Perfil do Egresso
O curso de Matemática, em consonância com o objetivo traçado, se propõe a formar profissionais capazes de intervir socialmente, com formulações teóricas e práticas voltadas para os fundamentos e as condições sócio-históricas da comunidade, em suas características e tendências básicas, numa perspectiva crítico-contextual. Para tanto, espera-se que o egresso tenha desenvolvido competências e habilidades para:
1 – LICENCIATURA
* compreender o conjunto de conhecimentos concernentes à organização e realização da atividade educativa, realizada no âmbito das relações educador/educando, articulando aspectos teórico-metodológicos e técnicos;
* ter uma profunda formação pedagógica que possibilite a compreensão do processo educacional em seus diversos planos, tais como: a compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo; os fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que interferem no processo de ensino-aprendizagem; o papel da atividade educacional na disseminação, consolidação ou transformação de realidades e valores existentes;
* ser capaz de manter-se atualizado com relação às discussões e experiências pedagógicas e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e criticando seus objetivos educacionais;
* ter adquirido uma visão humanística da Ciência, considerando-a como parte do patrimônio intelectual e espiritual da humanidade e sujeita a um conjunto de valores éticos da sociedade;
* ter sólido conhecimento conceitual e estrutural da Matemática, tendo em vista que, através da atividade do Magistério, este profissional terá a responsabilidade, não só pela formação intelectual das futuras gerações, mas sobretudo pelo despertar do interesse pela ciência e pelo conhecimento;
* utilizar os diversos recursos de informática, seja na obtenção de soluções numéricas de problemas complexos, no tratamento de dados experimentais obtidos ou na elaboração e apresentação de material didático;
* planejar e desenvolver experiências didáticas que ilustrem e esclareçam os conceitos fundamentais dos conteúdos matemáticos;
* ser capaz de superar a realidade, muitas vezes completamente adversa, levando o conhecimento e a libertação pelo engrandecimento do espírito a uma parcela da sociedade econômica e culturalmente desfavorecida;
* ser capaz de manter atualizada a sua cultura Pedagógica e Matemática, de modo a estar preparado para estudos de pós-graduação e pesquisa de novos conhecimentos no campo da Educação Matemática.
2 – BACHARELADO EM MATEMÁTICA
* formular e resolver problemas de Matemática;
* apresentar resultados científicos em forma de relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
* utilizar os diversos recursos de informática, seja na obtenção de soluções numéricas de problemas complexos, no tratamento de dados experimentais obtidos ou na elaboração e apresentação de resultados;
* possuir capacidade de abstração para propor e utilizar modelos Matemáticos na descrição e explicação de fenômenos naturais ou culturais, reconhecendo os domínios de validade destes modelos;
* ser capaz de manter atualizada sua cultura em Matemática, de modo a estar preparado para estudos de pós-graduação e na pesquisa de soluções novas nos vários campos da Matemática Pura;
3 – BACHARELADO EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL
* utilizar os diversos recursos de informática, seja na obtenção de soluções numéricas de problemas complexos, no tratamento de dados experimentais obtidos ou na elaboração e apresentação de resultados;
* ter grande capacidade analítica e rigor na formulação de modelos matemáticos para outras áreas do conhecimento humano e no tratamento de seus métodos de resolução;
* desenvolver novas ferramentas computacionais que auxiliem na obtenção das soluções numéricas dos problemas pesquisados;
* ser capaz de manter atualizada sua cultura em Matemática, de modo a estar preparado para estudos de pós-graduação e na pesquisa de soluções novas nos vários campos da Matemática Aplicada;