Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESPAÇO, QUESTÕES AMBIENTAIS E FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA

Linha 1: ESPAÇO, POLÍTICA E PLANEJAMENTO

Pretende, de forma dialógica, aprofundar os estudos da Geografia no campo da política, no que tange às diferentes subáreas desta ciência, e na matriz do planejamento, tanto no que se refere às questões urbano-regionais quanto aos mecanismos de planejamento, gestão, análise e manejo ambiental. Planejamento, neste sentido, torna-se mais que a constituição metodológica de processos de planificação, mas o próprio exercício político de escolha, crítica e estabelecimento de metas, ações e avaliações acerca das intervenções espaciais. No atual contexto, é fundamental um pensamento integrador para a compreensão dos fenômenos nas mais variadas escalas. A linha de pesquisa propõe tanto o olhar crítico quanto o desenvolvimento de tecnologias destinadas à análise e à proposição de resoluções de problemas socioambientais. Assim, são pertinentes temas sobre: a expansão e crise do capitalismo; o processo metropolização e das transformações dos espaços periféricos; as disputas territoriais e representacionais, da reestruturações urbana-econômicas e seus desdobramentos produtivos-espaciais; a revisão da posição teórica de novas matrizes filosóficas que balizam as formas do pensamento geográfico. Outrossim, estão inclusos estudos que tratem da formulação de políticas públicas, sobre a criação de unidades de conservação e mecanismos de adequação ambiental, investigações sobre a aplicação e uso de novas tecnologias, como sensoriamento remoto, técnicas de processamento digital de imagens e de posicionamento global por satélite e técnicas de representação e modelagem espacial.


Linha 2: TERRITÓRIO, AMBIENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA

As transformações territoriais, ambientais e educacionais e seus processos correlatos, nas mais diferentes escalas, são os focos centrais desta linha de pesquisa. As articulações entre as mudanças nas estruturas sociais, políticas, tecnológicas, ambientais e educacionais complexificam o território, dando base para discussões teórico-metodológicas e conceituais. Impulsionando assim o repensar da Geografia sobre diferentes realidades que efetivam uma formação crítica. Envolve as análises relacionadas a perspectiva territorial dos espaços urbanos e rurais, migrações, turismo e cultura. Propicia as análises ambientais, de conflitos ambientais, unidades de conservação, ecoturismo, cartografia e geotecnologias aplicadas à geografia. Bem como, análises relacionadas à educação geográfica, no tocante ao enfoque no ensino e/ou aprendizagem dos conteúdos de geografia e temáticas, como educação ambiental, cartografia escolar, produção de material didático e formação docente.

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