2 créditos 30 horas teóricas
EMENTA:
1. Tipos de sólidos.
2. Estrutura de sólidos.
3. Tipos de empacotamento. Células unitárias.
4. Simetria de sólidos. Sistemas cristalinos.
5. Caracterização de sólidos por difração de raios-X e aplicações.
6. Sólidos cristalinos e não-cristalinos. Defeitos.
7. Estrutura eletrônica de sólidos.
8. Propriedades magnéticas de sólidos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Sólidos metálicos, iônicos e moleculares.
2. Retículo cristalino e sistemas cristalinos; índices de Miller; estrutura cristalina,
compostos mono-, bi- e tridimensionais.
3. Difração de raios X e aplicações.
4. As ligações químicas e suas relações com o retículo, tipos de sólidos, número de
coordenação e tamanho de átomos.
5. Razão entre raios. Aspectos da química de sólidos inorgânicos, estequiometria, cristal
ideal e real.
6. Tipos de defeitos.
7. Propriedades elétricas, magnéticas e ópticas dos cristais e suas aplicações.
8. Teoria de bandas, propriedades dos metais, semicondutores e isolantes, comportamento
dos compostos no campo magnético.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas, com recursos didáticos diversos (quadro/giz, data show, multimídia e computadores). Os alunos serão avaliados com seminários individuais e trabalhos individuais ou em grupos. Provas individuais poderão ser aplicadas.
BIBLIOGRAFIA:
1. West, A. R.; Solid State Chemistry and its Applications, John Wiley & Sons, Great
Britain, 1991.
2. Shriver, D. F.; Atkins, P. W.; Langford, C. H.; Inorganic Chemistry, Oxford University
Press, 2nd Ed., Oxford, 1994.
3. Kittel, C.; Introduction to Solid State Physics, John Wiley & Sons, 8th Ed., New York,
2005.
4. Rudden, N.M.; Wilson, J.; Elements of Solid State Physics, John Wiley & Sons, 2nd Ed.,
New York, 1995.
5. Douglas, B.; McDaniel, D.; Alexander, J.; Concepts and Models of Inorganic Chemistry,
John Wiley & Sons, 3rd Ed., New York, 1994.
6. Burns, R.G.; Mineralogical Applications of Crystal Field Theory, Cambridge University
Press, 2nd Ed., Cambridge, 2005.
6. Artigos do Journal of Chemical Education e da Química Nova.