O Programa de Pós-Graduação em Química tem, atualmente, suas áreas de atuação divididas em sete linhas de pesquisa, detalhadas abaixo:
A linha 1 envolve duas principais rotas de investigação científica: 1a – o estudo químico de plantas brasileiras (fitoquímica) e de bio-produtos apículos; 1b – avaliação de atividades biológicas (incluindo-se atividade antioxidante, fenólicos totais) de substâncias isoladas ou de extratos de diferentes partes de organismos vivos. Tais atividades são desenvolvidas através da utilização de técnicas de isolamento (cromatografias de adsorção e de partição, incluindo CLAE, DAD e GC/MS) e caracterização estrutural dos componentes orgânicos fixos e voláteis isolados (ou eventualmente análise de misturas usando-se GC/MS e técnicas de desreplicação) através da aplicação de métodos espectrométricos UV, IV, 1D e 2D de RMN do 1H e 13C, EM de baixa e alta resolução (HRESIMS), CD e DOR, envolvendo as substâncias originais e seus derivados quando necessários.
Douglas Siqueira de Almeida Chaves
Márcia Cristina Campos de Oliveira
A Banda de Ressonância Plasmônica Superficial de Nanopartículas Metálicas: Geração de energia e Aplicação em Catálise; Fotoestabilidade e Fototoxicidade de Fármacos e Análogos Derivados de Quinonas; Estudo da Interação entre Proteínas e Moléculas de Interesse Biológico Empregando Métodos Espectroscópicos e Modelagem Molecular.
Mecanismos relacionados com a produção de metabólitos em diferentes condições ambientais, nutricionais e através de manipulação gênica e sua aplicação na área agrícola.
Estudo da atividade anticolinesterásica de produtos naturais e sintéticos;
Modelagem molecular de compostos bioativos;
Química de compostos fluorescentes no âmbito da Química Medicinal e Biológica;
Química Inorgânica Medicinal;
Química Medicinal;
Química Medicinal de produtos naturais e derivados aplicados à doenças de impacto socioeconômico no Estado do Rio de Janeiro;
Utilização de produtos naturais abundantes no planejamento de novos candidatos a fármacos.
Áurea Echevarria Aznar Neves Lima
Carlos Maurício Rabello de Sant’Anna
Cláudio Eduardo Rodrigues dos Santos
Douglas Siqueira de Almeida Chaves
Na presente linha de pesquisa são utilizadas ferramentas computacionais para abordagens teóricas de sistemas químicos com simetrias pontual e espacial. Dentre os formalismos utilizados, encontram-se os métodos ab initio e de teoria do funcional de densidade. São estudados aspectos estruturais, conformacionais e eletrônicos, além de de propriedades cinéticas e termodinâmicas. Em particular, pode-se destacar: 1) Avaliação de conformações de mono e dissacarídeos para sistemas em solução aquosa; 2) Adsorção de especies e cinética das reações de reforma em loop que utilizam óxidos metálicos como catalisador; 3) Estudo de caminhos de reação e cálculo de coeficientes de velocidade para reações específicas, de interesse em Química Atmosférica, Química de Combustões, Astroquímica e outros processos relevância tecnológica; 4) Estudados de modelos cinéticos para a avaliação do perfil de combustão de substâncias químicas e misturas candidatas a combustíveis e análise da necessidade de adaptação mútua de motores de combustão interna para o melhor aproveitamento da energia gerada; 5) Avaliação de relações propriedade-estrutura em semicondutores bidimensionais orgânicos; 6) Estudo mecanístico de oxidações químicas em nanotubos de carbono.
Antônio Marques da Silva Júnior
A linha de pesquisa, que se enquadra tanto no contexto de ciência básica, quanto aplicada, busca-se simular, sintetizar e avaliar propriedades de novos materiais de natureza orgânica e inorgânica. Dentre os sistemas de interesse, encontram-se compostos de elementos representativos e de metais de transição, principalmente em fases condensadas. Os projetos correntemente englobados nesta linha dizem respeito ao estudo de sistemas anticorrosivos e sequestrantes de H2S em ambientes de alta salinidade, separação de gases, síntese de novos materiais magnéticos multifuncionais, sistemas de liberação lenta baseados em hidróxidos duplos lamelares, e aprimoramento de sistemas catalíticos para a produção de hidrogênio combustível, por meio de matéria orgânica.
Antônio Marques da Silva Júnior
Linha destinada ao desenvolvimento, validação e aplicação de metologias de análise para uma ampla gama de matrizes. Ainda dentro da química analítica temos o controle de qualidade de amostras, a análise forense, a análises em matrizes biológicas e a química ambiental, incluindo avaliações qualitativas e quantitativas do analito de interesse.