gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PPGAO

Programa de Pós-graduação em Agricultura Orgânica

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica tem uma área de concentração (Agricultura Orgânica) e três linhas de pesquisa – Manejo do Solo, Sistemas de Produção e Processos Participativos, às quais vinculam-se projetos de pesquisa e programas de extensão do Curso de Mestrado em Agricultura Orgânica.

Manejo do Solo

As pesquisas vinculadas a esta linha abordam o manejo e a conservação do solo e da água a partir de estratégias baseadas em princípios agroecológicos, incluindo o manejo da agrobiodiversidade, estratégias ao nível de paisagem em integração com os sistemas sociais produtivos. Busca-se desenvolver processos que construam a qualidade dos solos considerando a totalidade desses sistemas a partir de seus componentes físicos, químicos e biológicos, visando produtividade agrícola, segurança alimentar e a sustentabilidade. Inclui pesquisas sobre ecologia e aplicação de microbiomas, produtos biotecnológicos; adubação do solo e gestão da biomassa nos agroecossistemas; processos de recuperação de solos degradados, implantação e manejo de sistemas agroflorestais.

Sistemas de Produção

Essa linha envolve pesquisas relacionadas aos sistemas de produção de plantas olerícolas, frutícolas, flores e graníferas, bem como tecnologia de produção sementes orgânicas e agroindustrialização de produtos orgânicos com enfoque para a agricultura familiar. Inclui ainda a produção animal orgânica, com foco em pecuária leiteira, boas práticas e bem estar animal. No que tange ao manejo fitossanitário, priorizam-se estudos ecológicos e métodos de controle biológico conservativo, aplicação de bioinsumos e defensivos alternativos.

Processos Participativos

Essa linha de pesquisa busca desenvolver e relacionar os temas da sustentabilidade, agroecologia, agricultura orgânica e a segurança alimentar e nutricional, a partir de diferentes perspectivas de análise e da construção participativa do conhecimento.  Concentra-se em identificar, caracterizar e estimular estratégias que favoreçam a transição agroecológica ao nível de agroecossistemas até sistemas agrialimentares, colaborando para a inserção produtiva de agricultores familiares e de comunidades tradicionais.

Skip to content