Corpo Docente Perfil

CAROLINA GUAL DA SILVA (Doutora em História Cultural – Unicamp)

Permanente

Acessar Currículo Lattes

Permanente

carolgual@gmail.com

Apresentação:

Carolina Gual da Silva é graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP, 2008) e doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2016), com estágio na Université Paris 1-Sorbonne e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2012-2013). É professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2020). É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Medievais e também integrante do Laboratório de Mundos Ibéricos (LAMI) e do Núcleo de Estudos sobre Narrativas e Medievalismos (LINHAS).

Linha de Pesquisa:

Relações de poder, Linguagens e História Intelectual

Áreas de interesse:

História Medieval; Relações de Gênero na Idade Média; História e Literatura na Idade Média; Direito Canônico Medieval e Multinormatividade; Idade Média Global e Conectada; Relações entre Cristãos e Muçulmanos nos mundos medievais; História Pública da Idade Média

Projetos em andamento:

Circulação de normas e formas de comunicação no espaço mediterrânico; Relações de gênero e literaturas medievais: os lugares femininos entre os séculos XII-XIII