Corpo Docente Perfil

JOSÉ COSTA D’ASSUNÇÃO BARROS (Doutor em História – UFF)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduado em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, História da Música, História da Literatura, História da Cidade, Cinema-História, História das Desigualdades e Diferenças. Na área de Música, tem desenvolvido trabalhos na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 22 livros e cerca de cento e cinqüenta artigos, trinta dos quais em revistas internacionais de países como Portugal, Espanha, Itália, Dinamarca, México, Canadá. Entre os livros publicados, destacam-se: “O Campo da História”, “Cidade e História”, “O Projeto de Pesquisa em História”, “Raízes da Música Brasileira”, “Teoria da História”, em cinco volumes, “A Construção Social da Cor”, “O Tempo dos Historiadores”, “Interdisciplinaridade”, “Fontes Históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos” (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no exterior). Organizou o livro coletivo “Cinema-História”. Participa do Conselho Consultivo ou do corpo de pareceristas de vários periódicos acadêmicos, inclusive no exterior. É coordenador do laboratório de pesquisas LAPETHI – Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de Interesse: Teoria e Historiografia, História Cultural, História da Arte, História da Música, Cinema-História, História da Literatura, Identidades

Projetos de pesquisa em andamento:

Escrita da História no Brasil: contribuição para um mapeamento da historiografia produzida no Rio de Janeiro

A Escrita da História e suas possibilidades de renovação a partir de novas interdisciplinaridades (Música, Cinema, Literatura, Novas Mídias)