História

A UFRRJ, atualmente, é a principal possibilidade de oferta de ensino superior público para regiões como a Baixada Fluminense, Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, Costa Verde, Sul Fluminense e parte significativa da Região Serrana. Hoje, os indicadores populacionais de Seropédica apontam para 86.743 habitantes. Unindo os índices de N. Iguaçu (81.875 hab.) e de Três Rios (81.453 hab.), o trabalho da UFRRJ pode alcançar mais de 250.000 pessoas diretamente e mais de 10 (dez) milhões de pessoas, se nos referimos às regiões elencadas anteriormente e a estudantes provenientes de outros Estados e países.

É significativo recordar que, há pelo menos (08) oito décadas, essa grande área poderia ser considerada um “Sertão Carioca”, pois era zona eminentemente rural. No passado, essas regiões estiveram voltadas para o desenvolvimento das economias açucareira, cafeeira e, mais recentemente, no século XX, do chamado “ciclo da laranja”. Entretanto, a realidade atual apresenta um quadro completamente diverso, pois a configuração econômico-social desses espaços tem sofrido intensas transformações.

Pautando-nos em dados do IBGE (2010), afirmamos que a Baixada Fluminense conforma 13% da população de nosso Estado e, excetuando o Município do Rio de Janeiro (5.265,82 hab/km²), possui o maior índice de densidade demográfica. Há que se destacar também, neste contexto, o município de São João de Meriti, cuja densidade demográfica é a maior do país: 13.024.56 hab/km2.

Para atender a essa demanda, em 2005, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi incluída no Programa de Expansão do Ensino Superior, do Governo Federal e instalou, a partir de 2006, um campus em Nova Iguaçu, com a criação do Instituto Multidisciplinar, que passou a se constituir no décimo Instituto na estrutura administrativa acadêmica da Universidade. Foram incorporadas as duas turmas de Administração, oriundas do Consórcio Universidade Pública da Baixada, que passaram a integrar um dos seis cursos de graduação então criados: Matemática, História, Pedagogia, Ciências Econômicas e Turismo e Hotelaria, redenominado curso de “Turismo”, iniciando seu funcionamento em 2006.

(Trechos extraídos do Projeto Pedagógico do Curso)

Postado em 12/11/2020 - 13:21 - Atualizado em 12/06/2021 - 10:05