4 créditos 60 horas teóricas
OBJETIVOS:
Oferecer subsídios teórico-práticos que permitam o entendimento do processo educacional como um todo e em particular, do processo ensino – aprendizagem; Possibilitar a dimensão e o aprofundamento a cerca da temática educacional com vistas ao desenvolvimento do espirito crítico e da percepção sobre a função socialda Universidade e sobre o papel do ensino superior no contexto em que insere; Vivenciar situações de ensino , visando articulação entre teoria e prática;
EMENTA:
Aspectos Psicológicos, filosóficos sócio-econômico-políticos da educação.
Legislação do ensino superior. Relação pedagógica professor – aluno. Processo ensinoaprendizagem:
Fundamentação teórica, planejamento, aplicação prática e avaliação
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – Unidade Carga Horária prevista 24 h
Sociedade e Educação
Principais correntes filosóficas que influenciam a educação no Brasil de hoje.
Determinantes sócio-político-econômicos que influenciam o desenvolvimento do
processo ensino – aprendizagem.
Variáveis psicológicas que influenciam o processo ensino – aprendizagem.
As teorias cognitivas e a construção do conhecimento
O aluno e sua realidade psicosocial.
A Ciência numa visão interdisciplinar
II – Unidade Carga Horária prevista 08 h
Organização do Ensino Superior.
Abordagem histórica do ensino superior no Brasil.
Funções da Universidade.
Planejamento e administração universitária.
Principais aspectos organizacionais: atividades fins e atividades meio.
A Universidade e a formação do professor.
A Universidade no futuro: a construção da dignidade humana.
III – Unidade Carga Horária prevista 20 h
Processo Ensino – Aprendizagem.
Noções de planejamento sistêmico e participativo.
Formulação de objetivos.
Importância.
Objetivos comportamentais. Sim ou Não? Quando?
Conteúdos programáticos.
Seleção, organização e contextualização de conteúdo.
Metodologia.
Métodos e técnicas de ensino.
Recursos materiais.
Diferentes tipos de recursos audiovisuais.
Utilização – meio ou fim?
Avaliação e medidas
Diferença entre avaliação e medida.
Medida com referência a norma ou a critério.
Diferença entre técnica e instrumento.
Modalidade de avaliação.
IV – Unidade Carga Horária prevista 08 h
Fatores determinantes na dinâmica de uma aula
BIBLIOGRAFIA:
ABREU, Maria Célia de e MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em
aula. São Paulo: Ed. Associados, 1990.
BORDENAVE, Juan Diaz. Estratégias do ensino aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes,
1985.
BRANDÃO, Carlos R. (org), O educador: vida e morte. RJ, Ed. Graal, 1982, p. 13-70.
CANUTO. Vera Regina. A. Políticos e educadores: a organização do ensino superior no
Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
FAVERO, Maria De Lourdes de A. A universidade brasileira em busca de sua
identidade . Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução a pedagogia do conflito. São Paulo:
Cortez, 1991.
___________________. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Edotora Ática,
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___________________. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1987.
GROSSI, Esther Pillar eti alli. Construtivismo Pós-piagetiano: Um novo paradigma
sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993.
HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Educação & Realidade,
1993
____________________. Avaliação: Mito & Desafio. Uma perspectiva construtiva.
Porto Alegre: Educação & Realidade, 1991.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
____________________. Democratização da escola pública: Pedagogia crítico social
dos conteúdos. São Paulo: Edições. Loiola, 1991.
LOPES, Antonia Osima et alli. Repensando a Didática. Campinas. Campinas, SP:
Papirus, 1991.