Atividades complementares de graduação/Atividades Autônomas

Conforme Deliberação CEPE/UFRRJ nº 78, de 05 de outubro de 2007, “são consideradas Atividades Complementares, todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno. Desta forma, representam um instrumento válido para o aprimoramento da formação básica, constituindo elementos enriquecedores e implementadores do próprio perfil do profissional e da formação cidadã”.

Ou seja, as atividades complementares (ou autônomas, conforme o SIGAA) se dividem em: ensino, pesquisa, extensão e representação estudantil.

Exemplos de atividades:

  • de ensino – curso de idiomas, disciplina livre escolha, estágio extracurricular, material didático etc;
  • de extensão – projetos ou programas, oficinas, eventos, apresentação de trabalho, voluntariado etc;
  • de pesquisa – projetos, bolsa de iniciação, publicação de artigo científico etc;
  • de representação estudantil – colegiados, diretório acadêmico.

POR FAVOR, LEIAM O EDITAL E O FORMULÁRIO.

A coordenação do curso de Ciências Econômicas mantém regulamento compatível com a deliberação acima.Acessar formulário que é acompanhado do quadro da deliberação que apresenta as regras para validação das horas em atividades complementares. Atenção! são consideradas somente as atividades listadas no formulário.

A partir de 2019.1, os alunos deverão além do preenchimento (‘a mão’) do formulário, cadastrar as atividades no SIGAA “Atividades Autônomas”. Após esse cadastramento e entrega do formulário + documentação comprobatória, a Comissão poderá validar as horas.

Para estágio, o modelo de relatório pode ser acessado no Regimento de estágio do curso, que pode ser acessado aqui. Além desta atividade, há algumas outras que exigem entrega de relatório, em que se deverá descrever as atividades desenvolvidas.

Para cursos de extensão, projetos de extensão, bolsas internas (monitoria etc), o modelo pode ser conferido acessando os links. Para bolsas de iniciação científica, o relatório é aquele entregue pelo NAAP (maiores informações, acesse). Atenção! Todos esses relatórios (exceto, portanto, o relatório de estágio) deverão ser acompanhados do formulário da PROGRAD, disponível aqui.

Para organizar o fluxo de solicitações, a Comissão tem utilizado editais semestrais, os quais estão disponíveis nos links:

Edital horas complementares 2018.2

Edital horas complementares 2019.1

Edital atividades autônomas 2019.2

Edital atividades autônomas 2019.3

Edital atividades autônomas 2020.1

Edital atividades autônomas novo cenário

 

Fonte: PPC de Ciências Econômicas