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PROFMAT

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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Documentos e Instruções para Versão Final da Dissertação

Procedimentos e documentos para pedido do Diploma:

De acordo com a deliberação 631/CEPE que atualizou o regulamento dos programas de Pós-Graduação, tem-se em seu artigo 88: https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2023/11/Deliberacao-631-CEPE.pdf

Art. 88 – A concessão do diploma estará condicionada à entrega de exemplar do Trabalho de Final de Curso / da dissertação / tese em meio digital à Secretaria do Curso/Programa de Pós-Graduação, encaminhados pelo orientador, devidamente corrigidos segundo sugestões da Banca Examinadora e redigidos segundo o “Manual de Instruções para Organização e Apresentação de Dissertações e Teses na UFRRJ”, até 60 dias após a data da defesa.

Após a defesa e aprovação da Dissertação de Mestrado( incluindo o Produto Educacional), realizar imediatamente todas as correções no trabalho recomendadas pela Banca Examinadora e enviar o arquivo corrigido para o(a) orientador(a). A formatação da Dissertação deve seguir as orientações do Manual de Dissertações e Teses na UFRRJ, disponível no link a seguir:

Manual – Dissertações e Teses – UFRRJ

Atenção: na dissertação, mencionar o apoio financeiro da CAPES na parte dos Agradecimentos, independente de ter sido bolsista ou não durante o mestrado. O mesmo deverá ser feito nos artigos decorrentes da dissertação de mestrado defendida no PROFMAT. A Portaria nº 206 de 04/09/2018, publicada no DOU, explica como esta menção à CAPES deverá ser realizada (realizar em português e em inglês na dissertação):

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.

Após a avaliação final do(a) orientador(a), providenciar a ficha catalográfica no site da Biblioteca Central da UFRRJ, para que esta seja inserida na versão final em pdf. (A secretaria da PROPPG somente aceita a versão final com a ficha incluída na versão final.) Para a elaboração da ficha catalográfica, veja o  seguinte link:

http://institucional.ufrrj.br/biblioteca/produtos-e-servicos/ficha-catalografica/

IMPORTANTE: Leia atentamente as instruções para o preenchimento da ficha catalográfica. O preenchimento do Código Cutter é obrigatório na ficha! Dissertações com fichas catalográficas preenchidas de forma incorreta ou incompleta serão devolvidas para consertar.

As instruções para o preenchimento desta ficha estão no seguinte link:

https://academico.ufrrj.br/biblioteca/FichaCat_diretrizes_2011.pdf

A tabela com o Código Cutter se encontra no seguinte link:

https://academico.ufrrj.br/biblioteca/cutter/cutter1.html

Depois que a ficha catalográfica ficar pronta, enviar para o e-mail da Coordenação do PROFMAT-UFRRJ (profmat.ufrrj@gmail.com) a versão final em pdf da dissertação de mestrado, com a autorização do orientador. O arquivo em pdf deve conter, em seu interior, a ficha catalográfica e o termo  de aprovação com a composição da banca examinadora( Folha de assinatura)!!! Enviar junto com a dissertação, em arquivo separado, o Produto Educacional em versão Word e pdf.

Após esses procedimentos iniciais, inserir a versão final da dissertação em pdf no SIGAA, realizando os passos 2, 3, 5, 6 e 7 com o orientador, veja a figura a seguir:

Após concluir esses passos no SIGAA, enviar e-mail à Coordenação do PROFMAT-UFRRJ, avisando para a mesma validar o passo 8.

Após a Coordenação validar o passo 8, realizar o passo 9, inserindo no SIGAA as cópias em PDF dos seguintes documentos:

a) Diploma de graduação, frente e verso no mesmo arquivo. (Não serve declaração, nem certificado de conclusão da graduação, só o diploma!)

b) Documento de identificação (RG ou CNH, dentro da validade).

c) CPF.

Enviar à Secretaria do PROFMAT-UFRRJ uma via do termo de autorização para ser inserida no sistema SIPAC para coletar as assinaturas eletrônicas do orientador e do aluno, acesse:

Termo – Autorização para Publicação

OBS: Caso marque para não liberar a publicação da dissertação ou liberar apenas parcialmente, os motivos devem ser amplamente justificados por meio de um memorando assinado pelo orientador, em anexo ao termo de autorização para publicação.

Solicitar o nada consta à Biblioteca através do e-mail bibliot@ufrrj.br, informando nome completo, matrícula, nome do curso e e-mail para contato.

– foto da folha de assinatura original dos membros da banca (completa), as assinaturas devem ser originais ou eletrônicas, conforme Deliberação PROPPG nº 001/2020,

– foto dos agradecimentos e indicação onde conste a citação de apoio da CAPES, e

– foto do resumo em português com as palavras-chave.

Termo de autorização para publicação da biblioteca, assinado pelo discente e pelo orientador e o nada consta da biblioteca.

Para ter validade legal, o diploma deve ter o selo da SBM colado no verso. Verifique a existência deste selo no dia em que for pegar o seu diploma na Secretaria Acadêmica da PROPPG (sala 115/116 do P1).

 

 

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