gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • Français
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PPGDT

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Histórico

Aprovado pela CAPES em 2011 e iniciando sua primeira turma em março de 2012, ao longo de dez anos o PPGDT-UFRRJ contabiliza a conclusão da oitava turma no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.

A origem do PPGDT-UFRRJ remonta ao interesse de diversos pesquisadores em aprofundar suas investigações sobre a natureza territorial dos fenômenos capitalistas e do papel do Estado como articulador e formulador de políticas públicas. De natureza multi e interdisciplinar por excelência, a área de Planejamento Urbano e Regional, à qual o PPGDT-UFRRJ é subjacente, agrega docentes de áreas as mais diversas no âmbito da instituição, desde as Ciências Econômicas e Arquitetura e Urbanismo, passando pelas Ciências Sociais e Agronomia, abrangendo ainda História, Geografia, Ciências Jurídicas, Administração e Administração Pública. Alocado administrativamente no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, no campus de Seropédica, será o primeiro curso de doutorado acadêmico do Instituto.

Neste contexto, apresentamos como visão a institucionalização do PPGDT como centro de referência acadêmica e agente político-institucional capaz de congregar e articular ações em prol do desenvolvimento que observe as particularidades territoriais e agindo como indutor de perspectivas de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas na construção de realidades sociais plurais pautados pela justiça política e social.

O PPGDT inicia sua segunda década de existência com todos os seus professores desenvolvendo projetos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, seja na condição de pesquisador ou de líder, integrando pelos menos dois grupos de pesquisas, buscando constituir uma rede interinstitucional de reflexão. Os Grupos de Pesquisa refletem também a disposição dos docentes na busca por recursos financeiros por meio de editais das agências de fomento FAPERJ, CNPq, CAPES, Fundação Celso Furtado e Regional Studies Association. De modo geral, podemos destacar a articulação dos projetos com as linhas de pesquisa, com objetos relacionados às temáticas de: (a) desenvolvimento territorial sustentável; (b) políticas públicas e desenvolvimento local; (c) sustentabilidade ambiental urbana e rural; (d) territórios urbanos e ruralidades; (e) transformação da paisagem urbana e periurbana; (f) planejamento urbano em região de periferia.

Em franco processo de expansão, o PPGDT vem se consolidando como espaço de interlocução e desenvolvimento de pesquisas voltadas para as recentes transformações da região onde se insere. Tem produzido conhecimento sobre os complexos processos sociais que atuam nas dinâmicas regionais, imprimindo diferentes formas de pensar a participação e a formulação de políticas públicas, com objetivo de enfrentar e superar os muitos problemas socioambientais e econômicos das regiões que investiga. Nesse sentido, tem agregado e diplomado estudantes inseridos em movimentos sociais, em fóruns gestores de políticas públicas, em órgãos e instituições públicas da esfera governamental e não-governamental, e em instituições privadas.

Nos últimos dez anos ocorreram mudanças do ponto de vista acadêmico-organizacional, todas em função das avaliações da Área PURD. Em consonância com o resultado da Avaliação Quadrienal (2012-2016), o Colegiado do Programa entendeu a necessidade de realizar ajustes em relação ao título e delimitação da ementa da Linha 2, no sentido de fortalecer seu alinhamento à Área de Concentração e a estrutura curricular do Programa. Assim, estabeleceu-se a nova designação da Linha 2, cujo título foi alterado para Sustentabilidade e Territorialidades, cuja centralidade é estudar os processos de transformação espacial e suas implicações sobre o desenvolvimento territorial a partir de arcabouço teórico e analítico para os estudos socioambientais referenciados na sustentabilidade em suas diversas dimensões. A Linha 1, Desenvolvimento e Políticas Públicas, permaneceu analisando questões do desenvolvimento em sua dinâmica espacial-territorial, a partir do impacto das políticas públicas.

De acordo com o relatório encaminhado à avaliação 2017-2020 sobre egressos, passou-se a ação importante de acompanhamento dos mesmos desde a turma titulada em 2014, efetivando a sistematização em 2016. O acompanhamento de egressos permite vislumbrar a real formação de recursos humanos do PPGDT e a evolução dos discentes pós-titulação. Verifica-se que 40% dos mestres dão continuidade à sua formação, estando matriculados em programas de doutoramento; outros 30% se estabelecem como servidores federais, estaduais ou municipais, atuando ou lecionando em instituições de ensino e pesquisa.

Administrativamente, desde agosto de 2017, o PPGDT está integrado ao novo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFRRJ), o que representou um salto qualitativo nas questões administrativas e burocráticas do Programa. Toda a informação e dados pertinentes ao Programa foram organizados e sistematizados digitalmente, facilitando e agilizando o acesso e a documentos, declarações, históricos, processos etc.

A publicização da Avaliação Quadrienal de 2017-2020, e a conquista da nota 4, tornou possível implementar o almejado Doutorado, cujo objetivo é o aprofundamento das dinâmicas já estabelecidas, aproveitando que a proposição de um novo curso exige avaliar o próprio mestrado, além de dar continuidade às mudanças necessárias ao aperfeiçoamento do Programa. Entendendo que a internacionalização é uma demanda de relevância, o projeto de Doutorado cria a terceira Linha de Pesquisa – Planejamento e Gestão Territorial- voltada à reflexão e à construção de ações de forma institucionalizada, a partir de problemas (questões sociais), sua implantação e os impactos gerados no território, incluindo aí as tensões políticas inerentes a esses processos. Há sinergia entre a área de concentração e as três Linhas, principalmente no que tange aos projetos dos professores-pesquisadores, diretamente alinhados aos objetivos de cada uma. A reorganização das atividades de pesquisa às três Linhas permite maior aderência e aprofundamento das atividades dos professores.

O PPGDT, ao longo de seus dez anos de existência e a partir da atuação de seus docentes consolidou o perfil multicampi agregando diversos institutos e cursos de graduação. A articulação com a graduação materializa-se com as Iniciações Científicas (IC), visto que todos os professores orientam IC, aproximando as atividades didático-científicas da Pós-graduação aos estudantes da Graduação, principalmente nas disciplinas ministradas pelos professores. Vale mencionar que os docentes submetem Projetos de Pesquisa e Planos de Trabalho aos Editais de Iniciação Científica, tanto da própria UFRRJ, quanto das agências de fomento, especialmente a FAPERJ, obtendo excelentes resultados nos últimos anos, que contribui na preparação de futuros mestrandos. Esta aproximação reflete-se nas notas que os cursos obtiveram nos últimos ENADES: Administração (nota 4 – 2018) Administração Pública (nota 3 – 2018), Arquitetura e Urbanismo (nota 4 – 2019), Direito (nota 5 – 2018), Economia (nota 3 – 2018) e História (nota 4 – 2021).

A articulação com a graduação permite também o estabelecimento de atividades com a educação básica por meio do tema urbanização, seja privilegiando o saneamento/meio ambiente ou a própria ocupação urbana precária das regiões periféricas. As ações permitiram associação com redes locais voltadas à memória, educação e cultura na periferia, tais como SEPE (Sindicato dos Professores), Conselhos municipais, Secretarias Municipais de Educação, associações e movimentos sociais etc. As ações em nível local também podem ser pensadas internamente, visto que há docente envolvida com projeto de construção de instalações para gestão dos resíduos sólidos na UFRRJ nos campi. A capilaridade de ações com as graduações ou com outras pós-graduações foi construída aglutinando a especificidade da expertise do Programa e/ou sua complementaridade. Um exemplo disto é a realização anual desde 2014 do Fórum do PPGDT, que em duas edições (2020 e 2022) compartilhou o evento com o Seminário Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, co-organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ. Contamos, inclusive, com a presença de ex-coordenadores da Área PURD para participação no evento.

Skip to content