Dissertações

2017

 GeoGebra no Clique e na Palma das Mãos: Contribuições de uma Dinâmica de Aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental

Autor: Marcos Paulo Henrique

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

Comparação de Sequências: Uma Proposta para Conceituar Logaritmos e Descobrir suas Propriedades

Autora: Daniela Vieira Mendes da Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

A Educação de Jovens e Adultos: Histórico, Panorama e Proposta de Intervenção Pedagógica por meio do Lúdico

Autora: Luciana Lima de Albuquerque da Veiga

Orientador: Frederico Alan de Oliveira da Cruz

Do Concreto ao Abstrato: Construindo Conceitos Basilares em Física

Autora: Natália Alves Machado

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

 Dialogando sobre origem da Vida e Evolução Biológica a partir de Obstáculos Epstemológicos: Uma Análise dos Processos de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental

Autora: Édyla Silva de Andrade

Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca

 Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió – Paracambi, RJ

Autora: Cilene de Souza Silva Freitas

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Justificativas e Argumentações no Aprendizado de Quadriláteros: Uma Intervenção com Papel, Lápis e Dispositivos Móveis

Autora: Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

 Processo de Mudança na Práxis Pedagógica de Professores nas Escolas Atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: Desafios do Mediador Pedagógico

Autor: Fábio Mariano Pereira

Orientadora: Silvia Moreira Goulart

Proposta de Abordagem Temática com Enfoque CTS no Ensino de Física: Produção de Energia Elétrica

Autora: Lidiane Benites de Campos

Orientador: Cláudio Maia Porto

 Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro: Reflexões sobre a Disciplina Biologia

Autora: Gisele Lopes dos Santos

Orientadora: Daniele Lima Tavares

 Reflexões sobre o Surgimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Âmbito do Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) com a Contribuição de Mapas Conceituais

Autora: Roberta Barra Pimentel Lã

Orientadora: Daniele Lima Tavares

 Função: Concepções e Estratégias de Estudantes da 1ª Série do Ensino Médio na Exploração de Tabelas

Autora: Sarai Oliveira Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 Construção de uma Proposta para o Ensino de Química Pautada na Problematização e na Reflexão sobre o Papel da Experimentação

Autora: Julia Maria Rezende Zão

Orientadora: Ana Cristina Souza Santos

 Educação em Espaço Não-Formal: Uma Análise da Percepção de Professores do Ensino Fundamental  

Autor: Weslei Augusto Aguiar de Sousa

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

 Articulando Ensino de Ciências e Alfabetização em Uma Turma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Contribuições de Uma Sequência Didática Sobre o Tema Astronomia

Autora: Adriene da Silva Carvalho

Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado

2018

 Sensibilização para Existência dos Números Irracionais

Autora: Rute Ribeiro Meireles Rocha

Orientadora: Dora Soraia Kindel

 Histórias para Contar Ciências: Possibilidades Lúdicas para a Alfabetização Científica

Autora: Cassia Viana

Orientador: Marco Antonio de Moraes

Utilização do GeoGebra, de Smartphone e de Reflexões Escritas na Construção de Conceitos Relacionados a Retas Paralelas Cortadas por Uma Transversal

Autora: Rayanne Coelho Borges Correia Duarte

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

Currículo Narrativo e Histórias de Vida: Construção de Conhecimentos a Respeito dos Seres Vivos no Ensino Fundamental

Autor: Danilo Pereira de Souza

Orientadora: Daniele Aparecida de Lima Tavares

Conhecendo as Deficiências para Ensinar Física: Uma Proposta Baseada na CAA

Autora: Ana Carolina Lucena Dias

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

Relações Epistemológicas e Metodológicas na Abordagem do Tema Saúde no Ensino Médio

Autora: Elen da Silva Evangelista Fava

Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado

 O uso da Fotografia e a Percepção Ambiental: A Educação Ambiental Através de Uma Sequência Didática

Autora: Gilmara Ferreira Alvim

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Conhecimentos Populares dos Alunos como Referência para o Ensino de Botânica no Ensino Médio

Autor: João Carlos Raguzzoni Lopes

Orientadora: Lana Cláudia de Souza Fonseca

O papel da Feira de Ciências na Alfabetização Científica: Uma Análise a partir da Experiência de Uma Escola Estadual do Sul Fluminense

Autor: Paulo Mariano Santos Filho

Orientadora: Ana Cristina Souza dos Santos

Pensando o Sentido das Aulas Práticas de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Limites e Possibilidades

Autora: Vanessa de Oliveira Sena

Orientadora: Sílvia Moreira Goulart

2019

Materiais Curriculares Educativos e Formação Continuada de Docente da Matemática

Autora: Darling Domingos Arquieres

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

Estudantes do 9.º Ano do Ensino Fundamental Explorando Situações com os Números Irracionais Pi e Phi

Autor: Fernando da Rocha da Silva

Orientadora: Dora Soraia Kindel

Evidenciando Indícios de Aprendizagem Significativa: Contribuições de Uma Organização Sequencial Didática sobre Grupos Sanguíneos em Uma Turma do 8.º Ano do Ensino Fundamental

Autora: Daniele da Costa Marçal Oleinik

Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado

Arquitetando com Alunos do Ensino Médio Argumentos sobre Quadriláteros em um Ambiente Virtual com GeoGebra

Autor: Felipe de Jesus Ribeiro Marques

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

Conhecendo e Explorando Materiais Manipuláveis: Uma Perspectiva para Um Laboratório de Educação Matemática no CEDERJ

Autora: Neiva Ferreira Alves

Orientadora: Dora Soraia Kindel

Transformar Informação em Formação na Problematização da Gravidez na Adolescência

Autora: Flávia Cristina Flores da Silva

Orientador: Marco Antonio de Moraes

Formação Continuada de Professores em Ensino de Biologia: Análise de Um curso Online e Suas Interfaces em Um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autor: Ranlig Carvalho de Medeiros

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Implantação de Um Sistema Agroflorestal em Uma Escola de Ensino Médio: Uma Análise sobre Políticas Curriculares e Suas Implicações no Cotidiano Escolar

Autora: Eni Jose Gomes Singh

Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca

Construindo Conhecimento Com a Horta Escolar em Uma Perspectiva Interdisciplinar

Autora: Patrícia Carla Vieira Romão Botelho

Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado

Inserção do Tema de Física Nuclear no Ensino Médio: Desconstruindo e Construindo um Novo Olhar sobre Radioatividade e Energia Nuclear

Autor: Gilberg Pereira da Silva

Orientador: Cláudio Maia Porto

2020

Ensino de Função Polinomial do 1º Grau em Uma Turma do 9º ano: Alguns Olhares para a Aprendizagem Mediada por Tecnologias

Autor: Adriano Araújo do Nascimento

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

A Afroetnomatemática na Educação Básica: Uma Proposta de Abordar a Cultura Africana por meio da Utilização de Jogos na Sala de Aula

Autor: Celso Pinheiro Correia

Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna

Saberes Populares da Etnomatemática numa Cosmovisão Africana: Contribuições à Etnociência

Autor: Cleiton da Silva Resplande

Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz

Geometria Espacial: A Aprendizagem Através de Diferentes Recursos Didáticos

Autora: Ednara Alves da Silva Paula

Orientador: Bruno Matos Vieira

Abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências na EJA do Município de Barra de Piraí

Autor: Eli Felipe de Magalhães

Orientador: Marco Antonio de Moraes

Um Caso Particular de Números Irracionais Estudado por Licenciandos de Matemática

Autora: Isabela Alcantara do Nascimento

Orientadora: Dora Soraia Kindel

A Importância do Conhecimento da Trigonometria Esférica na Formação do Bacharel em Ciências Náuticas

Autor: César Dias Quintana

Orientadora: Sílvia Moreira Goulart

Ensino de Análise Combinatória no Ensino Fundamental II: Uma Proposta Pedagógica com Materiais Manipuláveis

Autora: Thayná Damasceno Silva

Orientadora: Luiza Alves de Oliveira

O Processo de Construção de um Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista

Autora:  Amália Bichara Guimarães

Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto

Fundamentos para Uma Proposta de Ensino Histórico-Crítica Sobre Energia Nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)

Autor: Israel Silva Figueira

Orientador: Claudio Maia Porto

O Jogo “Batalha Cerebral” como Ferramenta Pedagógica Para o Ensino do Sistema Nervoso

Autora: Laid Jane Conceição Novaes

Orientadora: Luiza Alves de Oliveira

A utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médio.

Autora: Valdicélia de Oliveira Chaves

Orientadora: Silvia Moreira Goulart

2021

A Etnomatemática dos Pescadores Artesanais da Ilha da Madeira – Itaguaí (RJ): Uma Proposta de Preservação da Identidade Cultural em Uma Escola Municipal Local

Autor:  Yago Casimiro Cardoso

Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna

O Corpo e a Escola: O Ensino para Além de Um Corpo Biológico

Autora: Marcella Pereira Barbosa Guimarães

Orientadora: Ligia Machado

História e filosofia da Ciência e natureza da Ciência: uma proposta de inserção da temática no ensino médio utilizando as leis da Termodinâmica

Autor: Nei Rogerio Rezende

Orientador: Claudio Maia Porto

O que dizem os professores sobre o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental: pensando a interdisciplinaridade necessária

Autor: Manoel Francisco de Melo Dias

Orientador: Ana Cristina Souza dos Santos

Ilustração botânica: uma proposta de sinergia entre Ciência e Arte para a educação em ciências

Autora: Fernanda Guilherme Pereira Soares

Orientador: Bruno Matos Vieira

Educação não formal e a construção do saber docente no ensino de Química: contribuições do Museu de Solos do Brasil.

Autora: Carla Dornella Tressa Caldas

Orientadora: Ana Cristina Souza dos Santos

2022

ETNOMATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA ILHA DA MARAMBAIA EM MANGARATIBA-RJ: CONEXÕES ENTRE O ARTESANATO LOCAL E A PRÁTICA ESCOLAR

Autor: Cristiano Gomes de Oliveira

Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna

Licenciandos e professores de matemática interagindo no VMTcG em atividades de semelhança

Autor: Cristiano de Souza Brito

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

PRÁTICAS DOCENTES E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO PANDÊMICO: REFLEXÕES SOBRE NARRATIVAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CLASSES POPULARES

Autora: Suele Máximo Furtado

Orientadora: Luiza Alves de Oliveira

A POLISSEMIA DO CONCEITO VIDA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DIÁLOGO ENTRE O POPULAR E O CIENTÍFICO

Autor: Danilo Mota Gomes

Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca

Biologia e Poesia no Mesmo Caderno: Diálogo entre Linguagem Científica e Linguagem Literária

Autor: Vitor Tarcisio Loureiro

Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado

PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autora: Ingrid da Silva de Oliveira

Orientador: Bruno Matos Vieira

CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA -TRANSFORMADORA: TEMAS GERADORES COMO PONTES ENTRE TRILHA ECOLÓGICA E ESCOLA

Autora: Bárbara de Fátima Rodrigues Silva

Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autora: Georja Alexandra Rocha da Silva

Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto

2023

Uso da Torre de Hanói em uma dinâmica remota incluindo dispositivos móveis

Autora: Larissa de Almeida Reis

Orientador: Marcelo Almeida Bairral

Postado em 02/02/2015 - 12:33 - Atualizado em 21/03/2023 - 22:27

Últimas Notícias

Resultado final do processo seletivo do mestrado do PPGEduCIMAT (2023).

Resultado final do processo seletivo do mestrado do PPGEduCIMAT (2023).

29/03/2023

Resultado da análise do pré-projeto e da defesa oral do pré-projeto

Resultado da análise do pré-projeto e da defesa oral do pré-projeto.

22/03/2023

Resultado da prova escrita do processo seletivo do Mestrado do PPGEduCIMAT (2023).

Resultado da prova escrita do processo seletivo do Mestrado do PPGEduCIMAT (2023).

14/03/2023

Divulgação do parecer da Comissão de Heteroidentificação (pretos, pardos e indígenas) e Multiprofissional (PCDs) de Ingresso

Parecer da Comissão de Heteroidentificação (pretos, pardos e indígenas) e Multiprofissional (PCDs) de Ingresso.

27/02/2023

Informações sobre a prova escrita para a seleção do mestrado (2023)

A prova escrita objetiva avaliar a capacidade de articulação (coerente, atualizada, criativa e crítica) de aspectos teóricos que fundamentam a leia mais

24/02/2023

Inscrições homologadas edital 2023 PPGEduCIMAT

Inscrições homologadas edital 2023 PPGEduCIMAT.

13/02/2023

mais notícias

Skip to content