PPGEduCIMAT

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Dissertações

2017

 

 GeoGebra no Clique e na Palma das Mãos: Contribuições de uma Dinâmica de Aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental

Autor: Marcos Paulo Henrique

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

Comparação de Sequências: Uma Proposta para Conceituar Logaritmos e Descobrir suas Propriedades

Autora: Daniela Vieira Mendes da Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 

A Educação de Jovens e Adultos: Histórico, Panorama e Proposta de Intervenção Pedagógica por meio do Lúdico

Autora: Luciana Lima de Albuquerque da Veiga

Orientador: Frederico Alan de Oliveira da Cruz

 

Do Concreto ao Abstrato: Construindo Conceitos Basilares em Física

Autora: Natália Alves Machado

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

 

 Dialogando sobre origem da Vida e Evolução Biológica a partir de Obstáculos Epstemológicos: Uma Análise dos Processos de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental

Autora: Édyla Silva de Andrade

Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca

 

 Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió – Paracambi, RJ

Autora: Cilene de Souza Silva Freitas

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

 

Justificativas e Argumentações no Aprendizado de Quadriláteros: Uma Intervenção com Papel, Lápis e Dispositivos Móveis

Autora: Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

 Processo de Mudança na Práxis Pedagógica de Professores nas Escolas Atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: Desafios do Mediador Pedagógico

Autor: Fábio Mariano Pereira

Orientadora: Silvia Moreira Goulart

 

Proposta de Abordagem Temática com Enfoque CTS no Ensino de Física: Produção de Energia Elétrica

Autora: Lidiane Benites de Campos

Orientador: Cláudio Maia Porto

 

 Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro: Reflexões sobre a Disciplina Biologia

Autora: Gisele Lopes dos Santos

Orientadora: Daniele Lima Tavares

 

 Reflexões sobre o Surgimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Âmbito do Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) com a Contribuição de Mapas Conceituais

Autora: Roberta Barra Pimentel Lã

Orientadora: Daniele Lima Tavares

 

 Função: Concepções e Estratégias de Estudantes da 1ª Série do Ensino Médio na Exploração de Tabelas

Autora: Sarai Oliveira Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 

 Construção de uma Proposta para o Ensino de Química Pautada na Problematização e na Reflexão sobre o Papel da Experimentação

Autora: Julia Maria Rezende Zão

Orientadora: Ana Cristina Souza Santos

 

 Educação em Espaço Não-Formal: Uma Análise da Percepção de Professores do Ensino Fundamental  

Autor: Weslei Augusto Aguiar de Sousa

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

 

 Articulando Ensino de Ciências e Alfabetização em Uma Turma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Contribuições de Uma Sequência Didática Sobre o Tema Astronomia

Autora: Adriene da Silva Carvalho

Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado

 

2018

 

 Sensibilização para Existência dos Números Irracionais

Autora: Rute Ribeiro Meireles Rocha

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 

 Histórias para Contar Ciências: Possibilidades Lúdicas para a Alfabetização Científica

Autora: Cassia Viana

Orientador: Marco Antonio de Moraes

 

Utilização do GeoGebra, de Smartphone e de Reflexões Escritas na Construção de Conceitos Relacionados a Retas Paralelas Cortadas por Uma Transversal

Autora: Rayanne Coelho Borges Correia Duarte

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

Currículo Narrativo e Histórias de Vida: Construção de Conhecimentos a Respeito dos Seres Vivos no Ensino Fundamental

Autor: Danilo Pereira de Souza

Orientadora: Daniele Aparecida de Lima Tavares

 

Conhecendo as Deficiências para Ensinar Física: Uma Proposta Baseada na CAA

Autora: Ana Carolina Lucena Dias

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

 

Relações Epistemológicas e Metodológicas na Abordagem do Tema Saúde no Ensino Médio

Autora: Elen da Silva Evangelista Fava

Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado

 

 O uso da Fotografia e a Percepção Ambiental: A Educação Ambiental Através de Uma Sequência Didática

Autora: Gilmara Ferreira Alvim

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

 

Conhecimentos Populares dos Alunos como Referência para o Ensino de Botânica no Ensino Médio

Autor: João Carlos Raguzzoni Lopes

Orientadora: Lana Cláudia de Souza Fonseca

 

O papel da Feira de Ciências na Alfabetização Científica: Uma Análise a partir da Experiência de Uma Escola Estadual do Sul Fluminense

Autor: Paulo Mariano Santos Filho

Orientadora: Ana Cristina Souza dos Santos

 

Pensando o Sentido das Aulas Práticas de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Limites e Possibilidades

Autora: Vanessa de Oliveira Sena

Orientadora: Sílvia Moreira Goulart

 

2019

 

Materiais Curriculares Educativos e Formação Continuada de Docente da Matemática

Autora: Darling Domingos Arquieres

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

Estudantes do 9.º Ano do Ensino Fundamental Explorando Situações com os Números Irracionais Pi e Phi

Autor: Fernando da Rocha da Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 

Evidenciando Indícios de Aprendizagem Significativa: Contribuições de Uma Organização Sequencial Didática sobre Grupos Sanguíneos em Uma Turma do 8.º Ano do Ensino Fundamental

Autora: Daniele da Costa Marçal Oleinik

Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado

 

Arquitetando com Alunos do Ensino Médio Argumentos sobre Quadriláteros em um Ambiente Virtual com GeoGebra

Autor: Felipe de Jesus Ribeiro Marques

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

Conhecendo e Explorando Materiais Manipuláveis: Uma Perspectiva para Um Laboratório de Educação Matemática no CEDERJ

Autora: Neiva Ferreira Alves

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 

Transformar Informação em Formação na Problematização da Gravidez na Adolescência

Autora: Flávia Cristina Flores da Silva

Orientador: Marco Antonio de Moraes

 

Formação Continuada de Professores em Ensino de Biologia: Análise de Um curso Online e Suas Interfaces em Um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autor: Ranlig Carvalho de Medeiros

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

 

Implantação de Um Sistema Agroflorestal em Uma Escola de Ensino Médio: Uma Análise sobre Políticas Curriculares e Suas Implicações no Cotidiano Escolar

Autora: Eni Jose Gomes Singh

Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca

 

Construindo Conhecimento Com a Horta Escolar em Uma Perspectiva Interdisciplinar

Autora: Patrícia Carla Vieira Romão Botelho

Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado

 

2020

 

Ensino de Função Polinomial do 1º Grau em Uma Turma do 9º ano: Alguns Olhares para a Aprendizagem Mediada por Tecnologias

Autor: Adriano Araújo do Nascimento

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 

A Afroetnomatemática na Educação Básica: Uma Proposta de Abordar a Cultura Africana por meio da Utilização de Jogos na Sala de Aula

Autor: Celso Pinheiro Correia

Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna

 

Saberes Populares da Etnomatemática numa Cosmovisão Africana: Contribuições à Etnociência

Autor: Cleiton da Silva Resplande

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

 

Geometria Espacial: A Aprendizagem Através de Diferentes Recursos Didáticos

Autora: Ednara Alves da Silva Paula

Orientador: Bruno Matos Vieira

 

Abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências na EJA do Município de Barra de Piraí

Autor: Eli Felipe de Magalhães

Orientador: Marco Antonio de Moraes

 

Um Caso Particular de Números Irracionais Estudado por Licenciandos de Matemática

Autora: Isabela Alcântara do Nascimento

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 


© 2014-2020 - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COTIC
E-mail: cotic@ufrrj.br