Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2019.
Conheça o PPGE-UFRRJ: Planejamento 2017-2020 e Informações Gerais

BEM-VINDO AO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E ESTRATÉGIA – PPGE/UFRRJ!

O Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (PPGE) da UFRRJ é um programa recomendado e aprovado pela CAPES/MEC desde 2002 para atingir os patamares máximos de qualificação da educação superior em pós-graduação stricto sensu. Ao longo de sua operação contínua em quase duas décadas, o PPGE construiu um legado importante no campo da Administração, atendendo ao binômio mercado/academia, por compreender essas dimensões em sinergia e de maneira holística. O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia  está vinculado ao ICSA – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As Normas CAPES 2017-2020 que estabelecem as diretrizes deste programa estão disponíveis AQUI.

O programa opera de forma pioneira na área de concentração em Gestão e Estratégia, dois termos indissociáveis para a ubiquidade da ação organizacional transformadora, que se faz social e utilitarista, ao mesmo tempo. É utilitarista quando se propõe a pensar em competências gerenciais, técnicas e inovadoras para o funcionamento sistêmico e organizacional para o alcance de metas. E tem dimensão social quando se considera sua condição dialógica e participativa, que aciona uma rede complexa de sujeitos sociais em assimetria para o agir.

O planejamento do programa tem metas claras que contemplam as direções dadas pela Ficha de Avaliação da CAPES (2019), buscando mais acuidade do binômio planejamento/ação do programa.

O PPGE tem identidade! Ser “emepegeano” se mescla com o ser “ruralino”, que emerge no passado nas ciências agrárias e hoje está na ponta da revolução ambiental que busca processos inovadores para a sustentabilidade da vida humana, produzindo conhecimento e desenvolvimento. Trata-se de um programa de 18 anos de existência, que integra uma instituição centenária, e que possui uma identidade própria associada à modalidade profissional. Uma descrição da identidade do MPGE é o foco na transformação social pela educação superior humanística, para profissionais críticos, solidários e cidadãos.

Do ponto de vista de sua localização, em uma região extremamente problemática sob os aspectos sociodemográficos, é justamente essa condição que pede uma universidade presente, e destaca a relevância e a inserção social do PPGE. Há potencial inexplorado ou pouco explorado, e oportunidade para atração de novas organizações para transferência de tecnologia.

 

PLANEJAMENTO 2017-2020 

 

  • Primazia Acadêmico Profissional: Uma nova Estrutura Curricular ressalta o perfil de pesquisa social aplicada do PPGE, em todas as suas dimensões, para a articulação das áreas de concentração, linhas de atuação, projetos de pesquisa, perfis do corpo docente e discente.
  • Banco de TFCs: Há alinhamento de Produção Acadêmica com Perfil Técnico-Profissional do corpo docente, ao se realizarem pesquisas aplicadas que propõem novos modelos de gestão para áreas específicas da Administração de Empresas e da Administração Pública, com forte apelo para gestão social, contribuições setoriais e formulação de políticas públicas, contribuindo para a inserção social.
  • Fortalecimento do NDP: Com as recomendações da última quadrienal, o programa recompôs o NDP com docentes da própria instituição, por meio de edital de credenciamento.  Há estímulo à formação contínua e internacional.
  • Sustentabilidade Financeira e Construção de Parcerias: o PPGE se aproximou de empresas e organizações públicas, e firmou convênios in company com o IFRJ (2017, 2018) e com a CODEMAR – Cia de Desenvolvimento de Maricá (2019.2). Os convênios geraram recursos financeiros e fortaleceram a produção tecnológica. Desde 2016 que o PPGE se estabeleceu em três pilares, a saber: (i) a parceria com a EMBRAPA, (ii) soluções técnicas para empresas públicas e privadas a partir das dissertações e seleção de discentes, e (iii) o primeiro convênio firmado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ para a cooperação tecnológica e técnica, visando a formação de profissionais qualificados em gestão e estratégia, para duas Turmas (2017 e 2018), mediante contrapartida financeira.
  • Formação do corpo discente: o PPGE propõe educação humanística para a formação de profissionais com postura criativa e reflexiva, de efetiva cidadania e compromisso social nas áreas de competência. Busca qualificar profissionais para a prática avançada e transformadora, com plasticidade intelectual e pensamento crítico. O processo seletivo é rigoroso, e exige o Teste ANPAD para as turmas de ampla concorrência. Discentes participam de congressos nacionais e internacionais e todos publicam, como fruto da dissertação, um artigo em evento da área e um artigo em periódico Qualis, de preferência tecnológico.
  • Qualidade das dissertações: Aderentes às linhas de pesquisa, todas as bancas de defesas tem a participação de, pelo menos, 01 membro externo ao programa e, neste quadriênio, passaram a ser avaliadas. As dissertações e a produção discente estão reunidas em nosso site, e com o novo sistema SIGAA, cada trabalho deve enfatizar: i) Objetivo; ii) Metodologia; iii) Limitações para aplicabilidade; iv) Aplicabilidade; v) Contribuição (práticas e teóricas); e vi) Originalidade.
  • Egressos: Com apoio do programa, um grupo de ex-alunos estuda a criação da Alumni O programa mantém contato com os egressos como forma de pensar continuamente na tríade carreira, empregabilidade e formação. Alguns depoimentos foram postados neste site,  ou nesse vídeo gravado em um Open Day.
  • Compliance: O PPGE tem regras claras e consolidadas ao longo dos últimos anos conforme o Regimento Interno atual e o novo, em tramitação. Nele estão dispostas todas as regras que norteiam a operação do programa. Há atmosfera de intensa integração entre docentes e discentes – como fruto das características da identidade emepegeana, nossos discentes tem representação que lhes permitem participar das tomadas de decisões mais importantes do conselho, e total abertura no programa. Tal tratamento fortalece ensino e pesquisa aplicada e, mesmo que o programa ainda não tenha consolidado o seu programa Alumni, há franco acesso e circulação de egressos nas redes dos docentes e discentes do programa.
  • Visibilidade: o programa tem ampliado suas bases comunicacionais, atraindo o interesse de candidatos de organizações importantes, e evidenciando a construção de valor como uma proposta relevante. Uma nova identidade visual foi criada para reforçar o PPGE como espaço privilegiado de produção de conhecimento científico tecnológico aplicado, por meio das pesquisas e, também: Convênios para Formação Profissional; Convênios de Cooperação Técnico-Científica; Consultorias; e conexão com os Parceiros do Conhecimento. A presença digital é reforçada com seu site, páginas no Facebook e LinkedIn, e Grupo de Alunos e Ex-alunos do LinkedIn, para fortalecimento das redes de produção do conhecimento.
  • Impacto social: todas as ações em curso visam inserir o PPGE nas redes de conhecimento inovadoras, com organizações públicas ou privadas, para maior enraizamento social, aproximação e visibilidade das pesquisas em organizações.
  • Infraestrutura: com significativo salto em relação ao quadriênio anterior, são perceptíveis as recentes melhorias que qualificaram a infraestrutura física do programa, assim como o acesso digital à biblioteca e bases de dados. Por se tratar de IFES federal, o PPGE dispõe, ainda, do excelente acervo dos Periódicos CAPES e de sua biblioteca setorial. Mais recentemente, um dos principais espaços usados pelo MPGE teve seu layout redesenhado para permitir melhor circulação e aproveitamento, ganhando também móveis e equipamentos novos, e a ampliação do acesso à Internet (intra e extranet) com a instalação de ativos de rede.
  • Ensino e Pesquisa: Há forte conexão do PPGE com a graduação e o desenvolvimento de conhecimento em Administração.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

GESTÃO DO PROGRAMA (agosto/2018 a agosto/2020)
Coordenadora:  Profa. Flavia Galindo (e-mail: coordenacaompge2018@gmail.com)
Vice-Coordenador: Prof. Daniel Ribeiro (e-mail: daniel.eco@uol.com.br)

SECRETARIA ACADÊMICA DO MPGE e ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Email: sec.mestradoprofissional@gmail.com
Tel: (21) 2681-4938
Rodovia BR 465, km 7 – Seropédica – RJ – CEP: 23.890-000
Outras informações na página FALE CONOSCO

ADMINISTRAÇÃO COLEGIADA E HISTÓRICO
O Colegiado Pleno é composto por:
I.Coordenador,
II. Vice-Coordenador,
III. Todos os docentes permanentes e colaboradores do programa,
IV. Servidores técnico-administrativo do Programa compõem até 10% do colegiado;
V. Representantes do corpo discente do Programa compõem até 20% do colegiado.

O Colegiado Executivo é composto por:
I. Coordenador,
II. Vice-Coordenador,
III. Mínimo de 01 representante por linha de pesquisa;
IV. Mínimo de 02 outros membros titulares do colegiado pleno, podendo ser servidor técnico administrativo, discente e/ou docente.

Histórico das Coordenações do MPGE 
Beatriz Villardi & Flavia Galindo (2015-2017)
Beatriz Villardi & Gustavo Olivares (2013-2014)
Heloisa Nogueira & Beatriz Villardi (2011-2013)
Heloisa Nogueira & Marcelo Alvaro (2009-2010)
Analice Vilas Boas & Heloisa Nogueira (2006-2008)

 

Facebook

  • Esta é a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, e o PPGE promoverá uma das atividades planejadas ...

+ notícias
© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br