2 créditos 30 horas teóricas
OBJETIVOS:
Orientar os alunos do curso de Pós-Graduação em Química quanto ao planejamento de aulas teóricas e estratégias de ensino em Química através da prática didática em aulas teóricas construídas com o auxílio de um professor tutor.
EMENTA:
A sistematização do ensino de Química em termos de planejar, executar e avaliar. O processo de construção do conhecimento em Química e a prática pedagógica. Saberes profissionais docentes e Professor reflexivo; Teoria de ensino e o currículo: Materiais instrucionais inovadores e tradicionais de Ensino de Química; Metodologia e técnicas de observação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Introdução aos fundamentos das relações entre professor e aluno. O contexto da sala de aula e a organização das formas de aprendizagem.
Planejamento de ensino para o desenvolvimento de competências. A importância do planejamento das aulas. Etapas do planejamento. Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Prática, sob orientação dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos temas propostos.
Execução de aulas de maior e menor duração, orientadas por um professor tutor designado.
Discussão das abordagens escolhidas do ponto de vista teórico e didáticos em conjunto com os outros alunos.
METODOLOGIA:
Aulas introdutórias abordando as estratégias de ensino em sala de aula, seguidas da elaboração de duas aulas teóricas sob a supervisão de um professor tutor (uma de maior duração, cerca de 1h, e outra mais curta, em torno de 40min). As aulas serão apresentadas aos professores e alunos da disciplina e serão seguidas de discussões baseadas nas observações dos participantes
BIBLIOGRAFIA:
Serão utilizados livros textos, artigos ou informações pessoais de acordo com o tema de aula de cada aluno.
BÁSICA:
CHASSOT, Attico Inácio. A educação no ensino da Química. Ijuí: UNIJUÍ, 1990.
118 p. (Coleção de 2º grau).
CARVALHO, Anna M. P.; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p. (Coleção Leitura).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 261 p.
COMPLEMENTAR:
PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evando. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Rio de Janeiro: Cortez, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E OUTROS:
Química Nova (SBQ); Chemical Education (ACS); Chemistry Education Research and Practice (RSC) e Education in Chemistry (RSC)