IC-1348 – Química do Estado Sólido

2 créditos 30 horas teóricas

 

EMENTA:

1. Tipos de sólidos.

2. Estrutura de sólidos.

3. Tipos de empacotamento. Células unitárias.

4. Simetria de sólidos. Sistemas cristalinos.

5. Caracterização de sólidos por difração de raios-X e aplicações.

6. Sólidos cristalinos e não-cristalinos. Defeitos.

7. Estrutura eletrônica de sólidos.

8. Propriedades magnéticas de sólidos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Sólidos metálicos, iônicos e moleculares.

2. Retículo cristalino e sistemas cristalinos; índices de Miller; estrutura cristalina,

compostos mono-, bi- e tridimensionais.

3. Difração de raios X e aplicações.

4. As ligações químicas e suas relações com o retículo, tipos de sólidos, número de

coordenação e tamanho de átomos.

5. Razão entre raios. Aspectos da química de sólidos inorgânicos, estequiometria, cristal

ideal e real.

6. Tipos de defeitos.

7. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos cristais e suas aplicações.

8. Teoria de bandas, propriedades dos metais, semicondutores e isolantes, comportamento

dos compostos no campo magnético.

 

METODOLOGIA:

Aulas expositivas, com recursos didáticos diversos (quadro/giz, data show, multimídia e computadores). Os alunos serão avaliados com seminários individuais e trabalhos individuais ou em grupos. Provas individuais poderão ser aplicadas.

 

BIBLIOGRAFIA:

1. West, A. R.; Solid State Chemistry and its Applications, John Wiley & Sons, Great

Britain, 1991.

2. Shriver, D. F.; Atkins, P. W.; Langford, C. H.; Inorganic Chemistry, Oxford University

Press, 2nd Ed., Oxford, 1994.

3. Kittel, C.; Introduction to Solid State Physics, John Wiley & Sons, 8th Ed., New York,

2005.

4. Rudden, N.M.; Wilson, J.; Elements of Solid State Physics, John Wiley & Sons, 2nd Ed.,

New York, 1995.

5. Douglas, B.; McDaniel, D.; Alexander, J.; Concepts and Models of Inorganic Chemistry,

John Wiley & Sons, 3rd Ed., New York, 1994.

6. Burns, R.G.; Mineralogical Applications of Crystal Field Theory, Cambridge University

Press, 2nd Ed., Cambridge, 2005.

6. Artigos do Journal of Chemical Education e da Química Nova.

26/04/2024 - 08:38

01/04/2024 - 14:00


24/01/2024 - 04:54

06/12/2023 - 11:59

27/11/2023 - 14:59

notícias