IC-1333 – Docência do Ensino Superior

4 créditos 60 horas teóricas

 

OBJETIVOS:

Oferecer subsídios teórico-práticos que permitam o entendimento do processo educacional como um todo e em particular, do processo ensino – aprendizagem; Possibilitar a dimensão e o aprofundamento a cerca da temática educacional com vistas ao desenvolvimento do espirito crítico e da percepção sobre a função socialda Universidade e sobre o papel do ensino superior no contexto em que insere; Vivenciar situações de ensino , visando articulação entre teoria e prática;

 

EMENTA:

Aspectos Psicológicos, filosóficos sócio-econômico-políticos da educação.

Legislação do ensino superior. Relação pedagógica professor – aluno. Processo ensinoaprendizagem:

Fundamentação teórica, planejamento, aplicação prática e avaliação

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I – Unidade Carga Horária prevista 24 h

Sociedade e Educação

Principais correntes filosóficas que influenciam a educação no Brasil de hoje.

Determinantes sócio-político-econômicos que influenciam o desenvolvimento do

processo ensino – aprendizagem.

Variáveis psicológicas que influenciam o processo ensino – aprendizagem.

As teorias cognitivas e a construção do conhecimento

O aluno e sua realidade psicosocial.

A Ciência numa visão interdisciplinar

II – Unidade Carga Horária prevista 08 h

Organização do Ensino Superior.

Abordagem histórica do ensino superior no Brasil.

Funções da Universidade.

Planejamento e administração universitária.

Principais aspectos organizacionais: atividades fins e atividades meio.

A Universidade e a formação do professor.

A Universidade no futuro: a construção da dignidade humana.

III – Unidade Carga Horária prevista 20 h

Processo Ensino – Aprendizagem.

Noções de planejamento sistêmico e participativo.

Formulação de objetivos.

Importância.

Objetivos comportamentais. Sim ou Não? Quando?

Conteúdos programáticos.

Seleção, organização e contextualização de conteúdo.

Metodologia.

Métodos e técnicas de ensino.

Recursos materiais.

Diferentes tipos de recursos audiovisuais.

Utilização – meio ou fim?

Avaliação e medidas

Diferença entre avaliação e medida.

Medida com referência a norma ou a critério.

Diferença entre técnica e instrumento.

Modalidade de avaliação.

IV – Unidade Carga Horária prevista 08 h

Fatores determinantes na dinâmica de uma aula

 

BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Maria Célia de e MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em

aula. São Paulo: Ed. Associados, 1990.

BORDENAVE, Juan Diaz. Estratégias do ensino aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes,

1985.

BRANDÃO, Carlos R. (org), O educador: vida e morte. RJ, Ed. Graal, 1982, p. 13-70.

CANUTO. Vera Regina. A. Políticos e educadores: a organização do ensino superior no

Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

FAVERO, Maria De Lourdes de A. A universidade brasileira em busca de sua

identidade . Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução a pedagogia do conflito. São Paulo:

Cortez, 1991.

___________________. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Edotora Ática,

1991.

___________________. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1987.

GROSSI, Esther Pillar eti alli. Construtivismo Pós-piagetiano: Um novo paradigma

sobre aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação Mediadora. Porto Alegre: Educação & Realidade,

1993

____________________. Avaliação: Mito & Desafio. Uma perspectiva construtiva.

Porto Alegre: Educação & Realidade, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

____________________. Democratização da escola pública: Pedagogia crítico social

dos conteúdos. São Paulo: Edições. Loiola, 1991.

LOPES, Antonia Osima et alli. Repensando a Didática. Campinas. Campinas, SP:

Papirus, 1991.

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