Na tarde da última quinta-feira (30/04), ocorreu, no Auditório Paulo Freire, a palestra “Clarice Lispector, os leitores e as Crônicas do JB”. O evento foi guiado pelas professoras Ivana Barreto, do curso de jornalismo, e Regina Lúcia, do curso de letras.
A professora Regina introduziu a vida da escritora brasileira-ucraniana e destacou seus traços estiliscos. Logo após, a professora Ivana falou sobre a relação de Clarice com a imprensa: a escritora dependia da renda dos textos veiculados nos jornais. O ponto alto da relação da autora com o jornalismo, foi durante sua atuação no Jornal do Brasil, em que escrevia todos os sábados para sua coluna no Caderno B.
A estudante de jornalismo Maju Leal comentou a relação de Clarice com os seu público. A escritora costumava utilizar fragmentos de cartas dos leitores de maneira anônima e, assim, interagia diretamente com eles, tornando o texto um trabalho cooperativo. Outro ponto que aproximava o público da autora eram seus textos, que narrava o cotidiano, como sua rotina como mãe, suas vivências com empregadas, motoristas de taxi e pessoas com quem conversava na rua.
Texto: Laís Suzano
Postado em 05/05/2026 - 14:11
Dez trabalhos selecionados na etapa local da Expocom 2024
Intercom Sudeste 2024: saiba como participar da seletiva local
Curso de Jornalismo promove atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
6ª Semana Acadêmica de Jornalismo ocorrerá de 18 a 22 de setembro
Jornalismo discute as inter-relações entre política e religião
O cineclubismo é uma prática de resistência à indústria do entretenimento e ao consumo de filmes esvaziados de conteúdo, que … leia mais
Estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram presentes no a … leia mais
O EntreMídias – Laboratório de Educação Midiática foi selecionado para integrar o Mapa Brasileiro da Educação Midiática, que é uma … leia mais
Evento abordou obras, vida e conexão da autora com a imprensa e o público Na tarde da última quinta-feira (30/04), … leia mais
ATENÇÃO: MONITORIA DE OFICINA DE TEXTO TERÁ BOLSA! De 11 a 16 de março, estão abertas as inscrições para monitoria … leia mais
Este ano a Intercom Sudeste será realizada na UFOA, em Volta Redonda, entre 14 e 16 de maio. Durante o … leia mais