ENADE 2022

O que é? O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A prova do ENADE avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de Ciências Econômicas, às habilidades e competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. Em geral, a prova tem constado de 30 questões de formação específica, sendo 3 discursivas e as outras 27, múltipla escolha. Além de 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8, múltipla escolha.

É item curricular obrigatório dos cursos de graduação, incluindo áreas relativas ao grau de tecnólogo, conforme art. 5o, § 5o, da Lei no 10.861, de 2004. Quer dizer que, no ano previsto para ENADE (Ciências Sociais Aplicadas, área na qual se enquadra o nosso curso, é sempre a cada 3 anos), os concluintes habilitados que não realizarem a prova não poderão colar grau.

Para o ENADE 2022, consulte o edital MEC/INEP n. 51 de 24 de junho de 2022 aqui.

O edital foi apresentado a concluintes habilitados, em 8 de julho de 2022, em reunião presencial. Enviado por e-mail igualmente.

Por outro lado, a prova do ENADE é parte do conceito preliminar do curso (CPC) harmonizado que, de acordo com a Nota Técnica do INEP, constituiu-se de 8 componentes em 03 dimensões: (i) desempenho dos estudantes; (ii) corpo docente e (iii) condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Assim, as informações usadas para determinar essa medida, o CPC, são: na dimensão i: nota dos concluintes habilitados no ENADE (NCc); nota da diferença entre desempenho observado e o esperado (NIDDc); dimensão ii: proporção de mestres (NMc), de doutores (NRc) e regime de trabalho (NRc) e na dimensão 3: o questionário do estudante. O questionário do estudante, além de um questionário inicial socioeconômico, captura a percepção dos estudantes para 3 dimensões: didático-pedagógica (NOc), infraestrutura e instalações físicas (NFc) e formação acadêmica e profissional (NAc).

Quem é inscrito no ENADE? Concluintes habilitados, que são aqueles alunos que têm colação de grau prevista para até 31 de julho de 2023 ou que terão concluído 80%[1] ou mais da carga horária mínima total do curso – considerando-se as disciplinas (obrigatórias e optativas[2]) – até o último dia de retificação das inscrições do ENADE 2022, que é 31 de agosto de 2022.

Quem é inscrito, mas é dispensado de fazer o ENADE? Os alunos ingressantes, isto é, quem iniciou o curso em 2022, que esteja matriculado e que até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2022, tenha de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida, sendo a regularidade dos mesmos atestada pelo próprio INEP. E os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2018, em instituição conveniada com UFRRJ. Vale ressaltar que os alunos em situação irregular dos anos anteriores, também estarão dispensados (Portaria INEP 501 de 25 de maio de 2018).

Por que os alunos ingressantes, com até 25% de integralização do curso, são inscritos, se são dispensados (não deverão fazer) da prova? Porque um dos itens do CPC é a nota da diferença entre desempenho observado e o esperado (NIDDc). Essa avaliação é realizada em comparação com a nota do ENEM.

Quem inscreve os concluintes habilitados? A coordenação, assim que o período de inscrição estiver aberto, no ssi-inep. Após essa inscrição pela coordenação, o aluno receberá um e-mail informando do seu acesso a essa plataforma.

Preciso, eu concluinte habilitado, preencher algum cadastro no sistema INEP-ENADE? Sim, de 06 de julho a 26 de novembro. ATENÇÃO!! A coordenação do curso pede que aguardem a coordenação realizar a inscrição dos concluintes habilitados, para que então vocês completem o cadastro. Assim que estiverem inscritos, a coordenação fará a devida notificação.

Quando será a prova? Em 27 de novembro de 2022, às 13h30min >> portões fecharão às 13h.

Aonde será a prova? a divulgação dos locais de prova acontecerá no sistema ENADE entre os dias 16 a 27 de novembro de 2022. E é necessário responder ao Questionário do Estudante para acessar/conhecer o local de realização da prova.

Além do ENADE, se eu for concluinte habilitado o que mais eu tenho que fazer? Preencher o Questionário do Estudante até o dia determinado no Edital (01 de setembro a 26 de novembro de 2022).

Quem é considerado irregular? O estudante que não realizar a prova do ENADE e/ou não preencher o questionário de percepção do estudante. Além disso, o estudante que, no dia da prova, não observar alguns aspectos, descritos no Edital n. 51 de 24 de junho de 2022 (no item 17) poderá ter situação considerada ‘irregular’.

Maiores informações, tais como: casos para dispensa da prova, solicitação de atendimento especial durante a prova, nome social, regularização e o cronograma completo: Consultar o Edital n.  de 24 de junho de 2022. 

Por fim, lembramos que a coordenação no âmbito do NDE e, também, do Fórum de Representação Discente do curso, vem buscando ações e medidas para incrementar a qualidade do curso, as quais não se restringem à realização do ENADE, apenas. Mas reforçamos que cada vez mais o CPC do curso será usado para tomada de decisões do MEC em relação ao ensino superior público e gratuito.

Reforçamos que os alunos habilitados (concluintes e ingressantes) serão ampla e largamente acompanhados/informados pela coordenação do curso quanto à divulgação de informações sobre o ENADE. Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Ações desenvolvidas coordenação/NDE ENADE 2018: reuniões – a primeira, mais completa, foi realizada em 15 de agosto, envio de comunicação por e-mail com divulgação da lista de inscritos (julho e agosto), do cronograma, do edital. Organização de caderno de questões gerais e de conteúdo específico, enviado por e-mail. Comunicação aos departamentos, como Matemática e Ciências Contábeis, sobre a realização do ENADE pelo curso. Criação de uma página no Facebook “Facebook no Enade” para compartilhamento de materiais e informes relevantes sobre o ENADE.

Material da primeira reunião realizada com os concluintes sobre o ENADE 2018 (aqui).

Material de reunião realizada com concluintes habilitados/as ENADE 2022 – aqui

Ações a serem desenvolvidas pela coordenação/NDE ENADE 2022:  a coordenação tem realizado reuniões com o corpo discente para explicar sobre o Exame, bem como vai enviar um simulado do questionário do estudante, disponível aqui. E pelo menos, repetindo todas as ações de 2018.

Nesse link você encontra as preparações para o ENADE 2022

Outros materiais de interesse: Reunião Questionário do Estudante; Preparação para ENADE 2022; Estudo caderno de questões formação geral; estudo questões conteúdo específico.

Relação de estudantes concluintes habilitados/as que farão a prova e que devem responder o questionário do estudante ENADE 2022 – aqui

[1] A PROGRAD-UFRRJ adota percentual mínimo de 75% e para a edição 2022, em função do nosso calendário atípico, a PROGRAD/UFRRJ está recomendando que inscrevamos aqueles com mais de 70% de percentual mínimo concluído.

[2] Informação da PROGRAD-UFRRJ.

(Essas informações estão disponibilizadas neste site em espaço específico para ENADE 2022)

(A coordenação mantém um grupo de wapp com estudantes concluintes habilitados/as).

Últimas Notícias

Oportunidades de estágio

Semana – 21 de maio de 2023 – QUADRO DE ESTÁGIOS

25/05/2023 - 17:26

Eventos em Economia além da UFRRJ

Eventos no Rio de Janeiro Espaço de divulgação de eventos em Economia que acontecem no Rio de Janeiro ou de leia mais

23/05/2023 - 16:44

ENADE 2022

O que é? O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A prova do leia mais

08/11/2022 - 14:46

Concurso de Resenhas – 3a edição

Divulgamos o concurso de resenhas em economia – 3a edição   Produto de extensão Área: comunicação Discentes como participantes e leia mais

04/11/2022 - 18:12

Editais Monitoria 2022-2

Lembrem-se que o prazo para inscrição em monitorias 2022-2 está aberto:     Macroeconomia I Macroeconomia III Microeconomia I Microeconomia leia mais

20/10/2022 - 17:02

PETROBRAS e a política de preços dos combustíveis no Brasil

Inscrições para fins de emissão do certificado, ocorrerão durante o evento.

11/07/2022 - 17:52

mais notícias