Infra-estrutura


Laboratórios Multiusuários


1. Central Analítica Multiusuário do PPQQ (site de serviços da Central Analítica Multiusuário)

Situada nas salas 38A e 38B do Departamento de Química, concentra inúmeros equipamentos multiusuários que foram adquiridos com recursos de órgãos financeiros (FAPERJ, CNPQ, CAPES, FINEP, etc). Atualmente esse espaço dispõe: RMN de 400 e 500MHz Bruker, FTIR-Vertex 70 Bruker, Cromatógrafo gasoso acoplado a espectrometria de massas (Shimadzu) e CG-FID 5890, Série II (Agilent), HPLC-DAD (Prominence-Shimadzu), Espectropolarímetro de dicroísmo circular J-818 (Jasco), Polarímetro digital P-2000(Jasco), Liofilizador (Liotop) e Leitor de Placas Chamelon (Hydex), Digitalizador de Imagens ChemDoc ( Bio-Rad), Raman (Bruker) e Sistema de Cromatografia FLASH Isolera Four (Biotage). Parte desses equipamentos (RMN,CGMS, CG-FID) são mantidos por UPS (no-break), que funcionam como sistema de alimentação secundário de energia elétrica e que matem o funcionamento dos equipamentos quando há interrupção no fornecimento de energia primária. Além do no-break, existe um gerador de 55KVa para fornecer energia elétrica em regime de emergência quando ocorre falta de luz. Os equipamentos multiusuários alocados na Central Analítica têm dado suporte analítico para o desenvolvimento das teses e dissertações dos discentes, tem permitido a execução de um conjunto articulado de linhas de pesquisa dos diferentes Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFRRJ, bem como tem auxiliado as atividades de pesquisa de outras instituições.

Clique para acessar ao site de requisição e marcação de serviços na Central Analítica Multiusuário


2. Laboratório de Estresse Oxidativo em Microrganismos – LEOM (Laboratório Multiusuário) 

Este laboratório, situado na sala 24 do Pavilhão de Química, desenvolve pesquisas com microrganismos mantendo equipamentos destinados para este fim; tais como capela de fluxo laminar horizontal (Filtro HEPA), incubadora refrigerada do tipo shaker com temperatura e agitação controlados, espectrofotômetro UV/Vis (200-1000nm), centrífugas refrigerada (-4 °C) e não refrigerada para tubos (15mL e 50mL) do tipo falcon, centrífuga para microtubos (1,5mL), microscópio com objetivas de 40, 100 e 400X, banho-maria com temperatura controlada, estufa BOD com temperatura controlada, geladeira e freezer, estufa de secagem para materiais, autoclave para esterilização de meios de cultivos e materiais, agitadores de tubos do tipo vórtex, balança analítica e semi-analítica, placa de agitação, microondas, medidor de pH, entre outros, ocupando uma área total de aproximadamente 12m², com uma área útil de aproximadamente 8m².


3. Laboratório dede Química de Bioativos Naturais – LQBION (Laboratório Multiusuário) 

O LQBION, coordenado pelo Professor Douglas Siqueira de Almeida Chaves, funciona desde 2011 na UFRRJ, desenvolvendo pesquisas científicas relacionadas aos projetos: a) estudo de óleos essenciais e suas aplicações na medicina veterinária (controle de insetos e ácaros); b) óleos essenciais e aplicações no campo agronômico; c) estudos de produtos naturais de origem animal; d) Produtos naturais de cogumelos nativos. O LQBioN tem uma boa produção nos últimos cinco anos, sendo 40 trabalhos (JCR=32.485), com destaque na captação de recursos envolvendo o estudo de Produtos Naturais, tendo sido contemplado com bolsas de IC, editais FAPERJ, MEC e CNPq. Em nível internacional mantém parceria formalizada por missões de alunos e do coordenador do LQBioN com o grupo do Institute of the Polish Academy of Sciences (Polônia) e com a Universidade Nacional Autónoma do México. Conta com os seguintes equipamentos: 1 – UPLC//Jasco; 2 – CLAE/Shimadzu; 3 – Milliq/Merck; 4 – Leitor Elisa/Thermo; 5 – Liofilizador/LioBras; 6 – Ultravioleta/Even; 7 – Estufa com Renovação de Ar. Possui expertise no estudo de óleos essenciais e componentes fixos aplicados a medicina veterinária. O LQBioN tem parceria com empresas do ramo de própolis e óleos essenciais; atualmente uma parceria com a Canapse está em andamento para estudos canábicos.


Laboratórios de Uso Restrito


4. Laboratório de Diversidade Molecular e Química Medicinal – LaDMol-QM

O LaDMol-QM é coordenado pelo Professor Arthur Eugen Kummerle. As atividades de pesquisa do laboratório estão focadas na Química Medicinal, visando a descoberta e desenvolvimento de novos compostos bioativos, candidatos a novos fármacos com potencial terapêutico em diversas doenças, e também na Síntese Orgânica de compostos heterociclos.


5. Laboratório de Cinética Química – LCQ

O LCQ é coordenado pelo Professor Glauco Favilla Bauerfeldt e está localizado na sala 41 do Pavilhão de Química. Dispõe dos seguintes recursos: doze máquinas com processadores I7 (ao todo 8, 12 ou 24 processadores cada), com 8 a 48 Gb de memória e 1 a 4 TB de disco. Essas máquinas foram adquiridas com recursos FAPERJ, assim como duas impressoras deskjet (Epson Stylus TX125 e HP Officejet 4500 G510A) e três impressoras laser (Canon 1120, Samsung SCX-4100 e HP laserjet P3015). Esses recursos são destinados ao processamento de cálculos ab initio e cálculos de cinética e dinâmica química com o objetivo de desenvolver as superfícies de energia potencial para o atendimento da pesquisa do Grupo de Pesquisa em Cinética Química e de outros grupos de pesquisa em projetos de cooperação científica.


6. Laboratório de Modelagem Molecular

Está localizado na sala 44 (2ª andar) do Departamento de Química da UFRRJ e dispõe dos seguintes equipamentos, adquiridos nos últimos 5 anos:

a) Microcomputador Dell Optiplex 755, Intel Quad Core 2.40 GHz, Disco Rígido Cabled de 160 GB, 2,0 GB de memória DDR2 Não-ECC SDRAM, 533MHZ (4 DIMMs), c/ mouse, monitor, teclado.

b) Microcomputador Dell PowerEdge T300, Processador Intel® Xeon® Quad-Core X3353 (2.66 GHz, 2×6 MB L2 cache, 1333 MHz FSB) – BRH9303, Memória de 6GB DDR2, 667MHz, Disco Rígido Cabled de 250GB 7.2K RPM SATA 3Gbps 3.5-in, c/ mouse, monitor, teclado.

c) Desktop Dell Inspiron 560s, Processador Intel® Core™2 Quad QE8200S 2.33 GHz, 4 MB L2 cache, 1333 MHz FSB, Memória 4GB DDR3 1066MHz (2x2GB), Disco Rigido SATA de 320GB (7200RPM), c/ mouse, monitor, teclado.

d) Microcomputador OptiPlex 9010, Processador 3rd Gen Intel Core i7-3770S (8M, 3.1GHz) w/HD4000 Graphics, Memória 4GB, NON-ECC, 1600MHZ DDR3,2DIMM, Disco rígido 500GB 2.5 3.0Gb/s SATA with 16MB DataBurst Cache, c/ mouse, monitor, teclado. e) Servidor HP-SRV ML350E GEN8 E5-2420 LFF SBUY, Six-Core Intel Xeon E5-2420 1.9GHz 95w 15MB, HP Memória 16GB (1x16GB) SR PC3L 10600R (DDR3-1333) RDIMM, Disco rígido 01 HP-HDD 2TB SAS HOT 7.2K LFF, c/ mouse, monitor, teclado.


7. Laboratório de Química de Coordenação e Inorgânica Medicinal (LAQCIM)

Criado em 2013 e coordenado pelos Professores Amanda Porto Neves e Gustavo Bezerra da Silva, o LAQCIM desenvolve pesquisa na área de química inorgânica medicinal, na busca de compostos de coordenação com potencial atividade biológica contra doenças, tais como câncer, infecções virais, bacterianas, entre outras. Os complexos metálicos desenvolvidos carregam moléculas orgânicas de interesse farmacológico, como por exemplo derivados de cumarinas, quinolonas, hidrazonas, tiosemicarbazonas e curcuminoides. O laboratório também atua no desenvolvimento de nanomateriais multifuncionais para aplicações biomédicas.


8. Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LQPN)

O laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais – LQPN é coordenado pelos Professores Marcia Cristina Campos de Oliveira e Luciano Ramos Suzart. Localizado na sala 55 do Pavilhão de Química,  é um laboratório de pesquisa de uso restrito tendo como alvo de pesquisa principal a química de produtos naturais na sua amplitude. Nele se desenvolvem, desde seu início, projetos de pesquisa em torno da química de produtos naturais, com ênfase em: fitoquímica, produtos naturais e atividade biológica, determinação qualitativa e quantitativa de produtos naturais, polímeros associados a produtos naturais, controle de qualidade de medicamentos e cosméticos, análise forense e ambiental. Seguindo essas características, o LQPN tem abrigado, num espaço interdisciplinar, vários grupos de pesquisa conexos, dos quais participam docentes do IQ e de outras instituições de ensino superior e pesquisa, assim como pesquisadores em formação, distribuídos entre a Iniciação Cientifica e Pós-Graduandos e também em projetos que visam a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC- monografias e relatórios técnicos). Os docentes que até hoje se colocam com responsáveis frente ao LQPN têm colocado esforços para a manutenção da logística de trabalho do laboratório, o que inclui infra-estrutura operacional, já que as atividades científicas nele desenvolvidas necessita de recursos e tecnologias voltadas para obtenção dos resultados. Além das atividades supracitadas, o LQPN tem promovido eventos acadêmicos abertos a comunidades do ensino médio através de projetos de extensão apresentados durante as SNCTs. Os principais projetos desenvolvidos nesse laboratório são:

1. AVALIAÇÃO FITOQUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E ALGAS MARINHAS
2. SÍNTESE DE POLÍMEROS ACRÍLICOS ASSOCIADOS A PRODUTOS NATURAIS
3. ESTUDOS QUÍMICOS DE ESPÉCIES VEGETAIS DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
4. QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA COM FOCO NO CONTROLE DE QUALIDADE E MONITORAMENTO FORENSE E AMBIENTAL


9. Laboratório de Plantas Aromáticas e Medicinais (LABPAN)

O LabPAM foi criado com a finalidade de servir ao desenvolvimento de atividades acadêmicas, principalmente de pesquisa básica e aplicada envolvendo plantas aromáticas e medicinais. É coordenado pelo Professor Marco André Alves de Souza. Suas atividades são conduzidas com foco na prospecção de espécies vegetais e dos produtos naturais, principalmente óleos essenciais, e no desenvolvimento de aplicações biotecnológicas úteis ao setor agropecuário. O laboratório conta com estrutura própria e apoio de Grupos de Pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, como agronomia, biologia, química, farmácia e veterinária.


10. Laboratório de Nanotecnologia, Cerâmicas e Compósitos – LNanoC2

O LNanoC2 está localizado no Departamento de Engenharia Química da UFRRJ. O Laboratório conta com materiais e equipamentos para o desenvolvimento e caracterização de materiais nanoestruturados para aplicação em diferentes áreas do conhecimento. Os principais equipamentos do LNanoC2 são: Capela de exaustão de gases; Espectrofotômetro UV-vis; Balanças analíticas, Bomba de vácuo, Ultrassonicador; Turrax, Potenciostato; Estufa de secagem; Banho de ultrassom; Placas de aquecimento e agitação; Shaker; Impressora 3D, Sistema de extrusão de filamentos.

Externamente ao LNanoC2, o grupo conta com a estrutura disponível nos demais laboratórios integrantes ao grupo, como Laboratório de Engenharia de Fenômenos de Interface (LABEFIT – PEQ/COPPE/UFRJ), Laboratório de Cinética Química (LCQ – IQ/UFRRJ), Laboratório de Biomateriais (LabBioMat – DEQ/UFRRJ) e Laboratório de Análise e Química de Alimentos (DTA/UFRRJ).


11. Laboratório de Pesquisa em Química Analítica e Ambiental – LPQA

O LPQA é coordenado pelo Professor José Geraldo Rocha Junior e está localizado nas salas 11 e 16B (área total 55 m²) do Pavilhão de Química. Tem atuado no desenvolvimento de métodos analíticos simples e de baixo custo no estudo de diferentes matrizes como biodiesel, solos, ligas metálicas e efluentes industriais. Conta com a seguinte infraestrutura: 1. Espectrofotômetro Visível K37-VIS KASVI; 2. Titulador KF-1000 ANALYSER; 3. Balança Analítica 0,0001g ATX224R SHIMADZ; 4. Placa aquecedora com agitação 10L Cerâmica 220V HS7 IKA; 5. Microcomputador Dell Vostro 3710 (Core i5-12400, RAM 8GB, SSD 256GB); 6. Nobreak Apc Back Ups 1200va/600w; 7. Banho Termostático TECNAL TE-184 (± 0,1°C); 8. Bomba Peristáltica Digital GOLANDER BT100F; 9. Balança Analítica BELL 0,05 g; 10. Refratômetro Portátil Digital Refracto® 30GS; 11. Agitador Mecânico FISATOM 713D; 12. Banho ultrassônico; 13. Fotômetro de chama ANALYSER; 14. Medidores de pH de portáteis; 15. Agitador Vórtex; 16. Geladeira; 17. Centrífuga; 18. Mantas de aquecimento; 19. Banho Maria.


Demais laboratórios de pesquisas

Existem ainda outros diversos laboratórios de pesquisas incorporados à infraestrutura do PPGQ e  dedicados ao desenvolvimento de trabalhos experimentais de pesquisa de docentes e discentes.


O PPGQ conta com duas salas de aulas (Sala Prof. Otto Gotlieb – 50 lugares e Sala 49 com 20 lugares) dispondo de aparelhos de TV e equipamentos datashow nas duas salas, para aulas, seminários e defesas de dissertações/teses e defesas em formato híbrido. Há uma rede wi-fi que atende as salas 49 e 50 e uma rede wi-fi que atende a secretaria, copro docente e alunos do PPGQ. Além destas salas, o PPGQ conta uma secretaria onde trabalham o coordenador e um secretário terceirizado e são realizadas as atividades administrativas para o funcionamento do PPGQ e um mezanino.


26/04/2024 - 08:38

01/04/2024 - 14:00


24/01/2024 - 04:54

06/12/2023 - 11:59

27/11/2023 - 14:59

notícias