PPGEduCIMAT

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) foi aprovado pela Capes em 2014 e iniciou sua atividades em 2015. O Programa é uma ação integradora e de consolidação da pesquisa aplicada ao Ensino de Ciências e Matemática na UFRRJ. A proposta de criação do Curso foi consolidada com base na longa experiência dos docentes na formação inicial e continuada de professores, através de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, em conformidade com a recomendação da Área de Ensino na Capes, o Programa tem como foco a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino.

É importante frisar a experiência de vários docentes como orientadores de bolsistas de Iniciação Científica nos últimos anos e a participação destes em bancas de defesa de dissertações e teses, dentro e fora da UFRRJ, bem como de orientação de dissertações de Mestrado, a participação em grupos de pesquisa, bem como a obtenção de auxílios de pesquisa APQ1 do CNPq e FAPERJ, além de prêmios e publicações. Nesse contexto, a criação do PPGEduCIMAT alicerça e consolida essa trajetória profissional docente na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – princípio que alicerça o projeto de universidade brasileira.

A formação diversificada e de excelência do corpo docente, professores do quadro efetivo da Universidade e com regime de trabalho de dedicação exclusiva, permite que sejam desenvolvidos diversos projetos cujos temas convergem para grupos de pesquisa em: Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática- GEPETICEM; Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares; Conhecimentos, Linguagens e Tecnologias: novas abordagens na formação humana; Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura; Grupo de estudos e pesquisas em Ensino de Biologia; Grupo de Pesquisa em Ensino de Física. Assim, além dos docentes lotados no Instituto de Educação, o Programa conta com professores do Departamento de Física/Instituto de Ciências Exatas e do Departamento de Educação e Sociedade/ Instituto Multidisciplinar, campus de Nova Iguaçu.


© 2014-2020 - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COTIC
E-mail: cotic@ufrrj.br