LABORATÓRIO DE ESTRESSE OXIDATIVO EM MICRORGANISMOS (LEOM) – LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO

COORDENAÇÃO:

Coordenador: Prof. Dr. Cristiano Jorge Riger

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Milane de Souza Leite

Departamento de Bioquímica – Instituto de Química (UFRRJ)

PESQUISADORES ASSOCIADOS:

Prof. Dr. André Luiz Gomes Vieira

Depto. de Bioquímica – Instituto de Química (UFRRJ)

Profa. Dra. Daniela Cosentino Gomes

Depto. de Bioquímica – Instituto de Química (UFRRJ)

Prof. Tiago Fleming Outeiro

Department of Experimental Neurodegeneration / Georg-August-Universität Göttingen (Alemanha)

LOCALIZAÇÃO:

BR-465, Km 7, UFRRJ, Seropédica – RJ

Sala 24 – Pavilhão de Química

Departamento de Bioquímica (DBQ) – Instituto de Química (IQ)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

APRESENTAÇÃO:

O Laboratório de Estresse Oxidativo em Microrganismos (LEOM) caracteriza-se como Multiusuário com a prática cotidiana de ensaios microbiológicos visando a Atividade Biológica de Substâncias Naturais e Sintéticas. É um laboratório de pesquisa de uso restrito, tendo como linha de pesquisa principal a bioquímica de microrganismos associada ao estudo dos biomarcadores de estresse oxidativo relacionado às atividades citotóxica e antioxidante de substâncias; onde se desenvolvem, desde seu início, projetos de pesquisa em torno dos ensaios com a levedura Saccharomyces cerevisiae, com ênfase no metabolismo antioxidante intracelular. Seguindo essa característica, o laboratório 24 tem abrigado análises de investigação das atividades biológicas de diferentes substâncias, envolvendo danos em membranas lipídicas, atividades de enzimas antioxidantes, viabilidades celulares, danos mitocondriais, proliferação celular e monitoramento dos níveis de espécies reativas de oxigênio (EROs). Estas substâncias são oriundas de pesquisadores da UFRRJ e de outras Universidades, englobando produtos naturais como extratos brutos e partições de espécies vegetais do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Cerrado Brasileiro e Mata Atlântica; além de tipos de própolis e óleos essenciais. Substâncias sintéticas candidatos a fármacos também passam pelos mesmos testes microbiológicos, avaliando-se sua citotoxicidade e capacidade antioxidante preliminares em modelo eucarioto de estudo, visando futuros testes em animais superiores.

GRUPO DE ESTUDANTES DO PPGQ (EQUIPE DO LEOM):

RODRIGO DE PAULO OSORIO (Doutorado)

TAMIRES DE ALMEIDA CRUZ (Doutorado)

DANNIEL COSME NEVES GRILLO (Doutorado)

KARINE FALCÃO DOS SANTOS (Mestrado)

ISABEL JOAO DE DEUS AMILCAR (Mestrado)

GRUPO DE USUÁRIOS DO LEOM:

Prof. Dr. Douglas Siqueira de Almeida Chaves – Depto. de Ciências Farmacêuticas – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

– Adriana Barbosa da Rocha (mestranda)

– Francielle Daiane de Freitas Lopes Luna (mestra)

– Nayana de Figueiredo Pereira (doutoranda)

Prof. Dr. Marco André Alves de Souza – Depto. de Bioquímica – Instituto de Química/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

– Marcela de Souza Alves (doutora)

Profa. Dra. Tatiana Saldanha – Depto. de Tecnologia de Alimentos – Instituto de Tecnologia/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

– Vanessa Sales de Oliveira (doutoranda) – Emprego das ervas culinárias manjericão (Ocimum basilicum L.), orégano (Origanum vulgare L.) e salsa (Petroselinum crispum Mill.) como estratégia doméstica frente a oxidação lipídica em omeletes preparadas por diferentes métodos de cocção

Prof. Dr. Mário Geraldo de Carvalho – Depto. de Química Orgânica – Instituto de Química/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

– Aylla Lopes Haick (mestranda) – Estudo fitoquímico de folhas de Ouratea polygyna Engl; e ensaios com células de glioblastoma

– Mariele Rondon Santos Gonçalves (doutoranda) – Investigação fitoquímica de espécies vegetais coletadas na região de Mato Grosso e avaliação de suas propriedades biológicas

– Lisieux da Santana Julião (pós-doutoranda) – Atividade de biflavonoides sobre a protease de SARS-CoV-2

Profa. Dra. Tereza Tereza Auxiliadora Nascimento Ribeiro (UFMT)

Profa. Dra. Raquel Soares Casaes Nunes – Instituto de Saúde e Produção Animal/Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

AGENDAMENTO DE USO E SERVIÇOS:

A utilização do LEOM ou solicitação de serviços poderá ser agendada através do e-mail: cjriger@yahoo.com.br