Docentes do PPHR atuam em projetos e redes internacionais que conectam pesquisadores vinculados a instituições da Europa (França, Portugal, Espanha, Itália), da América Latina (Argentina, Colômbia, Uruguai, Equador, Uruguai, Peru), da Ásia (Índia e Japão), dos Estados Unidos e Canadá.
Notícias:
O projeto de digitalização dos acervos históricos da Cúria Metropolitana de Nova Iguaçu apresentado pelo CEDIM- UFRRJ foi aprovado para receber apoio financeiro do Modern Endangered Archives Program, coordenado pela University of California, Los Angeles (UCLA).
O trabalho será executado em parceria com a Universidade da Cidadania e o Memov – Programa de Memória dos Movimentos Sociais, ambos vinculados ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
É a consolidação do trabalho de preservação e disponibilização desse acervo fundamental para a pesquisa histórica sobre a Baixada Fluminense, especialmente no que diz respeito à resistência à Ditadura Militar e ao papel dos movimentos sociais no processo de redemocratização, iniciado pelo CEDIM há alguns anos.
As instituições parceiras desenvolverão um projeto de história oral paralelamente ao processo de digitalização dos acervos. Os acervos digitais gerados ficarão disponíveis tanto no RIMA, repositório institucional da UFRRJ, quanto no site da biblioteca da UCLA, ampliando em muito a repercussão dos resultados alcançados.
Trata-se de uma grande conquista num edital internacional altamente competitivo, no qual também foram selecionados projetos sobre acervos históricos do Quênia, Peru, Lesotho, Indonésia, Líbano, Nigéria, República Dominicana, Chile, Mali, Argentina, Sudão, Malásia, Índia, Paquistão e Sri Lanka.
Projeto: “Digitization of the Diocesan Curia of Nova Iguaçu’s Archive”.
Líderes: Alexandre Fortes e Jean Rodrigues Sales (PPHR – UFRRJ).
Postado em 25/03/2020 - 15:06 - Atualizado em 22/02/2021 - 22:31