
Para defesas anteriores a essa data, a entrega do exemplar impresso torna-se opcional.

📌 Atualização do Currículo Lattes
Atualize seu Currículo Lattes antes de realizar a submissão no SIGAA.

📌 Liberação de Documentos Oficiais
Nenhum documento (como diploma ou histórico final) será expedido pelo PPGDT ou pela PROPPG até que:

  • A versão final da dissertação seja recebida, e
  • Todos os documentos obrigatórios tenham sido entregues.

6. Expedição do Diploma

Após a finalização da submissão no SIGAA, a Secretaria Acadêmica da PROPPG terá um prazo de 60 dias corridos para emissão do diploma.

Para solicitação de certificado de conclusão (logo após o atendimento a todos os itens descritos acima) e para verificação da emissão do diploma, entre em contato por um dos e-mails abaixo:

📍 Retirada do diploma:

  • Local: Sala 115 – Pavilhão Central (P1) – Campus Seropédica
  • Levar documento oficial com foto
  • Se for retirado por terceiros: apresentar procuração com firma reconhecida + documento com foto do procurador. A procuração fica retida.

⚠️ Servidores da UFRRJ não podem ser procuradores (Lei 8.112/90, art. 117, XI).

📎 Modelos de procuração: Disponíveis no site do PPGDT (Menu “Documentos e Informações Importantes”) ou por solicitação à PROPPG.

Não plastificar o diploma. Não há envio por correios.


Orientações para elaboração da Versão Final da Dissertação

Confira e utilize os materiais obrigatórios:

📌 Agradecimento obrigatório (em todos os trabalhos, mesmo sem bolsa CAPES):

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.


📬 Dúvidas?
Entre em contato com a Secretaria do PPGDT: ppgdt@ufrrj.br

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