Ic- 1355- Prática de Ensino em Química

2 créditos 30 horas teóricas

 

OBJETIVOS:

Orientar os alunos do curso de Pós-Graduação em Química quanto ao planejamento de aulas teóricas e estratégias de ensino em Química através da prática didática em aulas teóricas construídas com o auxílio de um professor tutor.

 

EMENTA:

A sistematização do ensino de Química em termos de planejar, executar e avaliar. O processo de construção do conhecimento em Química e a prática pedagógica. Saberes profissionais docentes e Professor reflexivo; Teoria de ensino e o currículo: Materiais instrucionais inovadores e tradicionais de Ensino de Química; Metodologia e técnicas de observação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução aos fundamentos das relações entre professor e aluno. O contexto da sala de aula e a organização das formas de aprendizagem.
Planejamento de ensino para o desenvolvimento de competências. A importância do planejamento das aulas. Etapas do planejamento. Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Prática, sob orientação dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos temas propostos.
Execução de aulas de maior e menor duração, orientadas por um professor tutor designado.
Discussão das abordagens escolhidas do ponto de vista teórico e didáticos em conjunto com os outros alunos.
METODOLOGIA:

Aulas introdutórias abordando as estratégias de ensino em sala de aula, seguidas da elaboração de duas aulas teóricas sob a supervisão de um professor tutor (uma de maior duração, cerca de 1h, e outra mais curta, em torno de 40min). As aulas serão apresentadas aos professores e alunos da disciplina e serão seguidas de discussões baseadas nas observações dos participantes

 

BIBLIOGRAFIA:

Serão utilizados livros textos, artigos ou informações pessoais de acordo com o tema de aula de cada aluno.

BÁSICA:

CHASSOT, Attico Inácio. A educação no ensino da Química. Ijuí: UNIJUÍ, 1990.

118 p. (Coleção de 2º grau).

CARVALHO, Anna M. P.; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10 ed.

São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática

educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 165 p. (Coleção Leitura).

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 261 p.

COMPLEMENTAR:

PIMENTA, Selma G.; GHEDIN, Evando. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Rio de Janeiro: Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E OUTROS:

Química Nova (SBQ); Chemical Education (ACS); Chemistry Education Research and Practice (RSC) e Education in Chemistry (RSC)

26/04/2024 - 08:38

01/04/2024 - 14:00


24/01/2024 - 04:54

06/12/2023 - 11:59

27/11/2023 - 14:59

notícias