Corpo Docente Perfil

FABIO KOIFMAN (Doutor em História – UFRJ)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Apresentação:

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde leciona nas graduações de História e de Relações Internacionais. Atua e pesquisa nas áreas de História Contemporânea, História das Relações Internacionais, História do Brasil República, História da Política Externa Brasileira, Estado Novo Brasileiro, Imigração, Controle de Entrada de Estrangeiros no Brasil.

Linha de Pesquisa:

Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de Interesse:

Estado Novo Brasileiro, Pensamento Autoritário no Brasil, Imigração, Política Imigratória, Controle de Entrada de Estrangeiros.

Projetos de pesquisa em andamento:

O Estado, os intelectuais e a política imigratória no Primeiro Governo Vargas (1930-1945).

Uma abordagem histórica da atribuída ação de ajuda humanitária ocorrida no consulado do Brasil em Hamburgo (1938-1939)