Silvicultura e Manejo Florestal

A área de concentração em Silvicultura e Manejo Florestal tem como objetivo a capacitação do pós-graduando em Ciências Ambientais e Florestais para o correto planejamento, implantação, condução e uso de florestas, visando a agregação de valores socioeconômicos nos mais diversos produtos e subprodutos da floresta, desenvolvendo e aplicando novas tecnologias, que despontem como alternativa econômica, social e ambientalmente correta.


A Silvicultura, enquanto parte da Engenharia Florestal, é a responsável pela produção primária da floresta. Esta ramificação da Engenharia Florestal caracteriza-se como uma atividade econômica altamente rentável e, em determinados países da Europa, por exemplo, contribui com mais de 50% do PIB. No Brasil, grandes indústrias têm se instalado nas últimas décadas gerando empregos e demanda por profissionais qualificados e para o desenvolvimento de pesquisa que atenda as crescentes inovações tecnológicas que são exigidas para a manutenção e conquista de novos mercados.


Pode-se dizer que um pequeno e restrito grupo de Instituições e de pesquisadores são responsáveis pela produção científica do Brasil nesta área, apesar da mesma ser abrangente. Assim, diante deste universo, ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas acerca do conhecimento.

Linha 1: Produção de mudas e formação de povoamentos florestais

Descrição:

Esta linha engloba estudos de produção de mudas de eucalipto, espécies arbóreas para restauração florestal e arborização urbana, envolvendo principalmente estudos sobre recipientes, de componentes de substratos e interação microrganismos – plantas. Envolve também as pesquisas relacionadas ao planejamento, a implantação e os tratos culturais para a formação dos povoamentos florestais. No planejamento estuda-se aspectos relacionados ao uso do geoprocessamento, conhecimento das características e manejo dos solos e aplicação das técnicas silviculturais, como espaçamento e preparo do solo. A implantação envolve estudos de adubação e qualidade das mudas. Em relação aos tratos culturais as pesquisas são focadas em controle de plantas daninhas e a ciclagem de nutrientes.

Projetos:

1) Recipiente e componentes de substrato para a produção de mudas florestais e adubação de plantios de espécies arbóreas.

2) Controle de plantas daninhas visando formação de povoamentos para restauração florestal.

3) Uso e manejo de solos florestais.

Linha 2: Mensuração e Manejo Florestal

Descrição:

Esta linha de pesquisa visa realizar estudos científicos sobre dendrometria, inventário, economia, planejamento e manejo florestal, desenvolvendo projetos nos temas estatística, modelagem, crescimento, produção, biomassa, carbono, geoestatística e geotecnologias na mensuração e manejo dos recursos de florestas plantadas e nativas.

Projetos:

1)  Geoestatística aplicada aos recursos florestais.

2)  Modelagem aplicada a florestas plantadas e nativas.

3) Geotecnologias aplicada aos recursos ambientais e florestais.

Postado em 20/02/2022 - 03:40 - Atualizado em 25/02/2022 - 13:18