Dissertações
2017
Autor: Marcos Paulo Henrique
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Comparação de Sequências: Uma Proposta para Conceituar Logaritmos e Descobrir suas Propriedades
Autora: Daniela Vieira Mendes da Silva
Orientadora: Dora Soraia Kindel
A Educação de Jovens e Adultos: Histórico, Panorama e Proposta de Intervenção Pedagógica por meio do Lúdico
Autora: Luciana Lima de Albuquerque da Veiga
Orientador: Frederico Alan de Oliveira da Cruz
Do Concreto ao Abstrato: Construindo Conceitos Basilares em Física
Autora: Natália Alves Machado
Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz
Dialogando sobre origem da Vida e Evolução Biológica a partir de Obstáculos Epstemológicos: Uma Análise dos Processos de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental
Autora: Édyla Silva de Andrade
Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca
Trilhas Ecológicas Educativas em Espaços Não Formais no Parque Natural Municipal do Curió – Paracambi, RJ
Autora: Cilene de Souza Silva Freitas
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Justificativas e Argumentações no Aprendizado de Quadriláteros: Uma Intervenção com Papel, Lápis e Dispositivos Móveis
Autora: Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Processo de Mudança na Práxis Pedagógica de Professores nas Escolas Atendidas pelo NTE-Campo Grande, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro: Desafios do Mediador Pedagógico
Autor: Fábio Mariano Pereira
Orientadora: Silvia Moreira Goulart
Proposta de Abordagem Temática com Enfoque CTS no Ensino de Física: Produção de Energia Elétrica
Autora: Lidiane Benites de Campos
Orientador: Cláudio Maia Porto
Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro: Reflexões sobre a Disciplina Biologia
Autora: Gisele Lopes dos Santos
Orientadora: Daniele Lima Tavares
Reflexões sobre o Surgimento do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Âmbito do Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) com a Contribuição de Mapas Conceituais
Autora: Roberta Barra Pimentel Lã
Orientadora: Daniele Lima Tavares
Função: Concepções e Estratégias de Estudantes da 1ª Série do Ensino Médio na Exploração de Tabelas
Autora: Sarai Oliveira Silva
Orientadora: Dora Soraia Kindel
Construção de uma Proposta para o Ensino de Química Pautada na Problematização e na Reflexão sobre o Papel da Experimentação
Autora: Julia Maria Rezende Zão
Orientadora: Ana Cristina Souza Santos
Educação em Espaço Não-Formal: Uma Análise da Percepção de Professores do Ensino Fundamental
Autor: Weslei Augusto Aguiar de Sousa
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Articulando Ensino de Ciências e Alfabetização em Uma Turma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Contribuições de Uma Sequência Didática Sobre o Tema Astronomia
Autora: Adriene da Silva Carvalho
Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado
2018
Sensibilização para Existência dos Números Irracionais
Autora: Rute Ribeiro Meireles Rocha
Orientadora: Dora Soraia Kindel
Histórias para Contar Ciências: Possibilidades Lúdicas para a Alfabetização Científica
Autora: Cassia Viana
Orientador: Marco Antonio de Moraes
Utilização do GeoGebra, de Smartphone e de Reflexões Escritas na Construção de Conceitos Relacionados a Retas Paralelas Cortadas por Uma Transversal
Autora: Rayanne Coelho Borges Correia Duarte
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Currículo Narrativo e Histórias de Vida: Construção de Conhecimentos a Respeito dos Seres Vivos no Ensino Fundamental
Autor: Danilo Pereira de Souza
Orientadora: Daniele Aparecida de Lima Tavares
Conhecendo as Deficiências para Ensinar Física: Uma Proposta Baseada na CAA
Autora: Ana Carolina Lucena Dias
Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz
Relações Epistemológicas e Metodológicas na Abordagem do Tema Saúde no Ensino Médio
Autora: Elen da Silva Evangelista Fava
Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado
O uso da Fotografia e a Percepção Ambiental: A Educação Ambiental Através de Uma Sequência Didática
Autora: Gilmara Ferreira Alvim
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Conhecimentos Populares dos Alunos como Referência para o Ensino de Botânica no Ensino Médio
Autor: João Carlos Raguzzoni Lopes
Orientadora: Lana Cláudia de Souza Fonseca
O papel da Feira de Ciências na Alfabetização Científica: Uma Análise a partir da Experiência de Uma Escola Estadual do Sul Fluminense
Autor: Paulo Mariano Santos Filho
Orientadora: Ana Cristina Souza dos Santos
Pensando o Sentido das Aulas Práticas de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Limites e Possibilidades
Autora: Vanessa de Oliveira Sena
Orientadora: Sílvia Moreira Goulart
2019
Materiais Curriculares Educativos e Formação Continuada de Docente da Matemática
Autora: Darling Domingos Arquieres
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Estudantes do 9.º Ano do Ensino Fundamental Explorando Situações com os Números Irracionais Pi e Phi
Autor: Fernando da Rocha da Silva
Orientadora: Dora Soraia Kindel
Evidenciando Indícios de Aprendizagem Significativa: Contribuições de Uma Organização Sequencial Didática sobre Grupos Sanguíneos em Uma Turma do 8.º Ano do Ensino Fundamental
Autora: Daniele da Costa Marçal Oleinik
Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado
Arquitetando com Alunos do Ensino Médio Argumentos sobre Quadriláteros em um Ambiente Virtual com GeoGebra
Autor: Felipe de Jesus Ribeiro Marques
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Conhecendo e Explorando Materiais Manipuláveis: Uma Perspectiva para Um Laboratório de Educação Matemática no CEDERJ
Autora: Neiva Ferreira Alves
Orientadora: Dora Soraia Kindel
Transformar Informação em Formação na Problematização da Gravidez na Adolescência
Autora: Flávia Cristina Flores da Silva
Orientador: Marco Antonio de Moraes
Formação Continuada de Professores em Ensino de Biologia: Análise de Um curso Online e Suas Interfaces em Um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor: Ranlig Carvalho de Medeiros
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Implantação de Um Sistema Agroflorestal em Uma Escola de Ensino Médio: Uma Análise sobre Políticas Curriculares e Suas Implicações no Cotidiano Escolar
Autora: Eni Jose Gomes Singh
Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca
Construindo Conhecimento Com a Horta Escolar em Uma Perspectiva Interdisciplinar
Autora: Patrícia Carla Vieira Romão Botelho
Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado
Inserção do Tema de Física Nuclear no Ensino Médio: Desconstruindo e Construindo um Novo Olhar sobre Radioatividade e Energia Nuclear
Autor: Gilberg Pereira da Silva
Orientador: Cláudio Maia Porto
2020
Ensino de Função Polinomial do 1º Grau em Uma Turma do 9º ano: Alguns Olhares para a Aprendizagem Mediada por Tecnologias
Autor: Adriano Araújo do Nascimento
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
A Afroetnomatemática na Educação Básica: Uma Proposta de Abordar a Cultura Africana por meio da Utilização de Jogos na Sala de Aula
Autor: Celso Pinheiro Correia
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
Saberes Populares da Etnomatemática numa Cosmovisão Africana: Contribuições à Etnociência
Autor: Cleiton da Silva Resplande
Orientador: Frederico Alan de Oliveira Cruz
Geometria Espacial: A Aprendizagem Através de Diferentes Recursos Didáticos
Autora: Ednara Alves da Silva Paula
Orientador: Bruno Matos Vieira
Abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências na EJA do Município de Barra de Piraí
Autor: Eli Felipe de Magalhães
Orientador: Marco Antonio de Moraes
Um Caso Particular de Números Irracionais Estudado por Licenciandos de Matemática
Autora: Isabela Alcantara do Nascimento
Orientadora: Dora Soraia Kindel
A Importância do Conhecimento da Trigonometria Esférica na Formação do Bacharel em Ciências Náuticas
Autor: César Dias Quintana
Orientadora: Sílvia Moreira Goulart
Ensino de Análise Combinatória no Ensino Fundamental II: Uma Proposta Pedagógica com Materiais Manipuláveis
Autora: Thayná Damasceno Silva
Orientadora: Luiza Alves de Oliveira
O Processo de Construção de um Material Educacional na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva para um Aluno Autista
Autora: Amália Bichara Guimarães
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Fundamentos para Uma Proposta de Ensino Histórico-Crítica Sobre Energia Nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Autor: Israel Silva Figueira
Orientador: Claudio Maia Porto
O Jogo “Batalha Cerebral” como Ferramenta Pedagógica Para o Ensino do Sistema Nervoso
Autora: Laid Jane Conceição Novaes
Orientadora: Luiza Alves de Oliveira
Autora: Valdicélia de Oliveira Chaves
Orientadora: Silvia Moreira Goulart
2021
A Etnomatemática dos Pescadores Artesanais da Ilha da Madeira – Itaguaí (RJ): Uma Proposta de Preservação da Identidade Cultural em Uma Escola Municipal Local
Autor: Yago Casimiro Cardoso
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
O Corpo e a Escola: O Ensino para Além de Um Corpo Biológico
Autora: Marcella Pereira Barbosa Guimarães
Orientadora: Ligia Machado
Autor: Nei Rogerio Rezende
Orientador: Claudio Maia Porto
Autor: Manoel Francisco de Melo Dias
Orientador: Ana Cristina Souza dos Santos
Ilustração botânica: uma proposta de sinergia entre Ciência e Arte para a educação em ciências
Autora: Fernanda Guilherme Pereira Soares
Orientador: Bruno Matos Vieira
Autora: Carla Dornella Tressa Caldas
Orientadora: Ana Cristina Souza dos Santos
2022
Autor: Cristiano Gomes de Oliveira
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
Licenciandos e professores de matemática interagindo no VMTcG em atividades de semelhança
Autor: Cristiano de Souza Brito
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Autora: Suele Máximo Furtado
Orientadora: Luiza Alves de Oliveira
A POLISSEMIA DO CONCEITO VIDA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DIÁLOGO ENTRE O POPULAR E O CIENTÍFICO
Autor: Danilo Mota Gomes
Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca
Biologia e Poesia no Mesmo Caderno: Diálogo entre Linguagem Científica e Linguagem Literária
Autor: Vitor Tarcisio Loureiro
Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado
PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Autora: Ingrid da Silva de Oliveira
Orientador: Bruno Matos Vieira
Autora: Bárbara de Fátima Rodrigues Silva
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Autora: Georja Alexandra Rocha da Silva
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
2023
Uso da Torre de Hanói em uma dinâmica remota incluindo dispositivos móveis
Autora: Larissa de Almeida Reis
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
Autora: Jéssica Ferreira Abreu
Orientadora: Lígia Cristina Ferreira Machado
Autora: Mariana da Silva Soriano.
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
Autora: Lorrayne Ferreira dos Santos de Paula
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Autora: Rosemeiry da Silva Pinto Cavalcante
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
A inclusão de estudantes surdos nas aulas de matemática no ensino superior.
Autora: Tayna da Silva Vieira
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Autor: Calvim Costa
Orientador: Márcio de Albuquerque Vianna
Autora: Amanda Nogueira Lessa
Orientador: Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Autor: Kylderi Lima dos Santos Domingos
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Caderno de atividades, alfabetização ambiental e científica: perspectivas cidadãs na escola.
Autora: Fernanda Soton Ferreira Salles
Orientadora: Ligia Cristina Ferreira Machado
Autor: Rafael Belo de Souza
Orientadora: Silvia Moreira Goulart
Funções Trigonométricas pelo olhar de licenciandos de Matemática com o uso do GeoGebra.
Autora: Joyce dos Santos Vergilio
Orientadora: Dora Soraya Kindel
Biolinguagens: uma proposta de ensino transdisciplinar no Ensino Médio.
Autor: Daniel Ferreira Silva
Orientadora: Luiza Alves de Oliveira
Autor: Arly Gautama Rodrigues e Silva
Orientadora: Silvia Moreira Goulart
Autora: Karine Gomes dos Anjos Magno
Orientadora: Viviane Morcelle de Almeida
Autora: Denise da Silva Vasconcellos
Orientadora: Lana Claudia de Souza Fonseca
MATERNAGEM NAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA EM UM BLOG
Autora: Elizabeth Souza Carneiro
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Autor: Fabio Cardoso Marinho
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
VÍDEOS DE ANIMAÇÃO STOP MOTION: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autora: Isabela Souza Pereira
Orientador: Bruno Matos Vieira
Autora: Janaína de Souza Santos
Orientador: Bruno Matos Vieira
Autor: José Ricardo Lopes da Silva
Orientadora: Zilene Moreira Pereira Soares
Autora: Karina Paulino da Silva
Orientadora: Gisela Maria da Fonseca Pinto
Autor: Bruno Mendes da Costa Madureira
Orientador: Marcelo Almeida Bairral
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO: OLHARES ATRAVÉS DA DOBRADURA
Autora: Cristina Mayumi Hamada
Orientadora: Dora Soraya Kindel
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O ENSINO BILÍNGUE DE ASTRONOMIA
Autora: Vanessa Cristina da Silva Ferreira
Orientadora: Viviane Morcelle de Almeida