Linhas de Pesquisa

  1. Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Matemática
  2. Educação em Ciências e Matemática e Organização Curricular

 

Processos de Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática

Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Descrição: Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e de aprendizagem nas diversas áreas das Ciências (Biologia, Química e Física) e da Matemática. Procura-se buscar um entendimento da maneira como ocorre o processo de apropriação dos conceitos em ciências e matemática e a compreensão do papel da interação no processo de construção conceitual. Contempla-se também a introdução de novas tecnologias, especialmente as da informação e comunicação (TIC) na investigação sobre o processo de aprendizagem de alunos e professores da educação básica. São focos de interesse para pesquisa:
– as concepções prévias de alunos de diferentes níveis educacionais, quanto a conceitos das Ciências e da Matemática;
– os fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas;
– investigação a respeito de estratégias de ensino-aprendizagem nas áreas de Ciências e Matemática, tendo em vista a
utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação;
– os objetos ou ambientes virtuais de aprendizagem;
– a proposição de materiais inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, não formal e a distância);
– processo de construção do conhecimento científico na escola;
– contribuições da História das Ciências para o ensino-aprendizagem de Ciências.

 


 

Educação em Ciências e Matemática e Organização Curricular

Área de Concentração: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

Descrição: Esta linha caracteriza-se pelas discussões sobre currículo tendo como eixos a construção social do conhecimento e a inter/transdisciplinaridade. Sustentam essas discussões questões como o confronto de saberes na escola, a necessidade de valorização do saber popular, a crítica às concepções positivistas de conhecimento, assim como a reflexão sobre conhecimento comum e conhecimento científico, sobre o processo de produção do conhecimento e sobre a hierarquia dos
saberes na sociedade. A hegemonia da disciplinarização põe em evidência – teórica e prática, toda a lógica da fragmentação, a despeito dos clamores científicos e das demandas contextuais por um conhecimento globalizante, de fundamental importância no âmbito da educação em ciências. A organização curricular, sob a óptica de uma pesquisa inter/transdisciplinar mantém a preocupação em produzir conhecimento dessa mesma natureza com fundamentos oriundos da literatura e de indivíduos – que se manifestam a partir de distintos lugares, de observações de contextos e de outros textos correlatos. Contemplando-se desta forma as pesquisas sobre currículo com o enfoque na relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências, a Educação Ambiental no ensino de Ciências, Etnoconhecimento e a valorização do saber popular na sala de aula. São focos de interesse para pesquisa:
– organização e reestruturação curricular, tomando como referência os processos sócio-históricos e culturais.
– ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de Ciências: Transversalidade e organização curricular.
– educação ambiental no ensino de Ciências: Transversalidade e organização curricular.
– etnoconhecimento: a valorização do saber popular na sala de aula.
– perspectivas dialógicas e diferentes saberes.

Postado em 30/01/2015 - 13:23 - Atualizado em 10/02/2021 - 12:24

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