Informações sobre programas de iniciação científica
Os professores do departamento de Ciências Econômicas submetem projetos pleiteando bolsas de iniciação científica a duas instituições (pelo menos): UFRRJ e FAPERJ. O edital da UFRRJ (PIBIC e PIBIC-AF) é lançado uma vez ao ano, normalmente em maio/junho de cada ano – para que tenha uma noção, veja as informações da chamada PIBIC PIBIC-Af em 2023 aqui. Na FAPERJ, há pelo menos duas chamadas (editais) ao ano e você pode acompanhar diretamente no site da FAPERJ, clicando aqui (‘iniciação científica’).
Da divulgação do edital, em cada ano, docentes submeterão propostas e, sendo contemplados, vocês, discentes, poderão, pelo SIGAA, manifestar interesse no projeto com que o/a docente foi contemplado com bolsas. A coordenação busca sempre reforçar com os docentes a importância de que submetem projetos para solicitação de bolsas de iniciação científica.
Existem outras formas de fomento de bolsas de iniciação científica, que envolvem projetos individuais de docentes, neste caso, o pagamento da bolsa se dá por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR). Esses também são divulgados pela coordenação.
Quer dizer, a quaisquer dessas instituições, quem solicita quotas de bolsas de iniciação é o professor, o qual sendo contemplado, seleciona aluno(s) que será(ão) bolsistas por pelo menos um (1) ano. A seleção cabe ao professor, isto é, é ele quem define os critérios a partir das exigências dos programas de iniciação científica.
Sobre os programas de iniciação científica (bolsas) da UFRRJ, existem (i) programas oriundos de convênio entre UFRRJ e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber:
Esses três programas são voltados para alunos de graduação e objetivam incentivar a formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica. Nesses programas exige-se que o professor seja doutor e que tenha determinada pontuação em publicações (Planilha de Produção). Nesses três programas, a iniciação científica é remunerada por bolsa.
Na UFRRJ, há ainda o (ii) Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV). Ele tem o mesmo formato, mesmo objetivo e mesma exigência de PIBIC, PIBIT e PIBIC-Af, mas não é remunerado.
No site NAAP/PROPPG, é possível acessar maiores informações, como editais anteriores, informações sobre a RAIC etc. Formulários como termo de compromisso do bolsista, termo de responsabilidade do bolsista voluntário, editais podem ser acessados aqui.
Quanto à FAPERJ, os professores solicitam projeto via sistema FAPERJ. Para bolsa de iniciação científica FAPERJ, há exigências de CR do aluno um pouco maiores do que aquelas do programa institucional da UFRRJ; a duração é de pelo menos um (1) ano. Maiores informações, acesse.
Em todos esses programas, é necessário que o bolsista entregue relatório técnico para receber o certificado. Tanto os programas de iniciação da UFRRJ em que há remuneração quanto o programa de iniciação voluntária e o programa da FAPERJ, pode haver contabilização de horas de atividades complementares, conforme Deliberação CEPE n78 de 5/10/2007 (aqui).
A coordenação do curso sempre divulga a todos os alunos do curso os editais da UFRRJ.
O projeto de extensão “Boletim Conexão Sino-Latina” é premiado na SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) da UFRRJ na … leia mais
Lembrem-se de acessar o calendário acadêmico 2024 – aqui O calendário de matrículas 2024-1 está disponível e pode ser … leia mais
Semana 1- 21 de maio de 2023 – QUADRO DE ESTÁGIOS Semana 2 – QUADRO DE ESTÁGIOS Semana … leia mais
Eventos no Rio de Janeiro Espaço de divulgação de eventos em Economia que acontecem no Rio de Janeiro ou de … leia mais
O que é? O ENADE é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A prova do … leia mais
Divulgamos o concurso de resenhas em economia – 3a edição Produto de extensão Área: comunicação Discentes como participantes e … leia mais