Dr. Cristiano Agenor Oliveira de Araújo possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2007), com intercâmbio na Universidade de Stuttgart, Alemanha, em 2006. Possui mestrado em Engenharia Química pela UFRRJ (2010), onde lecionou como professor substituto do curso de Engenharia Química entre 2009 e 2010. O grau de doutor em ciência foi obtido em 2015 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2011 foi docente do curso de Engenharia de Petróleo na UNIGRANRIO. Entre 2012 e 2023 foi docente do quadro permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus do Mucuri, onde atuou como vice-coordenador por dois mandatos do curso de Engenharia Hídrica do Instituto de Ciência Engenharia e Tecnologia (ICET), vice-diretor do ICET entre 2019 e 2021 e coordenador do Laboratório de Mecânica dos Fluidos. Atualmente é professor Associado do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFRRJ. Tem experiência na área de Filtração Cruzada, com ênfase em perfuração, invasão e formação rochosa; separação óleo-água com altos teores de óleo, utilizando hidrociclones e fluidodinâmica computacional; possui experiência também com escoamento de fluidos não-Newtonianos em tubos curvados (coiled tubing) e também na área de tecnologia cervejeira.