A sede do PPHR localiza-se no Prédio dos Programas de Pós-Graduação (anexo 3 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, campus de Seropédica). Em função de sua natureza multicampi, os docentes e discentes do Programa podem utilizar as bibliotecas, salas de estudo, de reunião e auditórios disponíveis no campus Seropédica, no Instituto Multidisciplinar (Nova Iguaçu) e no CPDA (região central do Rio de Janeiro).
Recursos concedidos por agências de fomento têm viabilizado diversos aprimoramentos na infraestrutura do Programa, desde a renovação do mobiliário à aquisição de equipamentos– computadores, notebooks, impressoras, scanner, HDs externos, câmeras e gravadores digitais. O apoio financeiro tem sido obtido por meio do financiamento a projetos individuais de docentes (APq1 – FAPERJ; Editais Universal e Ciências Humanas – CNPq; PQ – CNPq) ou coletivos (Programa Pensa Rio – FAPERJ; Pró-equipamentos – CAPES; CT- INFRA – FINEP; PROCAD – CAPES).
A Infraestrutura dos Centros de Documentação:
O PPHR dispõe de dois centros de documentação: o CEDOC e o CEDIM.
O Centro de Documentação (CEDOC), localizado no campus de Seropédica, dispõe de Leitor/Digitalizador; 9 computadores; 2 leitoras de microfilme; 1 Impressora A3 para Digitalizador.
O CEDOC estabeleceu parcerias com a Biblioteca Nacional (para digitalização de acervo e reprodução de microfilmes) e arquivos notariais da região. Em seu acervo, constam periódicos microfilmados e documentos no formato digital referentes a registros eclesiásticos de nascimentos e óbitos de Itaguaí e Seropédica – do final do século XVIII ao século XIX. Essa documentação será disponibilizada no Repositório digital da Universidade (RIMA) – projeto que reúne pesquisadores em História e Ciência da Computação visando consolidar a UFRRJ como centro de referência na digitalização, disponibilização e análise computacional de acervos de relevância histórica, institucional e científica. Destaca-se que o RIMA foi contemplado com recursos provenientes do Edital CT-Infra (2018) da FINEP.
Entre os equipamentos disponíveis no Centro de Documentação e Imagem (CEDIM), situado no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, destacamos: 8 computadores desktops; 3 notebooks; 1 scanner de mesa para formato A4; 1 scanners de mesa para formato A3; 1 scanner planetário COPIBOOK para digitalização de grandes formatos; 4 gravadores digitais para realização de entrevistas; 2 câmeras fotográficas digitais para registro das entrevistas e oficinas; data show para execução das oficinas; HD’s externos para backup do acervo.
O CEDIM, por meio da geração e da disponibilização de seus acervos digitais, tem favorecido a democratização do acesso à produção e à circulação de conhecimento histórico, especialmente em relação à história da Baixada Fluminense.
Bibliotecas:
A Biblioteca Central (BC) da UFRRJ ocupava um prédio de três pavimentos no campus de Seropédica, ao lado do prédio principal da instituição. Em 2019, foi inaugurado um novo complexo para abrigar a Biblioteca Central: são dois prédios com dois pavimentos cada, com área total de mais de 5.000 m2, com salas de leitura, Sala Multimídia e Auditório. A Biblioteca Central dispõe de um scanner planetário com acesso para seus usuários.
Além da Biblioteca Central, a UFRRJ possui outras bibliotecas, como a localizada no Instituto Multidisciplinar e no CPDA (Centro de Documentação Ivan de Otero Ribeiro) O acervo bibliográfico na área de Humanidades cresceu exponencialmente, em função de financiamento oriundo de editais (cerca de R$ 450.000,00) e de doação de acervos particulares ao PPHR (biblioteca do Prof. Manoel Luiz Salgado Guimarães, da UFRJ e UERJ).
Postado em 06/09/2011 - 16:36 - Atualizado em 22/02/2021 - 18:48