IC-1359 – Seminário de Química Doutorado I

2 créditos 30 horas teóricas

 

OBJETIVOS:

Preparação, desenvolvimento e apresentação de seminários individuais, tendo como referência assuntos atuais na área de Química, permitindo que o aluno tenha contato com diversos temas relevantes em Química, ampliando seus conhecimentos.

São também objetivos da disciplina:

1.       Propiciar o treinamento do estudante de doutorado na exposição didática de tópicos;

2.       Estimular a análise crítica de diferentes temas na área de Química;

3.       Estimular a discussão pública de idéias, buscando favorecer a sua capacitação para apresentação pública de temas relevantes no contexto científico.

 

EMENTA:

A disciplina abordará temas atuais e relevantes na área de Química, variáveis a cada semestre.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.A disciplina Seminários de Química II é obrigatória para todos os alunos do curso de doutorado.

 

2. A matrícula na disciplina Seminários de Química II deverá ser feita a partir do segundo semestre letivo e, no máximo, no terceiro semestre letivo do aluno de doutorado.

3. O aluno deverá freqüentar, obrigatoriamente, um mínimo 75% dos seminários proferidos no semestre letivo em curso, além de proferir 01 (um) seminário no semestre letivo em que está matriculado na disciplina.

4. O assunto a ser apresentado no seminário deverá ser de relevância na área de Química, podendo ser escolhido pelo estudante ou, a critério do(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina, ser escolhido a partir de uma lista de temas previamente propostos. Estão excluídos os assuntos diretamente ligados a resultados da tese do estudante.

5. O título do seminário deverá ser comunicado ao(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina até a segunda semana, após o início do semestre, e a data de apresentação será decidida na primeira reunião entre os discentes e o(s)docente(s) responsável(is) pela disciplina.

6. O tempo de exposição do seminário é de 40-50 minutos, após o qual fica facultado 30 minutos para os docentes realizarem a arguição do candidato e aprofundamento da discussão do assunto por todos os presentes.

7. O conceito atribuído ao aluno é de responsabilidade do(s) coordenador(es) da disciplina no semestre letivo em curso, e deverá ser encaminhado ao final do semestre letivo.
8. O orientador deverá, necessariamente, estar presente a apresentação do seminário de seu aluno. Em caso de impedimento deverá indicar outro docente, de preferência o co-orientador, se houver.

9. O estudante deverá apresentar e distribuir aos presentes resumo e bibliografia básica do assunto a ser exposto no seminário, além de entregar ao(s) docente(s) responsável(is) pela disciplina um documento, de no mínimo 10 páginas, no qual constem os seguintes tópicos sobre o assunto: introdução; discussão; conclusões e perspectivas; bibliografia.

 

METODOLOGIA:

Aulas expositivas, com recursos didáticos diversos (quadro/giz, data show, multimídia e computadores). Os alunos serão avaliados com seminários individuais e trabalhos individuais ou em grupos. Provas individuais poderão ser aplicadas.

 

BIBLIOGRAFIA:

Na elaboração dos seminários serão utilizados artigos e revisões publicados em periódicos científicos especializados na área de Química. A bibliografia utilizada pelos estudantes será variada, de acordo com os interesses de cada grupo, envolvendo sempre trabalhos de importância para as diferentes áreas da Química. A bibliografia utilizada por cada estudante passará, necessariamente, pela análise do(s) professor(es) responsável(is) pela disciplina.

26/04/2024 - 08:38

01/04/2024 - 14:00


24/01/2024 - 04:54

06/12/2023 - 11:59

27/11/2023 - 14:59

notícias