Corpo Docente Perfil

L3 – Paulo Lourenço Domingues
E-mail Lattes

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP, em Administração pela Universidade Católica de Santos e graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia (FATEC-SP), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1998) e Doutorado em Sociologia pela USP (2006). Atualmente, é Professor Associado na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), no campus de Três Rios (RJ). Leciona no curso de Bacharelado em Administração do Instituto Três Rios., é líder do grupo de pesquisa denominado Organizações e Pessoas: Trabalho, Gestão e Sustentabilidade (ITR – UFRRJ). Possui experiência na área de segurança do trabalho, gestão de pessoas, cooperativismo e associativismo, qualidade de vida e stress no trabalho. Foi professor permanente do Mestrado Acadêmico em Administração da UFRRJ,sendo responsável pela disciplina relacionada ao estudo da qualidade de vida no trabalho (QVT) e do stress ocupacional no Mestrado. Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE) da UFRRJ. Tem dedicado atualmente especial atenção aos temas da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), causas e consequências do stress ocupacional (adoecimento, burnout, entre outros), bem como políticas organizacionais voltadas para a qualidade de vida e o stress no trabalho. É autor de 7 livros (um no prelo) e de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Além do Brasil, publicou artigos ou capítulos na Espanha, Argentina, Estados Unidos e Europa. Também têm participado de importantes congressos nacionais e internacionais. A nível internacional participou do I Congreso Argentino y Latinoamericano de Derechos Humanos em 2007 na cidade de Rosário – Argentina; do SOCIAL WORK SOCIAL DEVELOPMENT 2012: ACTION AND IMPACT, 2012, na cidade de Estocolmo – Suécia; do 7 Annual Internacional Conference on Sociology, na cidade de Atenas – Grécia em 2013; do congresso From Decoupling to Entanglement. Workshop on the Formal and the Informal in Law, Institutions and Economy, 2013, realizado no prestigioso colégio de sociologia de Varsóvia, na Polônia; do ALAS (Associación LatinoAmericana de Sociología), 2015, na cidade de San José, Costa Rica; do XIII Congreso Estatal y I Iberoamericano de Trabajo Social, 2017 realizado em Mérida.na Espanha; do 13 Conference of The European Academy of Occupational Health Psychology, 2018, realizado em Lisboa, Portugal; do International Society for the Study of Work and Organizational Values, 2018, ISSWOV 2018, realizado em Trieste, na Itália. Apresentou trabalho no Work, Stress and Health Conference, realizado na Filadélfia (Pensilvânia, Estados Unidos) em 2019. Fez a palestra de abertura do I Seminário Internacional ?Saúde e Trabalho na Contemporaneidade: Diálogos entre Portugal e Brasil, da Universidade Lusófona do Porto (Portugal) em convênio com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Apresentou trabalho no Work, Stress and Health Conference (Estados Unidos) em 2021. Apresentou trabalho no Boston Conference (2017), realizado na universidade de HARVARD (Estados Unidos) e participou de cursos/congressos na área do stress da Universidade de HARVARD (Estados Unidos) em 2019, 2020 e 2021.

ORCID: 0000-0002-4958-4989