O Professor Luiz Augusto da Cruz Meleiro graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1995, obteve o título de Mestre em Engenharia Química na Universidade Federal de São Carlos (DEQ/UFSCar) em 1998 e concluiu o Doutorado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (FEQ/UNICAMP) em 2002. Como Professor Adjunto, atuou no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná entre 2003 e 2007. Em 2008 transferiu-se para o Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde permaneceu até dezembro de 2009. Atualmente é Docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sua principal área de pesquisa é Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos, atuando também com técnicas de identificação e estimação de parâmetros.