Disciplinas Optativas


Aprendizagem e Ensino em Ciências

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Concepções de aprendizagem, aprendizagem na escola; concepções de aprendizagem em ciências: aprendizagem como redescoberta, aprendizagem como mudança conceitual e aprendizagem em uma perspectiva sociointeracionista; relações entre ensino e aprendizagem em ciências.


Educação Matemática Crítica: análise e construçãoo de modelos matemáticos com o uso das TICs

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Modelagem matemática com o uso de planilhas eletrônicas. Educação Matemática Crítica. Introdução à Teoria Crítica. Análise de dados e modelos matemáticos. Tratamento da informação. Ajustamento de funções matemáticas aos dados coletados. Análise crítica de situações cotidianas à luz da matemática.


Produção de materiais didáticos para Matemática e Ciências na Educação Básica

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Produção de conhecimento e práticas educativas: atividades investigativas, elaboração de projetos em sala de aula de matemática. O ambiente de sala de aula: interação, motivação, avaliação. O laboratório de matemática: uma possibilidade de ensino. Jogos na educação infantil e nas series iniciais. O uso de materiais curriculares e de tecnologias digitais em aulas de matemática e ciências na educação básica. Objetos de aprendizagem para a educação científica.


Tópicos em História das Ciências e da Tecnologia

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Desenvolvimento das Ciências e da tecnologia: o mundo antigo, a idade média, a ciência moderna e contemporânea; ciências e tecnologia na América Latina e no Brasil.


Ensino e aprendizagem matemática em ambientes virtuais

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Conceito de interação. O interacionismo simbólico. Relação discurso, interação e aprendizagem. Conceito de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Conceito de hipertexto. Análise semântica do discurso em AVA. Discurso, interação, motivação e aprendizagem em ambientes virtuais.


Estudos e Vivências II

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Desenvolvimento de atividades e investigações nos espaços de aprendizagem (formais e ou não formais) referente ao projeto de pesquisa desenvolvido e outras propostas consideradas complementares ao Curso de Mestrado, como por exemplo, projetos de pesquisa e extensão vinculados ao orientador ou ao programa.


Tecnologia e Inclusão Social

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Sociedade da informação e do conhecimento. Tecnologia informática e inclusão social. Tecnologias da informação e comunicação (TIC): caracterização e utilização em Educação. Utilização das TIC, produção do conhecimento e práticas educativas inclusivas. Ambiente virtual de aprendizagem: conceituação. Discurso, interação, motivação e aprendizagem em ambientes virtuais a distância


Etnoconhecimento: a valorização do saber popular na sala de aula

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: O conceito de ciência. A influência do positivismo lógico nas ciências. Etnociência e Etnomatemática: questões e desafios. A relação horizontal entre o professor e o aluno em sala de aula. Conceito de via de mão dupla na (re)significação dos saberes docentes. O empoderamento discente pela valorização dos saberes populares na sala de aula. A importância do trabalho de campo.


Mídias, Educaçãoo e Conhecimento Transversal

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Contextualização sócio-histórica das mídias. Característica pedagógica das mídias. Construção social do conhecimento. Mídias e conhecimento transversal.


O Enfoque C, T, S (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de Ciências

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Objetivos e princípios de processos de letramento/alfabetização científica no contexto do ensino de Ciências. As relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências. Educação ambiental no ensino de Ciências. Interações discursivas e processos argumentativos na discussão de temas sociocientíficos em aulas de Ciências. Temas de Ciência, tecnologia e sociedade e as questões contemporâneas.


Transposição dos conceitos de Física Clássica

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Leis da mecânica; Energia e Energia de Conservação; Propriedades Térmicas da Matéria; Estudo dos gases; 1º e 2º Lei da Termodinâmica; Propagação de Ondas e Fenômenos Acústicos; Propriedades elétricas e magnéticas da matéria; Circuitos CC e CA; Propagação e propriedades da luz.


Tópicos Especiais

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Essa disciplina aprofundará elementos conceituais específicos (emergentes ou necessários) da pesquisa, não contemplados nas disciplinas optativas. A disciplina poderá, inclusive, ser ministrada por docentes visitantes ao Programa. A Ementa dependerá da temática que será discutida.


Transposição dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Compreender os fundamentos da Física Moderna, da Mecânica Quântica e dos principais fenômenos envolvendo os núcleos e seus constituintes, pela aprendizagem dos conceitos de Mecânica Relativística, Fótons, Elétrons e Átomos, Princípios Fundamentais da Mecânica Quântica; Átomos, Moléculas e Sólidos; Conceitos Básicos de Física Nuclear.


Tópicos em Educação Ambiental

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Conceitos iniciais de: Biodiversidade, Meio Ambiente, Percepção Ambiental, Consciência Ecológica, Sustentabilidade e Educação Ambiental; História do pensamento ambientalista e o processo histórico da Educação Ambiental; A sociedade moderna e a natureza; Panorama socioambiental contemporâneo; Macrotendências em Educação Ambiental: conservacionista, a pragmática e a crítica; Educação Ambiental como política pública e documentos orientadores da inserção da Educação Ambiental; Os espaços não formais na Educação Ambiental; Práticas escolares e a interdisciplinaridade; Metodologia da pesquisa; As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Ambiental; Os Paradigmas dominantes e a crise socioambiental; Mudança de hábitos de consumo e de produção; Ações de educação ambiental para a biodiversidade sustentável.


Tópicos em Ensino de Física

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Conhecimento físico e a sociedade contemporânea; planejamento do ensino de Física; aplicação e avaliação de objetos de aprendizagem em projetos de ensino de Física; uso de TICs no ensino de Física.


Tópico Especial Cognição Corporificada e dispositivos móveis com toques em tela

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Cognição corporificada. Relação entre manipulações em tela e pensamento. Relação entre toques e aprendizagem matemática. Aprendizagem de operações matemáticas, conceitos e processos correlatos.


A linguagem da Animação como recurso pedagógico para difundir e divulgar ciência

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Princípios gerais da difusão científica. História da divulgação científica no Brasil. A linguagem audiovisual. A história do desenho animado. Princípios da animação. A linguagem da animação na escola.


Filosofia das Ciências da Natureza e Matemática

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Filosofia e epistemologia: noções introdutórias. Origens e objetivos da ciência moderna. Teorias fenomenológicas e teorias explicativas nas ciências naturais e matemática. Os limites do conhecimento científico: realismo x anti-realismo. Escola, ensino e docência: diálogos possíveis na filosofia, ciências e matemática.


Educação Matemática Inclusiva

Créditos: 4
Carga Horária: 75 (45T/30P)
Ementa: Estudos sobre as relações entre práticas matemáticas, aprendizagem e inclusão. Reflexões sobre questões relativas à complexa orquestração de contextos escolares que respeitem a diversidade de seus atores, com intuito de compreender esses contextos, tanto do ponto de vista teórico quanto prático no âmbito do ensino de Matemática em nível básico e superior.


Relações de gênero e Educação

Créditos: 3
Carga Horária: 45
Ementa: Gênero, trabalho e docência. Gênero, sexualidade e educação. Educação, gênero e relações na escola. Políticas públicas de educação no Brasil e relações de gênero/sexualidade. Desempenho escolar na educação básica: articulações entre gênero, raça e classe.



Skip to content