PPGDT

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Professor Vinicius Ferreira Baptista docente do PPGDT e sua orientanda Evelyn Pereira publicam estudo sobre feminicídio na Baixada Fluminense

Postado em 11/04/2024

O professor Vinicius Ferreira Baptista, docente do programa em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da UFRRJ, PPGDT, junto com sua orientanda Evelyn Pereira Rodrigues, publicou um artigo na Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos, Qualis A1, abordando no estudo as altas taxas de feminicídio na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo teve como objetivo analisar o fenômeno do feminicídio nessa região, considerando diversas variáveis como condições econômicas e dinâmicas criminais. O artigo buscou estabelecer uma relação entre o crime e o território, apresentando suas características e impactos através de uma análise de dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, bem como outras fontes relevantes sobre o assunto. O estudo alarma para um problema um grande desafio para as vítimas, especialmente de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, ressaltando também as questões raciais e conjugais. Além disso, são abordadas as políticas públicas como ferramentas fundamentais no enfrentamento da violência contra as mulheres. Por fim, o estudo contribui significativamente para uma melhor compreensão das dinâmicas relacionadas ao feminicídio e para o desenvolvimento de políticas mais efetivas no combate à violência de gênero na Baixada Fluminense.

link do estudo