O que é a Extensão Universitária:

A Extensão Universitária é a atividade acadêmica que integra os aprendizados gerados em sala de aula, o desenvolvimento da pesquisa e a interação com diversas comunidades externas e internas às instituições de ensino superior. As ações de extensão são de natureza interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Tem um caráter dinâmico e estão apoiadas no encontro de diversos saberes, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento.

O curso de jornalismo da UFRRJ entende que a comunicação e a prática do jornalismo têm uma forte vocação extensionista. Através das ações de extensão, desenvolvidas por professores e alunos, o eixo de aprendizado coletivo e implicado, amplia a relação professor/aluno para a professor/aluno/comunidade. Além disso, a atividade da extensão se constitui como espaço criativo para que os alunos de jornalismo desenvolvam habilidades profissionais com um olhar social e responsivo.

Conheça os projetos de extensão do curso de jornalismo

Observatório de Mídia do Curso de Jornalismo da UFRRJ- blog

Responsável: Ivana Barreto

O Observatório de Mídia está voltado para a leitura crítica da mídia e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos diferentes meios e para o exercício crítico de professores e alunos. O projeto é realizado através de um blog enquanto espaço jornalístico de análise, reflexão e crítica da mídia, constitui também uma forma de colocar em prática o conhecimento adquirido pelos discentes do Curso, possibilitando o desenvolvimento da visão crítica da realidade e do desenvolvimento intelectual do estudante, capacitando-o a propor mudanças.

Educação Midiática no CAC a partir de oficinas de leituras críticas de mídia

Responsável: Rejane Moreira

Este projeto elabora e ministra oficinas de leituras críticas de mídia, no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ. As oficinas acontecem de modo ininterrupto, desde 2018, e acolhem alunos e comunitários que circulam no CAC.  Com a pandemia do COVID-19 , em 2020, realizamos de forma remota as oficinas e buscamos salientar, nas propostas das leituras efetuadas, os diversos modos de representar as minorias a partir do audiovisual e da literatura. Apostamos que a mídia, como ambiente, ferramenta e rede, constrói e reproduz identidades, memórias e vínculos sociais. Nosso público-alvo são alunos da rede pública de ensino de Seropédica, adolescentes e os mais diversos públicos que circulam no CAC.

Comunicação para a popularização da pesquisa produzida na UFRRJ

Responsável: Alessandra de Carvalho

Considerando que há importante quantidade de informação científica produzida em nossa Universidade, e que pode ser distribuída em linguagem acessível ao público externo, nossa proposta é a criação de um espaço de formação em divulgação científica para discentes e servidores atuantes em projetos de extensão e pesquisa como semente para a ampliação de estratégias de comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Projeto iniciado em fevereiro de 2023, com bolsa de extensão Biext/UFRRJ, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão sob o número PJ005-2023

Headline

Responsável: Simone Orlando

O projeto HEADLINE é uma proposta de ‘curadoria de notícias’ voltada ao trabalho de noticiar assuntos de interesse público, a partir da reescrita de matérias que já circulam no inventário de temas das mídias profissionais do main stream brasileiro e internacional.  Sob a coordenação e supervisão  da professora Simone Orlando, a iniciativa saiu do papel  em julho de 2022, com a turma da disciplina obrigatória de Jornalismo Hipermídia, para o semestre 2022-1. De lá pra cá, já foram publicadas mais de 650 notícias e já passaram pelo projeto mais de 80 alunos do curso de jornalismo, entre estagiários voluntários selecionados, estudantes de disciplinas obrigatórias e optativas e alunos no cumprimento da atividade acadêmica estágio obrigatório supervisionado. O Headline pode ser lido e acessado no link: https://www.instagram.com/headline.ufrrj/  O projeto é inscrito e aprovado como projeto de extensão na universidade sob o número PD012-2022.

Portal dos Grupos PET e Redes Sociais

Responsável: Simone Orlando

A proposta do PORTAL DOS GRUPOS PET, produto informativo-jornalístico criado em 2018 e em vigor até hoje, é reunir informações sobre os 14 grupos PET da UFRRJ, através da visibilização das ações desses grupos, via site vinculado à página da Prograd UFRRJ, no domínio https://r1.ufrrj.br/grupospetrural/. Nesse site, criado e idealizado pela equipe do grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM e coordenado pela professora Simone Orlando (tutora do grupo), propomos sintetizar informações relevantes sobre cada grupo, explicar sobre o programa em sua base e memória no MEC/ UFRRJ, apresentar o FÓRUM PET e o CLAA e produzir reportagens relevantes sobre a temática PET. Disponibilizamos também dados de contato e remediamos conteúdo para as redes sociais dos respectivos grupos, através do instagram https://www.instagram.com/grupospetrural/. Diversos estudantes de jornalismo já participaram da produção de conteúdo tanto para o site como para o instagram do projeto, tanto na função de estagiários voluntários como no cumprimento da atividade acadêmica estágio obrigatório supervisionado. O produto está inscrito na Universidade como extensão sob o número PD011-2022.

PETCast Dimensões

Responsável: Simone Orlando

A proposta desse projeto é o desenvolvimento de um canal de produção de podcasts (plataforma Spotfy), idealizado e estruturado pelo grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM, para fins de divulgação de conteúdo literário, científico-acadêmico e jornalístico, em mídia sonora. Esse projeto teve início em 2021, durante  a pandemia. Ainda é uma iniciativa  embrionária, que conta, atualmente, com a coordenação de dois petianos  e estudantes de jornalismo. A ideia é usar o meio para divulgar formatos como rádio-reportagens, contos, audiobooks, talk shows.  O produto pode ser encontrado no link: https://open.spotify.com/show/5vnmezlh5FmkZPlXfXr1WK. A proposta foi  registrada na Universidade como produto de extensão sob o número PD016-2022. 

Criação de plataforma interativa para divulgação do livro “Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística”

Responsável: Ana Lúcia Vaz

Este projeto tem como objetivo revisar e atualizar o texto original do livro para publicação em capítulos em site ou blog de modo a viabilizar o debate e atualização permanente dos conceitos apresentados.

Quem Sabe de Mim Sou Eu: consciência crítica, autonomia e inclusão produtiva de jovens em vulnerabilidade social

Responsável: Flora Daemon

O projeto propõe uma intervenção social visando reduzir a reincidência da criminalidade juvenil em dois grupos: jovens autores de atos infracionais que cumprem medidas socioeducativas no CRIAAD/Niterói e egressos do sistema socioeducativo que vivenciam processos contínuos de exposição à violência em comunidades do município. No CRIAAD e nas comunidades serão usadas ferramentas de comunicação e cultura como base em tecnologia social inovadora que se fundamenta na concepção de projeto de vida (VELHO, 1994) para oferecer instrumentos capazes de romper com o ciclo violento e com a “profecia autorrealizável”, pela qual esses jovens se tornam criminosos por não terem alternativas de transformação de suas vidas.

Produção de podcast e escrita criativa

Responsáveis: José Ferrão e Sandra Garcia

Voltado para a comunidade acadêmica e para interessados de fora da Universidade, o Projeto se realiza em oficinas de produção criativa de textos para posterior veiculação em podcasts. Visa a um público diversificado, oriundo de diferentes áreas do conhecimento, que queira aprender técnicas criativas de produção textual de conteúdos variados. Emprega recursos narrativos jornalísticos e ficcionais, passeia por diversos gêneros e formatos e incentiva a experimentação. As oficinas ocorrem em modo remoto e contínuo, durante o semestre letivo, e têm carga horária de 2 horas semanais. Iniciado em 2021.

.

Projetos concluídos

Patrimônio Cultural, Memória e comunicação: a reconstrução do site patrimoniocultural.uff

Responsável: Rejane Moreira

O projeto tem como objetivo a reconstrução do site www.patrimoniocultural.uff.br que é fruto das iniciativas do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná, ação de extensão da UFF realizada ao longo de uma década (2008 – 2018), da qual o curso de jornalismo da UFRRJ é parceiro. Tal ação contribuiu com a formação continuada de dezenas de educadores de Oriximiná e fomentou diversas práticas de salvaguarda do patrimônio cultural local suscitadas pela abordagem da etnoeducacão. Todo esse material, que hoje se encontra armazenado em nossos arquivos, merece tratamento e alguns deles foram disponibilizados ao público em geral. Neste sentido, o projeto pretende requalificar o site para difundir essa exitosa experiência em etnoeducação.

Projeto encerrado em 2022.

Blog A Horta

Responsáveis: Alessandra de Carvalho, Ana Lúcia Vaz, Cecília Figueiredo, Ivana Barreto e Rejane Moreira

A proposta deste blog jornalístico é contar histórias que tornem mais próximo do público a realidade da fome, as ações de solidariedade e as estratégias dos sujeitos. Também pretendemos, na medida de nossa capacidade, fazer um jornalismo que procure as brechas por onde os sujeitos criam saídas e alternativas. Nossa equipe é composta por professoras e alunas do curso de jornalismo e busca contar histórias de pessoas que atuam em suas realidades e buscam transformá-las.

Projeto encerrado em 2021

Quem produz comida de verdade

Responsáveis: Alessandra Carvalho, Cecília Figueiredo e Sandra Garcia

O projeto “Quem produz a comida de verdade: histórias de vida na agricultura familiar na região serrana do Vale do Paraíba” tem como objetivo apresentar perfis de trabalhadores e trabalhadoras que lidam com a terra e produzem os alimentos que chegam nas casas de Miguel Pereira e municípios do entorno. O perfil jornalístico é um formato narrativo que conta a história das pessoas seja de forma cronológica ou ressaltando um aspecto de sua vida.  A intenção do projeto é registrar as vivências de agricultores e agricultoras familiares em depoimentos e fotos como forma de visibilizar e enaltecer o trabalho realizado por eles. Dessa forma, vamos criar um acervo de memória das pessoas que têm a vida rural como meio de sobrevivência.

Projeto encerrado em 2022

Postado em 23/07/2021 - 18:49 - Atualizado em 15/04/2023 - 10:25

Últimas Notícias

Dez trabalhos selecionados na etapa local da Expocom 2024

Dez trabalhos do curso de Jornalismo foram escolhidos na etapa seletiva interna para participarem da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental leia mais

15/04/2024

Professora Cecília Figueiredo publica Guia Básico de Fotografia

Quantas fotos por dia você tira com seu celular? E quantas dessas fotos você se pegou analisando iluminação, enquadramento e leia mais

05/04/2024

Intercom Sudeste 2024: saiba como participar da seletiva local

Está aberto o período de seletivas locais dos trabalhos práticos de Jornalismo para participação na Expocom/Intercom Sudeste 2024, evento que leia mais

04/03/2024

Horários de disciplinas de Jornalismo para 2024.1

  Horários e ementas de atividades optativas – A Coordenação do curso de Jornalismo organizou um documento com informações sobre leia mais

10/01/2024

Defesas de TCC do período letivo 2023.2

Chegamos ao final de mais um semestre letivo, e está aberta a temporada de defesa de trabalhos de conclusão de leia mais

08/12/2023

Resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes em 2022

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, realizado em 2022, o curso de Jornalismo manteve sua média 3. A informação leia mais

29/11/2023

mais notícias