Opções de TCC

O TCC pode ser dos seguintes gêneros textuais acadêmicos: Artigo Científico, Memorial, Monografia, Portfólio, Proposta de Material Didático ou Proposta de Sequência Didática. O gênero textual acadêmico será escolhido, em comum acordo, pelo docente-orientador e pelo discente-licenciando. No entanto, em qualquer uma das possibilidades, o texto final deverá seguir as características formais acadêmicas pertinentes ao gênero textual escolhido.

 

 

Modalidades de TCC:

 

1. Monografia

 

A monografia é a modalidade de TCC mais requerida e produzida nas universidades. A partir de um aporte teórico-científico, destina-se a investigar um tema específico, detalhadamente, estendendo-o em vários capítulos. “O assunto desse tipo de TCC deve ser escolhido com base em critérios como afinidade e interesse do aluno ao tema, relevância para a sociedade e para fins científicos, resolução de uma questão ou problema, entre outros. O professor orientador tem um papel muito importante na fase de definição do tema, provendo ponderações e recomendações importantes para ajudar o aluno, que no final é quem deve definir o assunto. Esse documento deve conter com detalhes os resultados completos sobre uma pesquisa mais profunda do que o normalmente realizado durante a faculdade. Deve reunir informações, análise, dados, gráficos, interpretações científicas que realmente agreguem valor a um determinado assunto ou problemática”.[1]

2. Artigo Científico

 

O artigo científico é uma versão enxugada da monografia, visto ter como característica primordial a concisão. Por meio de um artigo científico, objetiva-se divulgar o resultado de investigações ou de pesquisas realizadas ao longo do curso. Deve ser um texto sucinto e breve, mas que informe, com clareza e objetividade, os questionamentos que motivaram a pesquisa, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, e, sobretudo, os resultados alcançados.

 

3. Proposta de Material Didático

 

Nessa modalidade de TCC, o(a) aluno(a) deve apresentar uma proposta de material didático que reúna meios e recursos que facilitem e auxiliem o ensino-aprendizagem do tema por ele pesquisado. Para ser considerado didático, um material deve ser de fácil compreensão, coerente e conter informações de ordem prática, de sorte a oferecer recursos suficientes que permitam aos aprendizes verificar, exercitar e aplicar, quando necessário, os conhecimentos adquiridos.

 

4. Proposta de Sequência Didática

 

Denomina-se sequência didática um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um assunto a ser ensinado. Essas atividades devem ser aplicadas passo a passo e em etapas interligadas para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. As sequências didáticas devem ser bem planejadas para que possam atender as necessidades demandadas pelo alunado de adquirir conhecimento sobre um determinado assunto. As sequências didáticas podem ser adaptadas a um determinado modelo já existente ou ser inovadoras.

 

5. Memorial

 

Esse tipo de trabalho acadêmico apresenta multiplicidade de formas, a depender da área de conhecimento e de seus propósitos. É um texto narrativo em primeira pessoa do singular, no qual o(a) autor(a) descreve, em ordem temática e cronológica, sua trajetória intelectual, com o intuito de tornar públicas as experiências significativas para a sua formação. Um memorial pode conter, por exemplo, informações sobre: a formação acadêmica, as produções resultantes de estudos de determinada linha teórica, os trabalhos de pesquisa publicados ou aceitos para publicação, as apresentações e participações em congressos, as bolsas obtidas e em vigor, etc. Enfim, o memorial é uma ferramenta acadêmica que licencia o(a) autor(a) (auto)avaliar-se, como também fazer reflexões críticas a respeito das atividades desenvolvidas ao longo do percurso narrado.

 

6. Portfólio Acadêmico

 

Trata-se de uma coletânea de atividades estudantis e/ou profissionais desenvolvidas pelo(a) autor(a) do TCC, ao longo de um determinado tempo. O Portfólio deve ser elaborado de forma organizada e em ordem cronológica. Uma ferramenta que prima pela apresentação de habilidades e competências adquiridas, resultantes das tarefas realizadas, remontando a trajetória percorrida para atingir um dado objetivo. Para a sua elaboração, os alunos podem acompanhar aulas de uma disciplina, de uma monitoria, descrever atividades de pesquisa ou de docência, como a participação nos programas de Residência Pedagógica/Pibid, entre outros. Contudo, é preciso descrever as atividades, pontualmente, com datas, e refletir criticamente sobre a importância dessas atividades para si e para o curso. Sugere-se que se agrupem as atividades por perfil e que haja um comentário crítico no final de cada seção. Geralmente, registram-se as atividades desenvolvidas ao longo de um semestre.

 

 

[1] Baseado em: http://www.portaldotcc.com.br/. Acessado em: 06/09/2020.

 

Consulte também:

Orientações gerais para Projeto de TCC

Orientações gerais para TCC

Postado em 23/06/2021 - 12:02 - Atualizado em 08/02/2022 - 19:28

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