A Extensão Universitária é a atividade acadêmica que integra os aprendizados gerados em sala de aula, o desenvolvimento da pesquisa e a interação com diversas comunidades externas e internas às instituições de ensino superior. As ações de extensão são de natureza interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Tem um caráter dinâmico e estão apoiadas no encontro de diversos saberes, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.
O curso de jornalismo da UFRRJ entende que a comunicação e a prática do jornalismo têm uma forte vocação extensionista. Através das ações de extensão, desenvolvidas por professores e alunos, o eixo de aprendizado coletivo e implicado, amplia a relação professor/aluno para a professor/aluno/comunidade. Além disso, a atividade da extensão se constitui como espaço criativo para que os alunos de jornalismo desenvolvam habilidades profissionais com um olhar social e responsivo.
Responsável: Ivana Barreto
O Observatório de Mídia está voltado para a leitura crítica da mídia e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos diferentes meios e para o exercício crítico de professores e alunos. O projeto é realizado através de um blog enquanto espaço jornalístico de análise, reflexão e crítica da mídia, constitui também uma forma de colocar em prática o conhecimento adquirido pelos discentes do Curso, possibilitando o desenvolvimento da visão crítica da realidade e do desenvolvimento intelectual do estudante, capacitando-o a propor mudanças.
Responsável: Rejane Moreira
Este projeto elabora e ministra oficinas de leituras críticas de mídia, no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ. As oficinas acontecem de modo ininterrupto, desde 2018, e acolhem alunos e comunitários que circulam no CAC. Com a pandemia do COVID-19 , em 2020, realizamos de forma remota as oficinas e buscamos salientar, nas propostas das leituras efetuadas, os diversos modos de representar as minorias a partir do audiovisual e da literatura. Apostamos que a mídia, como ambiente, ferramenta e rede, constrói e reproduz identidades, memórias e vínculos sociais. Nosso público-alvo são alunos da rede pública de ensino de Seropédica, adolescentes e os mais diversos públicos que circulam no CAC.
Responsável: Alessandra de Carvalho
Considerando que há importante quantidade de informação científica produzida em nossa Universidade, e que pode ser distribuída em linguagem acessível ao público externo, nossa proposta é a criação de um espaço de formação em divulgação científica para discentes e servidores atuantes em projetos de extensão e pesquisa como semente para a ampliação de estratégias de comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Projeto iniciado em fevereiro de 2023, com bolsa de extensão Biext/UFRRJ, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão sob o número PJ005-2023
Responsável: Simone Orlando
O projeto HEADLINE é uma proposta de ‘curadoria de notícias’ voltada ao trabalho de noticiar assuntos de interesse público, a partir da reescrita de matérias que já circulam no inventário de temas das mídias profissionais do main stream brasileiro e internacional. Sob a coordenação e supervisão da professora Simone Orlando, a iniciativa saiu do papel em julho de 2022, com a turma da disciplina obrigatória de Jornalismo Hipermídia, para o semestre 2022-1. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 650 notícias e já passaram pelo projeto mais de 80 alunos do curso de jornalismo, entre estagiários voluntários selecionados, estudantes de disciplinas obrigatórias e optativas e alunos no cumprimento da atividade acadêmica estágio obrigatório supervisionado. O Headline pode ser lido e acessado no link: https://www.instagram.com/headline.ufrrj/ O projeto é inscrito e aprovado como projeto de extensão na universidade sob o número PD012-2022.
A proposta do PORTAL DOS GRUPOS PET, produto informativo-jornalístico criado em 2018 e em vigor até hoje, é reunir informações sobre os 14 grupos PET da UFRRJ, através da visibilização das ações desses grupos, via site vinculado à página da Prograd UFRRJ, no domínio https://r1.ufrrj.br/grupospetrural/. Nesse site, criado e idealizado pela equipe do grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM e coordenado pela professora Simone Orlando (tutora do grupo), propomos sintetizar informações relevantes sobre cada grupo, explicar sobre o programa em sua base e memória no MEC/ UFRRJ, apresentar o FÓRUM PET e o CLAA e produzir reportagens relevantes sobre a temática PET. Disponibilizamos também dados de contato e remediamos conteúdo para as redes sociais dos respectivos grupos, através do instagram https://www.instagram.com/grupospetrural/. Diversos estudantes de jornalismo já participaram da produção de conteúdo tanto para o site como para o instagram do projeto, tanto na função de estagiários voluntários como no cumprimento da atividade acadêmica estágio obrigatório supervisionado. O produto está inscrito na Universidade como extensão sob o número PD011-2022.
A proposta desse projeto é o desenvolvimento de um canal de produção de podcasts (plataforma Spotfy), idealizado e estruturado pelo grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM, para fins de divulgação de conteúdo literário, científico-acadêmico e jornalístico, em mídia sonora. Esse projeto teve início em 2021, durante a pandemia. Ainda é uma iniciativa embrionária, que conta, atualmente, com a coordenação de dois petianos e estudantes de jornalismo. A ideia é usar o meio para divulgar formatos como rádio-reportagens, contos, audiobooks, talk shows. O produto pode ser encontrado no link: https://open.spotify.com/show/5vnmezlh5FmkZPlXfXr1WK. A proposta foi registrada na Universidade como produto de extensão sob o número PD016-2022.
Responsável: Ana Lúcia Vaz
Este projeto tem como objetivo revisar e atualizar o texto original do livro para publicação em capítulos em site ou blog de modo a viabilizar o debate e atualização permanente dos conceitos apresentados.
Responsável: Flora Daemon
O projeto propõe uma intervenção social visando reduzir a reincidência da criminalidade juvenil em dois grupos: jovens autores de atos infracionais que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD/Niterói e egressos do sistema socioeducativo que vivenciam processos contínuos de exposição à violência em comunidades do município. No CRIAAD e nas comunidades serão usadas ferramentas de comunicação e cultura como base em tecnologia social inovadora que se fundamenta na concepção de projeto de vida (VELHO, 1994) para oferecer instrumentos capazes de romper com o ciclo violento e com a “profecia autorrealizável”, pela qual esses jovens se tornam criminosos por não terem alternativas de transformação de suas vidas.
Responsáveis: José Ferrão e Sandra Garcia
Voltado para a comunidade acadêmica e para interessados de fora da Universidade, o Projeto se realiza em oficinas de produção criativa de textos para posterior veiculação em podcasts. Visa a um público diversificado, oriundo de diferentes áreas do conhecimento, que queira aprender técnicas criativas de produção textual de conteúdos variados. Emprega recursos narrativos jornalísticos e ficcionais, passeia por diversos gêneros e formatos e incentiva a experimentação. As oficinas ocorrem em modo remoto e contínuo, durante o semestre letivo, e têm carga horária de 2 horas semanais. Iniciado em 2021.
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Responsável: Rejane Moreira
O projeto tem como objetivo a reconstrução do site www.patrimoniocultural.uff.br que é fruto das iniciativas do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná, ação de extensão da UFF realizada ao longo de uma década (2008 – 2018), da qual o curso de jornalismo da UFRRJ é parceiro. Tal ação contribuiu com a formação continuada de dezenas de educadores de Oriximiná e fomentou diversas práticas de salvaguarda do patrimônio cultural local suscitadas pela abordagem da etnoeducacão. Todo esse material, que hoje se encontra armazenado em nossos arquivos, merece tratamento e alguns deles foram disponibilizados ao público em geral. Neste sentido, o projeto pretende requalificar o site para difundir essa exitosa experiência em etnoeducação.
Projeto encerrado em 2022.
Responsáveis: Alessandra de Carvalho, Ana Lúcia Vaz, Cecília Figueiredo, Ivana Barreto e Rejane Moreira
A proposta deste blog jornalístico é contar histórias que tornem mais próximo do público a realidade da fome, as ações de solidariedade e as estratégias dos sujeitos. Também pretendemos, na medida de nossa capacidade, fazer um jornalismo que procure as brechas por onde os sujeitos criam saídas e alternativas. Nossa equipe é composta por professoras e alunas do curso de jornalismo e busca contar histórias de pessoas que atuam em suas realidades e buscam transformá-las.
Projeto encerrado em 2021
Responsáveis: Alessandra Carvalho, Cecília Figueiredo e Sandra Garcia
O projeto “Quem produz a comida de verdade: histórias de vida na agricultura familiar na região serrana do Vale do Paraíba” tem como objetivo apresentar perfis de trabalhadores e trabalhadoras que lidam com a terra e produzem os alimentos que chegam nas casas de Miguel Pereira e municípios do entorno. O perfil jornalístico é um formato narrativo que conta a história das pessoas seja de forma cronológica ou ressaltando um aspecto de sua vida. A intenção do projeto é registrar as vivências de agricultores e agricultoras familiares em depoimentos e fotos como forma de visibilizar e enaltecer o trabalho realizado por eles. Dessa forma, vamos criar um acervo de memória das pessoas que têm a vida rural como meio de sobrevivência.
Projeto encerrado em 2022
Postado em 23/07/2021 - 18:49 - Atualizado em 15/04/2023 - 10:25
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