Projetos de pesquisa

A Física no Cotidiano: produção de materiais e módulos experimentais didáticos para o ensino de Física

Linha de Pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Projeto de pesquisa integrante, na condição de subprojeto, do Projeto PIBID-Física-2014. É um projeto de formação docente, voltado para a investigação do uso de recursos computacionais e de módulos experimentais no ensino de Física, sempre buscando explorar exemplos presentes no cotidiano dos estudantes da rede pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro, de forma a tornar a aprendizagem mais significativa para o público alvo

Professor responsável: CLAUDIO MAIA PORTO

A História da Ciência no Ensino de Física

Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Descrição: Observar, através do estudo da História da Ciência, o processo de construção do conhecimento científico, procurando identificar, com base na experiência histórica concreta, os obstáculos cognitivos envolvidos na aprendizagem, especialmente da Física, e, a partir disso, elaborar estratégias para superação destes obstáculos, que constituem verdadeiro desafio para o ensino desta ciência.

Professor responsável: CLAUDIO MAIA PORTO

Aprender e Ensinar Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Projeto de pesquisa organizado a partir da articulação entre três estudos: 1. levantamento e sistematização bibliográfica acerca do ensino-aprendizagem em ciências nos anos iniciais; estudo 2. mapeamento das práticas de ensino de ciências a partir das vozes dos professores que atuam neste segmento e, finalmente, estudo 3. identificação e caracterização das especificidades do processo de construção do conhecimento científico pelos alunos na sala de aula. O projeto tem como objetivo geral: ?Encaminhar uma investigação que articule as dimensões teórica e prática acerca do processo de ensino-aprendizagem em ciências nos anos iniciais de modo a contribuir para a organização de práticas pedagógicas neste segmento de ensino.

Professora responsável: LIGIA CRISTINA FERREIRA MACHADO

As relações de gênero na ciência: elaboração de estratégias e materiais didáticos para a educação básica

Linha de Pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O objetivo geral do projeto é produzir estratégias e materiais didáticos voltados para a Educação Básica, na articulação entre conteúdos científicos e relações de gênero, com vistas a romper estereótipos e inserir essa discussão na escola. Os Objetivos específicos são: – Identificar as principais teorias e os argumentos científicos, históricos e filosóficos que justificaram a ausência da mulher na ciência; – Realizar um mapeamento de programas e projetos voltados para a Educação Básica que teriam como objetivo a redução das desigualdades de gênero na área científica; – Identificar e analisar propostas metodológicas de ensino que discutam a articulação entre gênero e ciência; – Desenvolver estratégias e materiais (vídeos, sequências didáticas, cadernos didáticos, roteiros de atividades, oficinas, histórias em quadrinho, dentre outros) que relacionem e problematizem o ensino de conteúdos científicos às questões de gênero.

Professora responsável: ZILENE MOREIRA PEREIRA SOARES

Construindo e analisando práticas educativas em educação matemática com dispositivos touchscreen

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Os recursos digitais continuam crescendo e trazendo desafios à pesquisa educacional. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse projeto está focado no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa está sendo desenvolvida em três fases (concomitantes): (1) realização de um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao ensino de matemática, (2) implementações e análises dos dispositivos, e (3) análise de implicações de ordem epistemológica, didática e cognitiva. Na fase 2 estamos usando os seguintes dispositivos: GeoGebra app, Sketchometry e Geometric Constructer. Estão sendo sujeitos alunos (brasileiros e italianos) da Educação Básica, docentes em exercício e licenciandos em matemática da UFRRJ. Esperamos que resultados dessa investigação sirvam de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. Esse projeto é desdobramento da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo Dr. Marcelo Bairral e ele está desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Universidade de Turin (Itália), particularmente, Dr. Ferdinando Arzarello.

Professor responsável: MARCELO ALMEIDA BAIRRAL

Divulgando ciência com arte

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O objetivo geral do projeto é produzir materiais audiovisuais, preferencialmente por meio da linguagem da animação, junto aos professores das redes municipal e estadual de Seropédica e aos docentes e discentes do PPGEduCIMAT, que suscitem a reflexão e a disseminação dos temas inerentes às áreas de Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática.

Professor responsável: BRUNO MATOS VIEIRA

Educação Matemática Inclusiva

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Estudos sobre as relações entre práticas matemáticas, aprendizagem e inclusão. Reflexões sobre questões relativas à complexa orquestração de contextos escolares que respeitem a diversidade de seus atores, com intuito de compreender esses contextos, tanto do ponto de vista teórico quanto prático no âmbito do ensino de Matemática em nível básico e superior.

Professora responsável: GISELA MARIA DA FONSECA PINTO

Educação em ensino de Ciências e Biologia em espaços não formais

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: A educação não formal é flexível no uso de espaços e pode se utilizar de diferentes cenários para atingir objetivos de aprendizagem. Aspectos de interpretação e comunicação são essenciais no âmbito da divulgação científica em espaços não formais, tornando-se, assim, necessário entender o papel educacional e de comunicação das exposições em museus, por exemplo. Locais cotidianos de uma determinada comunidade podem ser incluídos como espaços de educação não formal, como o parque, a praia, praças, hortos, riachos, valões, lagos, matas e florestas, entre outros diferentes cenários da cidade. Este projeto tem como objetivo analisar e avaliar as ações desenvolvidas nos museus e outros espaços não formais que podem ser utilizados com potencialidades e intencionalidades didático-pedagógicas para abordagens de Ciências e Biologia e suas relações educativas interdisciplinares e de complementaridade para a alfabetização científica.

Professor responsável: BENJAMIN CARVALHO TEIXEIRA PINTO

Ensino de Ciências: Inovação e mediação dialógica em uma perspectiva crítica

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Tendo como pano de fundo a problemática das mudanças das práticas pedagógicas dos professores, com base no desejo de estimular ou favorecer novas análises que venham gerar práticas integradoras, busca-se discutir a inovação educativa com base na produção e utilização de materiais e tecnologias da informação e comunicação, como origem escolar, sendo propostas pelos próprios professores. Analisar a mediação dialógica envolvida nesses processos.

Professora responsável: ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS

Ensino Integrado e práticas transdisciplinares: a escola como espaço gerador de conhecimentos

Linha de pesquisa: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Descrição: A pesquisa tem por objeto temático o Ensino Integrado sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar mantém a preocupação em produzir conhecimento dessa mesma natureza com fundamentos oriundos da literatura e de indivíduos – que se manifestam a partir de distintos lugares, de observações de contextos e de outros textos correlatos. Assim, pretende discutir a escola como um espaço gerador de conhecimentos transdisciplinares para além da lógica dominante que resultou em currículos criados em torno de disciplinas, hierarquizadas, fracionadas.

Professora responsável: ANA CRISTINA SOUZA DOS SANTOS

Estudos de Inclusão de Grupos Vulneráveis nas Ciências Exatas através do Ensino

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O projeto tem por objetivo a coleta e a análise de dados, que demonstrem a desigualdade tanto de gênero como racial, ainda existentes na área de Ciências Exatas. A partir do estudo dos dados, pretende-se o desenvolvimento de ações que viabilizem a inclusão de mulheres e pessoas negras nas carreiras de ciências exatas. Pretende-se desenvolver pesquisas e ações que resgatem a participação desses grupos no desenvolvimento da ciência, buscando contruir referências para essa geração de jovens e adultos e que também permitam contextualizar aulas através do trabalho de tais personagens. Além disso, nossa pesquisa deve incluir a participação de um público infanto-juvenil, das escolas de ensino fundamental e médio, especialmente da periferia da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, através de oficinas e palestras de divulgação da história de cientistas mulheres e negra(o)s resgatando essas figuras invisibilizadas, fornecendo aos jovens (mulheres e ngros) a oportunidade de identificação e o aumento do interesse pelas Ciências da área de exatas.

Professora responsável: VIVIANE MORCELLE DE ALMEIDA

Insubordinação criativa no desenvolvimento curricular em matemática por meio de tecnologias

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O projeto se propõe a analisar, na Base Nacional Comum Curricular que emerge no país, recomendações acerca das tecnologias digitais para a Educação Matemática assim como informações pertinentes ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares. A proposta é uma Investigação Baseada em Design (IBD), que trata de um ciclo de políticas, onde para o trabalho no contexto de prática com os professores será adotado como estratégia de formação o Mentoring, apresentado por teóricos como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolve por meio do acompanhamento do pesquisador, tanto nas sessões quanto no planejamento das aulas em que os professores utilizam as tecnologias.

Professor responsável: MARCELO DE OLIVEIRA DIAS

Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Etnociências

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Etnociências

Professor responsável: Márcio de Albuquerque Vianna

Linguagem e Discurso no Ensino de Ciências e Matemática – LIDE

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: A pesquisa Linguagem e Discurso no Ensino de Ciências e Matemática desenvolve atividades de estudo, pesquisa, ensino e extensão no campo da linguagem, leitura e escrita na Educação, de forma a promover o diálogo entre as teorias da linguagem e as áreas de Matemática e Ciências, através do debate e da reflexão sobre os saberes-fazeres e as variadas formas de produção discursiva (oral e escrita) para a comunicação e disseminação do conhecimento. Objetiva-se a elaboração de produtos e processos que visem ao aumento da qualidade do ensino, na Educação Básica, a partir de atividades discursivas: estratégias argumentativas, contação de histórias (uso da literatura), jogos de linguagem, materiais educativos em ambientes virtuais, (re)produção de textos em gêneros narrativos. que reconheçam a pluralidade e as possibilidades humanas de ser e estar no mundo.

Professora responsável: LUIZA ALVES DE OLIVEIRA

LOVE_EMIM (Laboratório de Observação, Vivências e Experiências em Educação Matemática: formação inicial de professores e processos de ensino e aprendizagem)

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O Projeto tem por objetivo contribuir no processo de formação dos graduandos de pedagogia e de matemática e dos professores da Baixada Fluminense que atuam na rede pública e privada em diferentes séries do Ensino Básico bem como aprofundar questões de cunho teórico acerca do conhecimento através do discurso matemático. O Projeto teve auxílio financeiro através do Programa Auxílio Instalação 2013-1 da FAPERJ. Título: Projeto de instalação de materiais para o LOVE_EMIM (supracitado) sob o n° E-26/112.062/2013.

Professora responsável: DORA SORAIA KINDEL

Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) para a Matemática na Educação Básica

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: Esse projeto de pesquisa, extensão e inovação visa a elaboração e disponibilização de Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) para o uso por professores de matemática em suas aulas. Os materiais servem(irão) como suporte no desenvolvimento profissional dos docentes das Escolas parceiras (pólo-formação) e como recurso didático para a educação matemática do 6o ao 9o anos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Além de melhorias no conhecimento do professor do aliadas à inclusão digital, os MCEO contribuirão com reflexões sobre a importância de implementarmos práticas com a informática educativa nos processos formativos. Projeto financiado pela Capes (Programa Obeduc 11134). Os MCEO também serão utilizados (1) como mais uma estratégia para motivar estudantes e professores para o aprendizado matemático, e (2) como instrumento para obtenção, análise de dados e produção de novos estudos no campo educacional com tecnologias. Os MCEO são inspirados nos materiais desenvolvidos pelas universidades baianas (UFBA/Salvador e UEFS/Feira de Santana) no âmbito do Projeto COMMA, atualmente, Observatório da Educação Matemática da Bahia (OEM/BA).

Professor responsável: MARCELO ALMEIDA BAIRRAL

Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais na Unidade de Conservação

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: O projeto de pesquisa tem ênfase em educação ambiental crítica e como proposta principal investigar o potencial de atividades didático-pedagógicas ao longo trilhas educativas em espaços não formais de ensino com base em temas-geradores. A pesquisa enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 “Água Potável e Saneamento”; ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”; ODS 12 “Consumo e Produção Responsáveis”; ODS 13 “Ação Contra a Mudança Global do Clima”; ODS 14 “Vida na Água”; ODS 15 “Vida Terrestre”, pois as problematizações na trilha permeiam todas essas questões de maneira crítica e reflexiva. Busca-se, no projeto: 1-avaliar o recurso das trilhas ecológicas como proposta de ferramenta educativa transversal para desenvolver a Ecologia Política e a Educação Ambiental Crítica. 2-investigar se a utilização de elementos de uma unidade de conservação, através de seus temas geradores ao longo de trilhas ecológicas educativas, é capaz de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo.3-apresentar propostas de sequências didáticas e guias/roteiros didáticos com atividades de Educação Ambiental em trilha ecológica educativa aliada atividades de sala de aula que possam ser desenvolvidas, testadas e validadas; 4-analisar o contexto local, regional e global, levantando as principais questões que envolvam temáticas da Biologia e propor soluções envolvendo relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. O projeto de trilha ecológica educacional envolve atualmente ações educativas em escolas municipais de Seropédica, mas poderá envolver outras regiões.

Professor responsável: BENJAMIN CARVALHO TEIXEIRA PINTO

Uma História das Ciências e da Matemática

Linhas de pesquisa: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Descrição: O presente Projeto de Pesquisa, que mais se insere no âmbito de Plano de Trabalho foi elaborado na perspectiva da indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão e tem por objetivo central a apresentação de narrativas e discussões de temas selecionados, no âmbito da História das Ciências e Matemática cujo propósito é promover debates de alguns tópicos emblemáticos acerca da natureza da Ciência, principalmente. Como forma de fornecer subsídios para o estudante, este projeto ancora-se nos trabalhos de Chassot (1994, 2003), mediante a premissa de “gerar” a alfabetização Cientifica, de Martins (1984, 1999, 2000, 2006), como aporte teórico metodológico na abordagem e discussão de alguns temas do ensino de Ciências e Latour (2009) sob a perspectiva de compreensão da ciência e da tecnologia como atividades socialmente codificadas e posicionadas. Sob tais prismas busca-se estimular a reflexão acerca das diversas “histórias das ciências” passíveis de serem abordadas, objetivando uma postura mais questionadora dos estudantes em relação à ciência que se apresenta, na medida que, observa-se uma grande defasagem entre produção científica e a sua crítica. Nessa perspectiva, este projeto também anseia suscitar investigações que permitam reflexões sobre a ciência matemática como um constructo histórico, sujeita ao contexto de cada cultura, e considerando tais nestes pressupostos, acredito que o estudo de História das Ciências constitui um dos elementos chave, passível de capacitar estudiosos no exercício reflexivo sobre a sua, e qualquer outra, produção.

Professora responsável: ROSELI ALVES DE MOURA

Modelagem matemática e tecnologias

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral/global realizar pesquisas em Modelagem Matemática como metodologia ativa no ensino de matemática com uso de tecnologias da informação e comunicação. Como objetivos específicos podemos destacar, dentre outros:
• Traçar oficinas, sequências didáticas e atividades pedagógicas para a sala de aula, principalmente para o ensino básico, com a metodologia da modelagem matemática e/ou o uso de tecnologias;
• Caracterizar as contribuições mútuas entre pensamento computacional e ensino de matemática para formação cidadã e avanço da ciência;
• Refletir e analisar os contratos didáticos estabelecidos entre os atores pedagógicos (professores, alunos, espaços escolares, etc) em atividades de modelagem;
• Explorar e Identificar a relação entre pensamento computacional e aprendizagem matemática.

Professor responsável: MOISÉS CENI DE ALMEIDA

Educação e comunicação científica nos cibermuseus de Ciências: o ciberespaço e suas interfaces digitais na popularização e construção do conhecimento científico

Linha de pesquisa: PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Descrição: A internet dispõe de novos espaços de interação e comunicação entre as pessoas, promovendo, pois, a construção de conhecimentos em rede. Dessa forma, a internet proporciona mudanças socioculturais globais. Por meio da internet é possível desenvolver uma nova cultura compartilhada por toda a sociedade – a cibercultura. É possível o compartilhamento de experiências/vivências e signos em rede, favorecendo a democratização da informação e do conhecimento e desnaturalizar as hierarquias de saberes. Tendo essa premissa, o presente projeto visa investigar e compreender as possibilidades de interação entre educador e educando mediadas por meios tecnológicos. Além disso, busca-se avaliar o potencial dos museus virtuais/cibermuseus de ciências como espaços de educação e comunicação científica que seja de qualidade, e favoreça a construção de uma Cultura Científica e Tecnológica. Também tem como objetivos específicos: 1- Realizar um levantamento dos dispositivos e espaços não formais virtuais disponíveis na rede de internet; 2- Utilizar novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) como instrumento de divulgação científica e ensino na Educação Básica; 3- Com base nas pesquisas o projeto também tem como objetivo pedagógico a elaboração de conteúdos digitais interativos e inclusivos.

Professor responsável: BENJAMIN CARVALHO TEIXEIRA PINTO

Postado em 21/10/2021 - 22:24 - Atualizado em 19/10/2023 - 18:58

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