Disciplinas

[IA-1203] EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Os papéis das ciências humanas ontem e hoje. A ciência moderna, oparadigma cartesiano-newtoniano e os lugares da Geografia. Ciência, políticae método. Geografia e Geopolítica, Cartografia e Fronteira: construindoimagens e representações de mundo. Geografia e Imperialismo: Ratzel, Vidal,Mackinder. A ordem do discurso e a construção do campo científico: os casosde Élisée Reclus, Lucien Febvre e Yves Lacoste. Geografia, Estado e identidadenacionais: mobilizando os conceitos de paisagem, região e território.Neopositivismo, Marxismo, Fenomenologia. Henri Lefebvre e a produção doespaço. Fernand Braudel e a geohistória de longa duração. Milton Santos e omeio técnico-científico-informacional. A pós-modernidade e suasconsequências. A contribuição pós-colonial. Imaginário e representação, artee narrativa: a geografia do século XXI.

Bibliografia: BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva (2005[1969]). CAPEL, Horacio. Filosofía e ciencia en la geografía contemporánea.Barcelona: Barcanova (1981). CLAVAL, Paul. Géographie et géographes.Paris: L?Harmattan (2007). FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. SãoPaulo: Loyola (2004 [1970]). GODLEWSKA, Anne, SMITH, Neil (eds.).Geography and empire. Oxford: Blackwell (1994). LACOSTE, Yves. AGeografia ? isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas:Papirus, 1988 (1976). LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte:Editora UFMG (2008 [1972]). MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/projetosglobais: colonialidade, pensamento liminar e saberes subalternos. BeloHorizonte: Editora da UFMG (2003 [2000]). SANTOS, Boaventura de Sousa. Acrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 6ª ed. SãoPaulo: Cortez (2007 [2000]). SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnicae tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp (2002 [1996]).

[IA-1204] PESQUISA EM GEOGRAFIA – 4 Cr. (40 Hrs)

Descrição: Discussão de temas referentes aos progressos atuais da geografia em seusdiversos campos de especialização. Teoria, método, conceito: possibilidadesepistemológicas. Singularidade e intersecção da pesquisa geográfica noâmbito das ciências. A questão do objeto e da delimitação temática. Revisão eadequação da aplicação de métodos e técnicas, análise dos dados eapresentação dos resultados.

Bibliografia: AB´SABER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidadespaisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial (2003). CASTRO, Iná; GOMES, PauloCesar, CORREA, Roberto Lobato (orgs). Geografia: Conceitos e Temas. 8ªed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil (2008). LEFF, Enrique (Coord.). AComplexidade Ambiental. São Paulo: Cortez (2003) MORIN, Edgar. Ciênciacom consciência. Rio de Janeiro: Bertrand (1996). SANTOS, Milton. Anatureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp(2002 [1996]).

[IA-1205] TEORIA DO DESENVOLVIMENTO URBANO – 4 Cr. (60 Hrs)

Docente: Maurilio Lima Botelho

Descrição: O desenvolvimento capitalista como desenvolvimento urbano. Teoria dodesenvolvimento capitalista. Acumulação e reprodução capitalista. Teoria dacrise capitalista: o problema crônico da superacumulação. A geografia daurbanização capitalista: expansão geográfica absoluta e expansão geográficarelativa do capital. Limites e barreiras na acumulação capitalista: as fronteirasespaciais. O sistema de crédito e a urbanização capitalista. Três cortes nateoria da crise. Geografia histórica da urbanização. Crise, reestruturação egentrificação: a nova fronteira urbana. Espaço urbano e mercado habitacionalno EUA. Espaço urbano e mercado imobiliário em São Paulo Crise, crédito egentrificação no Rio de Janeiro.

Bibliografia: Marx, Karl. O Capital ? crítica da economia política. Livro I: O processo daprodução do capital (tomo I). São Paulo: Nova Cultural, 1985. __________. OCapital ? crítica da economia política. Livro III: O processo global da produçãocapitalista (tomo IV). São Paulo: Nova Cultural, 1986. __________. O Capital? crítica da economia política. Livro III: O processo global da produçãocapitalista (tomo V). São Paulo: Nova Cultural, 1986. Harvey, David. Condiçãopós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. SãoPaulo: Loyola, 2000. __________. Espacios del capital: hacia una geografiacritica. Madrid: Akal, 2007. __________. A produção capitalista do espaço.São Paulo: AnnaBlume, 2006. __________. Espaços de esperança. SãoPaulo: Loyola, 2011. Sweezy, Paul. Teoria do desenvolvimento capitalista:princípios de economia política marxista. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

[IA-1206] REESTRUTURAÇÃO ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – 4 Cr. (60 Hrs)

Docente: Leandro Dias de Oliveira

Descrição: Espaço Geográfico, Trabalho e Natureza; Globalização e Mudanças Econômico-Ecológicas; Neoliberalismo e Pós-Neoliberalismo; Reestruturação Produtiva eTransformações Territoriais; Industrialização e Novo Desenvolvimentismo emPaíses Periféricos; Problemática Ambiental Contemporânea e DesenvolvimentoSustentável; Geografia Política do Trabalho: Resistências, Conflitos,Ideologias.

Bibliografia: ACUERDOS Claves para el Desarrollo Sostenible. Johannesburgo: FundaciónInteramericana, 2002. 62 p BIDWELL, Percy W. Economy, ecology and thestate: globalization and sustainable development in Brazil. Florence, IT, 1997.COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nossofuturo comum. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas,1991. 430p. GEORGE, Pierre. Geografia econômica. 4. ed. Rio de Janeiro:Fundo de Cultura, 1967. 333p. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Riode Janeiro: Civilização Brasileira, 2000-2007. 6 v. ISBN 8520005616. HARVEY,David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudançacultural. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2007. 349 p. ISBN 8515006790.HOBSBAWM, E. J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 6. ed. Riode Janeiro: Forense Universitária, 2011. 349 p. ISBN 9788530935368. LEFF,Enrique. Ecologia y capital: racionalidad ambiental, democracia participativa ydesarrollo sustentable. 2. ed. México: Siglo Veintiuno, c1994. 437p. ISBN9682319188. OLIVEIRA, Leandro Dias de. Rio + 20: Reflexões sobreGeopolítica e Ideologia. Espaço & Economia: Revista Brasileira de GeografiaEconômica. Rio de Janeiro, Ano II, Número 4, 2014. Disponível em:http://espacoeconomia.revues.org/. [No prelo] SANTOS, Milton. A naturezado espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 4. ed. -. São Paulo: Edusp,2009. 384p. ISBN 9788531407130 WALLERSTEIN, Immanuel Maurice.Capitalismo histórico e civilização capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto,2001. 143 p. : ISBN (9788585910389). WALLERSTEIN, Immanuel Maurice. Elmoderno sistema mundial: La segunda era de gran expansion de la economia-mundo capitalista, 1730-1850. 2.ed. Madrid: Siglo XXI de España, 2010. 511p ISBN 978-84-323-1412-4 (v.3 ) ZHOURI, Andrea; LASCHEFSKI, Klemens.Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. 484p. ISBN 9788570417749.

[IA-1207] GEOGRAFIA POLÍTICA E TERRITÓRIO – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: André Santos da Rocha

Descrição: Geografia política e abordagens contemporâneas. Temáticas recentes:democracia, federalismos, nações, nacionalismos e integração regional. Noçãode poder. Genealogia do conceito de território e possibilidades metodológicas.Território e territorialidades, espaço e tempo nas construções sociais. Asrepresentações e a pesquisa em geografia. Campos de poder e agentesprodutores de território. Dinâmicas política, econômica e cultural e a geografiapolítica em distintas escalas.

Bibliografia: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 10ª ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil(2007). BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires:Folios (1983). CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil (2005). GREGORY, Derek et al (orgs.). Geografia Humana.Sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Zahar (1995). HAESBAERT,Rogério. O mito da desterritorialização. Do ?fim dos territórios? àmultiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil (2004). FONT, JuanNogue; Rufí, Juan Vicente. Geopolítica, Identidade e Globalização. Annablume(2008). RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática(1993 [1980]). SAQUET, Marcos. Por uma geografia das territorialidades e dastemporalidades: uma concepção multidimensional voltada para odesenvolvimento territorial. São Paulo: Outras expressões (2011). SAQUET,Marcos. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular,2007.

[IA-1208] PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA ANÁLISE AMBIENTAL – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Gustavo Mota de Sousa

Descrição: Princípios físicos aplicados ao sensoriamento remoto. Sistemas sensores.Comportamento espectral de alvos. Processamento digital de imagens: pré-processamento, correção geométrica, correção radiométrica, técnicas derealce. Transformação de imagens digitais: índice de vegetação, divisão debandas, análise de componentes principais, etc. Elementos de interpretaçãovisual de imagens. Classificação digital de imagens: supervisionada e não-supervisionada. Técnicas e métodos avançados de tratamento de imagensaplicados ao levantamento dos recursos ambientais, mapeamento de uso ecobertura do solo, diagnostico e monitoramento das atividades antropicas efenomenos naturais.

Bibliografia: FLORENZANO, T. G. Iniciação em sensoriamento remoto. 3ª edição ampliadae atualizada. São Paulo: Oficina de textos, 2011. 128 p. MOREIRA, M. A.Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicação. 4ªedição ampliada e atualizada. Viçosa: Editora UFV, 2011. 422 p. NOVO, E. M.L. de M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. 3ª edição revista eampliada. São Paulo: Blucher, 2008. 362 p. BLASCHKE, T.; KUX, H.Sensoriamento remoto e sig avançados. 2ª ed. São Paulo: Oficina de textos,2007. 304 p. JENSEN, J. R. Sensoriamento remoto do ambiente: umaperspectiva em recursos terrestres. 2ª edição traduzida. São José dosCampos: Parêntese editora, 2009. 585 p. ROSA, R. Introdução aosensoriamento remoto. 7ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2009. 264 p.

[IA-1209] TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA FÍSICA – 4 Cr. (40 Hrs)

Descrição: Debate de temáticas relevantes na atualidade sobre geografia física edisciplinas afins. Aprofundamento de reflexões conceituais, teóricas emetodológicas.

Bibliografia: CAVALCÂNTI, C. (org.) Desenvolvimento e Natureza: estudos para umasociedade sustentável. São Paulo: Cortez/Fundação Joaquim Nabuco, 1995.NIMER, E. Climatologia do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1989. PORTO-GONÇALVES, C. V. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto,2000. ______________. A globalização da natureza e a natureza daglobalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. SANTOS, Milton. Anatureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC,1996.

[IA-1212] MODELAGEM DE DADOS AMBIENTAIS – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Gustavo Mota de Sousa

Descrição: Bases conceituais e teóricas sobre os sistemas de informações geográficas(SIG). Métodos de abstração, conversão e estruturação em sistemascomputacionais. Potencial das técnicas de geoprocessamento para arepresentação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversoscampos de estudo. Instrumentalização de técnicas de geoprocessamento paradiversas aplicações levando em consideração os componentes do espaçogeográfico.

Bibliografia: XAVIER-DA-SILVA, J. & ZAIDAN, R. T. (Org.). Geoprocessamento e AnáliseAmbiental – Aplicações. 1a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.BURROUGH, P.A. Principles of Geographical Information Systems for LandResources Assessment . New York/Oxford Press, 1992. MIRANDA, J.I.Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. Embrapa Informáticae Agropecuária, Brasília-DF, 4259, 2005.

[IA-1213] A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO E O COTIDIANO: ESCALAS DO URBANO E SUAMOBILIZAÇÃO CRÍTICA – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: [1] Produção e reprodução do espaço: marco teórico e campos analíticos; [2]Alienação social e alienação espacial: leituras e verticalizações; [3] Cotidianoe cotidianidade: problematizações e mediações necessárias; [4] Mundialidadee forma-valor: o fetiche e seus desdobramentos.

Bibliografia: DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Comentários sobre a sociedade doespetáculo. 4ª reimpr. São Paulo: Contraponto, 2003 [1967/1988].GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. 2ª ed. 1ª reimpr.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. HARVEY, David. Oslimites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013 [1982]. HELLER, Agnes.Sociología de la vida cotidiana. 4ª ed. Barcelona : Ediciones Peninsula, 1994[1970]. INTERNATIONALE SITUATIONNISTE. Internationale Situationniste.Édition Augmentée. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1997. JAPPE, Anselm.Crédito à morte. A decomposição do capitalismo e de suas críticas. São Paulo:Hedra, 2013. KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada dosocialismo de caserna à crise da economia mundial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paze Terra, 1996. LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Tradução de SérgioMartins. 3ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008 [1970].LEFEBVRE, Henri. La vie quotidienne dans le monde moderne. Paris :Gallimard, 1968. LEFEBVRE, Henri. Espace et politique. 2ª éd. Paris :Anthropos, 2000 [1973]. LUKÁCS, Gyorgy. História e consciência de classe.Ensaios sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes: 2003. MARX,Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004 [1844].MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. (3 volumes, 5 tomos).São Paulo: Abril Cultural, 1983.

[IA-1214] CLIMATOLOGIA URBANA – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: A Climatologia Urbana no Brasil e no Mundo. O Sistema Clima Urbano. ACamada Limite Urbana. O Balanço de Energia na Superfície Urbana. A Ilha deCalor Urbana. Métodos de Análise da Ilha de Calor. Mitigação das Zonas deCalor.

Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALCOFORADO, M.J. Climatologia urbana para oensino. Núcleo CLIMA, rel.3, Lisboa: Centro de Estudos Geográficos, 2010.BARRY, R.G. & CHORLEY, R.J. Atmosfera, tempo e clima. 9ª ed. Porto Alegre:Bookman, 2013; GARCÍA, M. C. M. Climatologia Urbana. Barcelona: Edicionsde la Universitat de Barcelona, 1999; GARTLAND, L. Ilhas de calor: comomitigar ilhas de calor em áreas urbanas. São Paulo: Oficina de textos, 2010;MONTEIRO, C.A.F. (org). A construção da Climatologia Geográfica no Brasil.Campinas: Alínea, 2015; BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CHANDLER, T. J.The climate of London. London, Hutchinson e Co. Publishers LTD, 1965;GEIGER, R. Manual de microclimatologia. O clima da camada de ar junto aosolo. Trad. da 4ª edição (de 1961), por Ivone Gouveia e Francisco CaldeiraCabral, Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1980. LOMBARDO, M. Ilha decalor nas Metrópoles. O exemplo de São Paulo. S. Paulo: Hucitec, 1985; OKE,T. R. Boundary Layer climate. London, Methuem e Co-LTD, 1978; PEIXOTO,J.P. and OORT, A.H. Physics of Climate, Springer-Verlag, New York, USA,1992; PEREIRA FILHO, A.J., SANTOS, P.M., XAVIER, T.M.B.S. (org). Evoluçãodo tempo e do clima na região metropolitana de São Paulo. São Paulo: LinearB, 2007; SILVA, C.A.; FIALHO, E.S.; STEINKE, E.T. (org). Experimentos emClimatologia Geográfica. São Paulo: Oficina de Textos, 2014; YAMASOE, M.A.;CORRÊA, M.P. Processos radiativos na atmosfera. São Paulo: Oficina detextos, 2016. PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: ANDRADE, H. O climaurbano ? natureza, escalas de análise e aplicabilidade. Finisterra ? RevistaPortuguesa de Geografia, XL (80): 67-91, 2005; AKBARI, H., KOLOKOTSA, D.Three decades of urban heat islands and mitigation technologies research.Energy and Buildings,133:834-842, 2016; ARNFIELD, A.J. Two decades ofurban climate research: A review of turbulence, exchanges of energy andwater and the urban heat island. International Journal Climatology, 23:1?26,2003; FREITAS, E. D., DIAS, P. L. S. Alguns efeitos de áreas urbanas nageração de uma ilha de calor. Revista Brasileira de Meteorologia, 20: 355-366,2005; GRIMMOND, C. S. B. Progress in measuring and observing the urbanatmosphere. Theoretical and Applied Climatology, 84: 3?22, 2006; KANDA, M.Progress in the scale modeling of urban climate: Review. Theoretical AppliedClimatology, 84: 23?33, 2006; LOPES, A. O sobreaquecimento das cidades.Causas e medidas para a mitigação da ilha de calor de Lisboa. Territorium,15: 39-52, 2009; LUCENA, A.J. Notas conceituais e metodológicas em ClimaUrbano e Ilhas de Calor. Revista Continentes, 2: 28-59, 2013. OKE, T. R.Towards better scientific communication in urban climate. Theoretical andApplied Climatology, 84: 179?190, 2006; OKE, T.R. The energetic basis of theurban heat island. Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, 108:1?24, 1982; PHELAN PE, KALOUSH K, MINER M, GOLDEN J, PHELAN B, IIIHS, TAYLOR RA. Urban Heat Island: Mechanisms, Impliccations, and PossibleRemedies. Annual Review of Envirronment and Resources, 40:285-307, 2015;RIZWAN, A. M., DENNIS, Y.C., LEUNG, L. C. A review on the generation,determination and mitigation of Urban Heat Island. Journal of EnvironmentalSciences, 20:120?128, 2008; ROTH, M. Review of urban climate research in(sub) tropical regions. International Journal of Climatology, 27: 1859?1873,2007; STEWART, I.D. A systematic review and scientific critique ofmethodology in modern urban heat island literature. International JournalClimatology, 31: 200?217, 2001; TAHA, H. Urban climates and heat islands:albedo, evapotranspiration, and anthropogenic heat. Energy and Buildings,25: 99-103, 1997; VOOGT, J. A., OKE, T. R. Thermal remote sensing of urbanclimates. Remote Sensing of Environment, 86: 370?384, 2003.

[IA-1215] RISCO E VULNERABILIDADE A EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Modelagem de Sistemas Ambientais. Análise Geográfica Integrada. ClimaUrbano: aplicando a modelagem ao Planejamento. As Excepcionalidades.Risco e Vulnerabilidade: o perigo sob controle. Mapeamentos Sociais eAmbientais: a espacialização do risco.

Bibliografia: BIBLIOGRAFIA: BÁSICA: CHORLEY, R. J. E HAGGETT, P. Modelos, paradigmase a nova geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. pp. 1 ?19, 1975. CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. SãoPaulo: Blucher, 1999. MONTEIRO, C.A.F. Geossistemas: A História de umaProcura. São Paulo: Ed. Contexto, 1995. MONTEIRO, C.A.F. Teoria e ClimaUrbano. São Paulo, USP ? Tese de Livre Docência, 1976. MONTEIRO, C.A.F(Org.). Clima Urbano. São Paulo: Ed. Contexto, 2003. MONTEIRO, C.A.F.Clima e Excepcionalismo. Florianópolis: Ed. UFSC, 1991. MURUYAMA, S.Aquecimento Global?. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. SOUZA, L.B. eZanella, M.E. A Percepção dos Riscos. Fortaleza: Ed. UFC, 2009. ROSS, J.Ecogeografia do Brasil: Subsídeos para o Planejamento Ambiental. São Paulo:Oficina de Textos, 2006. VEYRET, Y. (Org.). Os Riscos. São Paulo: Ed.Contexto, 2007. COMPLEMENTAR: ABREU, M. A. (org.): Natureza e Sociedadeno Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte. Rio deJaneiro, 1992. BAPTISTA, G.M. Aquecimento Global: Ciência ou religião?.Brasília: Hinterlândia Editorial, 2009. CAVALCANTI, I. F. A. et al. (orgs.)Tempo e clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 463p., 2009. DORST, J.Antes que a natureza morra: por uma ecologia política. São Paulo: EdgarBlucher, 1973. GARCÍA, M. C. M. Climatologia Urbana. Edicions de laUniversitat de Barcelona, Barcelona, 1999. KEINERT, T. M. M. (orgs.).Qualidade de vida, planejamento e gestão urbana. Rio de Janeiro: EditoraBertrand Brasil, 2009. MARGULIS, S. et al. Meio Ambiente: aspectos técnicose econômicos. Rio de Janeiro: IPEA: Brasília, IPEA/PNUD, 1990. MONTEIRO,C.A.F. (org). A construção da Climatologia Geográfica no Brasil. Campinas:Alínea, 2015. SANCHEZ, L.E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos emétodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. SANTOS, R.F. PlanejamentoAmbiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. SOUZA, A. Qualidade de vidaurbana. Série debates urbanos. Rio de Janeiro: Zahar Editora. 2004.PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS DAUMAS, R. P.; MENDONÇA, G. A. S. &LEON, A. P. Poluição do ar e mortalidade em idosos no município do Rio deJaneiro: análise de série temporal. Cadernos de Saúde Pública Rio de Janeiro;20:311-319, 2004. LOUREIRO, S.; PITTA, A. M.; ALMEIDA, M. R. & BIÃO, D.R. C. Poluição do Ar e Afecções do Aparelho Respiratório. Revista Baiana deSaúde Pública; 3: 25-28, 1976. MONTEIRO, C. A. F.. Interação Homem-Natureza no Futuro da Cidade. Departamento de Geociências. CCH/USC.Revista Geosul, 14: 7-48, 1992 NUNES, L.H. Repercussões globais, regionaise locais do aquecimento global. Revista Terra Livre. 20: 101-110, 2003. PAIM,J. S. Abordagens teórico-conceituais em estudos de condições de vida esaúde: notas para reflexão e ação. In: Condições de Vida e Situação de Saúde(R. B., Barata, org.), Rio de Janeiro: Abrasco pp. 7-30, 1997. PEITER, P. &TOBAR, C. Poluição do ar e condições de vida: uma análise geográfica deriscos à saúde em Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos SaúdePública Rio de Janeiro vol.14 n.3, 1998. RODRIGUES, M. L. G.; FRANCO, D.;SHIGETOSHI, S. Climatologia de frentes frias no litoral de Santa Catarina.Revista Brasileira de Geofísica v.22, p. 135-151, 2004. SOUZA, G. M. &SANT?ANNA NETO, J. L. Geografia da saúde climatologia médica: ensaiossobre a relação clima e vulnerabilidade. Hygeia :Revista Brasileira deGeografia Médica e da Saúde pb116-126, Jun/2009. ZANIRATO, S. H.;RAMIRES, J. Z. S.; AMICCI, A. G. N.; ZULIMAR, M. R.; RIBEIRO, W. C.Sentidos do risco: interpretações teóricas. Biblio 3W, Revista Bibliográfica deGeografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. XIII, nº 785, 25de mayo de 2008. . [ISSN 1138-9796].

[IA-1216] GEOGRAFIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO – 4 Cr. (45 Hrs)

Descrição: Geografia, ensino e poder. Conceitos da Geografia no ensino. Políticas públicasna formação docente e discente. Política da produção de livros didáticos.Teoria do currículo e crítica social. Pesquisa qualitativa e quantitativa emGeografia e Educação. Práticas educativas e linguagem em Geografia.

Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALBUQUERQUE, M.A; FERREIRA, J.A. S. (org).Formação, pesquisa e Práticas Docentes: Reforma curriculares em questão.João Pessoa: Editora Mídia, 2013. CASTELLAR, Sonia; MUNHOZ, Gislaine B.Conhecimentos escolares e Caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (orgs.). PolíticasPúblicas no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Fiocruz, 2007 MOREIRA, AntonioFlávio; SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (org?s.) Currículo, Cultura e Sociedade.7ª ed. São Paulo: Cortez, 2002 MOREIRA; H; CALEFFE, L.G. Metodologia daPesquisa para o professor Pesquisador. Rio de janeiro: DP&A, 2006. SPOSITO,ELISEU SAVERIO et all (org?s). A diversidade da Geografia Brasileira. Escalase dimensões da Análise e da Ação. Rio de Janeiro: Consequência, 2016.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 37ªed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2009 HAESBAERT, Rogério. Viver no limite. Rio deJaneiro: Betrand Brasil, 2014. MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. SãoPaulo: Contexto, 2007 WERNER, Claudia M.L; OLIVEIRA; Floriano J.G.;RIBEIRO, Patrícia T (orgs). Políticas públicas: Interações e urbanidades. Riode Janeiro: Letra Capital, 2013, p.368. ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizadore Pensamento Complexo. Uma proposta para o Currículo Escolar. PortoAlegre: ARTEMED, 2002 PERÍODICOS CIENTÍFICOS E OUTROS: CHOPPIN,Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da Arte.Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. TRIPP,David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa,São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. ROCHA, Genylton. Oensino de geografia no brasil: as prescrições oficiais em tempos neoliberais.Revista Contrapontos – Eletrônica, Vol. 10 – n. 1 – p. 14-28 / jan-abr 2010

[IA-1218] BIOGEOGRAFIA EM AMBIENTES URBANOS – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Reconhecimento das Paisagens urbanas e suas múltiplas inter-relaçõessocioambientais; Análise dos principais ecossistemas naturais e antrópicos domeio urbano e identificação na biodiversidade existente e seus serviçosecossistêmicos; Compreensão funcional, estrutural e dinâmica das paisagensurbanas (flora, fauna e microrganismos) através das práxis; Aula de Campoem diferentes ecossistemas urbanos.

Bibliografia: BROWN, J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. Trad. Iulo F. Afonso. RibeirãoPreto: Funpec, 2006. COX, C. B.; MOORE, P. D. Biogeografia – UmaAbordagem Ecológica e Evolucionária. LTC. Rio de Janeiro, 2013. FIGUEIRÓ.A. Biogeografia: dinâmicas e transformações da natureza. Oficina de textos.São Paulo, 2015. GUERRA, A. J. T.; Jorge, M. do C. O. Geoturismo,Geodiversidade e Geoconservação. Oficina de textos. São Paulo, 2017.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Manual Técnico daVegetação Brasileira. Manuais técnicos em geociências nº 1. Rio de Janeiro,2012. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63011.pdf. PAESE, A.;UEZU. A.; LORINI, M. A.; CUNHA, A. Conservação da biodiversidade com SIG.Oficina de textos. São Paulo, 2012. ROCHA, Y. T. Técnicas em estudosbiogeográficos. RAEGA, 23, 2011, p. 398-427. TABARELLI, M.; PINTO, L. P; J.M.; SILVA, J. M. C.; HIROTA, M. M.; BEDÊ, L. C. Desafios e oportunidadespara a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira.Megadiversidade, 2005.

[IM-1601] ESPAÇO, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM GEOGRAFIA – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Geografia e Espaço: considerações sobre a dinâmica espacial, Meio Ambientee Educação. Para além de ?determinismos? e ?possibilismos?: a relaçãoestrutural homem-meio e o Ensino de Geografia. O espaço e suasmetamorfoses: da superfície terrestre ao meio técnico-científico-informacional. O processo de valorização da natureza e a produção do espaço.A emergência do desenvolvimento sustentável. A formação em Geografia. Ospapéis históricos do Ensino de Geografia na constituição da sociedademoderna. Em nome da complexidade: o ensino de geografia no século XXI.Livros, mapas, imagens, redes: conteúdos e conceitos geográficos.

Bibliografia: GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 11ª. ed. Campinas:Papirus (2013). MASSEY, Doreen. Pelo espaço. Uma abordagem política daespacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil (2008 [2005]). PONTUSCHKA,Nídia Nacib, OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (orgs).Geografia emperspectiva. São Paulo: Contexto (2002). PONTUSCHKA, Nídia Nacib;PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprenderGeografia. São Paulo, Cortez, 2007. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Aglobalização da natureza e a natureza da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira (2006).

[IM-1602] SEMINÁRIO DE GEOGRAFIA – 4 Cr. (40 Hrs)

Descrição: Objeto e método: delimitação. Bibliografia, fontes, arquivos: a pesquisa emsi. Tema de investigação. Entre o teórico e o empírico, entre o sujeito e oobjeto.

Bibliografia: JAPIASSÚ, Hilton. Introdução ao Pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1975. MARAFON, Gláucio. J. et. Ali. Pesquisa qualitativa emGeografia: reflexões teórico-conceituais e aplicada. Rio de Janeiro: Eduerj,2013. RAMIRES, Julio C; PESSOA, Vera L. (Orgs.) Geografia e pesquisaqualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis Editora, 2009.SILVA, Armando C. As categorias como fundamentos do e conhecimentogeográfico. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria A. (Orgs.) Espaço interdisciplinar.São Paulo, Nobel, 1986. SPOSITO, Eliseu S. Geografia e Filosofia:Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo, Ed. Unesp,2004. SPOSITO, Eliseu Savério. A questão do método e a crítica dopensamento geográfico. In: CASTRO, Iná E. de; MIRANDA, Mariana; EGLER,Cláudio A. G. (Org.). Redescobrindo o Brasil. 500 anos depois. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1999, pp. 347-359. VENTURI, Luis A. B. (Org.) Praticando aGeografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de textos,2000.

[IM-1603] ESPAÇO, POLÍTICA E CULTURA – 4 Cr. (60 Hrs)

Docente: Anita Loureiro de Oliveira

Descrição: A abordagem cultural na Geografia, as diferentes escolas da GeografiaCultural, seus processos de crise e renovação. Estudos culturais e o conceitode Cultura. A relação espaço, política e cultura. Modernização e seus impactosculturais. Ocidentalização do mundo e seus limites na vida social e nainterpretação da realidade. Ação e vínculos sociais, lugar, vivências eexperiências cotidianas; o diálogo da ciência com outros conhecimentos esaberes. O papel da geografia na superação da colonialidade do saber e dopensamento utilitarista e operacional da ciência. Existências e resistências.Apropriação territorial e aspectos culturais das lutas pelo território.

Bibliografia: CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Petrópolis, EditoraVozes, 3a edição. 9ª edição, 2003 [1ª edição, 1990] LEFEBVRE, Henri. Odireito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001a [1969] MORIN, Edgar. Ciênciacom consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. RIBEIRO, Ana ClaraTorres [1944-2011]. Por uma sociologia do presente: ação, técnica e espaço.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012 ________. Teorias da Ação. Rio deJaneiro. Letra Capital, 2014 SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica etempo, razão e emoção. São Paulo:Editora Hucitec 1997 2ª edição.

[IM-1604] PROBLEMAS E IMPACTOS SOCIO-AMBIENTAIS ASSOCIADAS ÀS MUDANÇASCLIMÁTICAS LOCAIS E GLOBAIS – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Cristiane Cardoso, Heitor Soares de Farias

Descrição: Aquecimento ou resfriamento do planeta: os grandes discursos relacionadosás mudanças climáticas da atualidade. Clima local, regional e global. Asmodificações, os problemas associados e os impactos socioambientaisrelacionadas ás mudanças climáticas. O papel das sociedades relacionadasaos impactos no meio ambiente. O papel da Educação ambiental visandocompreender as inter-relações e minimizar os problemas sobre o ambiente.

Bibliografia: AB´SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidadespaisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 160 p. ACOT, P. História delclima. Buenos Aires: El Ateneo, 2005. CUNHA, G. R. Lidando com os riscosclimáticos. Passo Fundo: EMBRAPA, 2004. GONÇALVES, Carlos Walter Porto.Os (des)caminhos do meio ambiente. 5 ed. Coleção temas atuais. São Paulo :Contexto, 1996. GUERRA, A. J. T & CUNHA, S. B. Impactos ambientaisurbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 416p. MENDONÇA, F.& DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia noções básicas e climas do Brasil. SãoPaulo: oficina de textos, 2007. MONTEIRO, C. A. de F. & MENDONÇA, F. Climaurbano. São Paulo: Contexto, 2003. ROSS, J.L.S. (Org.). Geografia do Brasil.São Paulo: EdUSP, 1996. 546 p.

[IM-1605] TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA FÍSICA II – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Heitor Soares de Farias

Descrição: Debate de temáticas relevantes na atualidade sobre geografia física edisciplinas afins. Aprofundamento de reflexões conceituais, teóricas emetodológicas.

Bibliografia: AB´SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidadespaisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 160 p. CAVALCÂNTI, C. (org.)Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. SãoPaulo: Cortez/Fundação Joaquim Nabuco, 1995. PORTO-GONÇALVES, C. V. Os(des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.______________. A globalização da natureza e a natureza da globalização.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. ROSS, J.L.S. (Org.). Geografia doBrasil. São Paulo: EdUSP, 1996. 546 p. SANTOS, Milton. A natureza doespaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.ZAVATTINI, J. A. Estudos do clima no Brasil. Campinas, SP: Alínea, 2004.

[IM-1606] ECOLOGIA DA PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Monika Richter

Descrição: Reflexão sobre a pertinência da paisagem como objeto de investigaçãogeográfica. Leis que regem a forma e o movimento da paisagem. Oplanejamento da paisagem como contribuição ecológica para o planejamentointegral, como instrumento de proteção e gestão da natureza em áreasocupadas ou não pelo ser humano e como ferramenta para o desenvolvimentoda natureza com o objetivo de salvaguardar a capacidade dos ecossistemas eas paisagens. O suporte das geotecnologias no estudo das paisagens e para oplanejamento ambiental. Sistemas de Informações Geograficas. Metricas dapaisagem. Fragmentação e corredores ecologicos. Planejamento integrado.

Bibliografia: AB´SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidadespaisagísticas. São São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 160 p LANG, S;BLASCHKE, T. Análise da paisagem com SIG. 1ª reimpressão. São Paulo:Oficina de textos, 2013. 423 p. SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoriae prática. São Paulo: Oficina de textos, 2004. TURNER, M. G.; GARDENER R.Hand O? Neil R. (2001) Landscape Ecology in Theory and Practice: Pattern andProcess. New York, 401p

[IM-1607] GEOMORFOLOGIA, EVOLUÇÃO E DINÂMICAS DA PAISAGEM – 4 Cr. (40 Hrs)

Descrição: Fundamentos de Geomorfologia. A importância da Geomorfologia para aGeografia. Os processos superficiais na interface Terra-Atmosfera. Teoriasistêmica e Geomorfologia. Morfogênese, morfologia, morfodinâmica emorfocronologia. Magnitude e frequência de processos geomorfodinâmicos eas escalas de análise. Modelagem, monitoramento e quantificação deprocessos superficiais. Geomorfologia e interdisciplinaridade. Aplicações dageomorfologia na análise e no planejamento ambiental. O futuro daspaisagens no “Antropoceno”.

Bibliografia: CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blucher, 1980.CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: EdgardBlucher, 1999. 236 p. FLORENZANO, T. G. (org.). Geomorfologia: conceitos etecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 318 p. PENTEADO,M.M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1979. 154 p.PRESS, F.; SIERVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender aTerra. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. SELBY, M. Earth´s ChangingSurface. Clarendon Press, Oxford. 1985. 607 p. TEIXEIRA, W.; TOLEDO,M.C.M.; TAIOLI, F. (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos,2001. 568 p.

[IM-1608] CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Monika Richter

Descrição: Conceito de recurso natural; conservação in situ e ex situ da biodiversidade,manejo dos recursos naturais; conceito de degradação ambiental.Caracterização de áreas degradadas e atividades degradadoras. Diferençasentre reabilitação, reposição, restauração, recuperação. Desenvolvimento desistemas sustentáveis para as atividades econômicas. Elaboração de planosde manejo e recuperação de áreas degradadas.

Bibliografia: KAGEYAMA, P.Y.; GANDARA, F. B. & OLIVEIRA, R. E. Biodiversidade erestauração da floresta tropical. In: KAGEYAMA, P.Y.; OLIVEIRA, R. E.;MORAES, L. F. D.; ENGEL, V. L. & GANDARA, F. B. Restauração ecológica deecossistemas naturais. Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolase Florestais, 2003. p. 29-48. PRIMACK, R. B. & RODRIGUES, E. Biologia daconservação. Londrina: E.Rodrigues, 2001. 327p. RICKLEFS, R. E. A economiada natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003. 503p.

[IM-1609] PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Monika Richter

Descrição: Conceitos básicos ligados à conservação da natureza: preservação,conservação, recursos naturais, manejo, desenvolvimento sustentável,restauração ecológica. Gestão de áreas de interesse ecológico. SistemaNacional de Unidades de Conservação (SNUC). Lei no. 9.985 de 18 de julhode 2000. Categorias de Unidades de Conservação: Unidades de ProteçãoIntegral e Unidades de Desenvolvimento Sustentável. Planos de Manejo eGestão: metodologias e experiências práticas. Critérios de avaliação utilizadosem área protegidas (raridade, diversidade, fragilidade, estabilidade e critériosculturais de planejamento e gestão). Zonas de Amortecimento. Manejo eGestão Participativos: metodologias e experiências práticas. Fluxograma daresolução de problemas. Análise das diferentes dimensões envolvidas nagestão de áreas naturais protegidas. Valoração e Uso Público.

Bibliografia: DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec,1996.196p. GARAY, I. (2001) Avaliação do Status da Biodiversidade ao Nívelde Ecossistema. In: Garay, I.; Dias, B. Conservação da biodiversidade emecossistemas tropicais: avanços conceituais e revisão de novas metodologiasde avaliação e monitoramento. Petrópolis: Editora Vozes. p. 399-411.LEWINSOHN, T.M. & P.I. PRADO. Biodiversidade Brasileira: síntese do estadoKAGEYAMA, P.Y.; GANDARA, F. B. & OLIVEIRA, R. E. Biodiversidade erestauração da floresta tropical. In: KAGEYAMA, P.Y.; OLIVEIRA, R. E.;MORAES, L. F. D.; ENGEL, V. L. & GANDARA, F. B. Restauração ecológica deecossistemas naturais. Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolase Florestais, 2003. p. 29-48. RIBEIRO, W.C. Patrimônio Ambiental Brasileiro.São Paulo. EDUSP/ Imprensa Oficial do Estado, 2003, p. 351.

[IM-1610] PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Cristiane Cardoso, Ana Maria Marques Santos

Descrição: Visão sócio-histórica da educação ambiental; Pressupostos políticos eepistemológicos da educação ambiental; Modernidade e mudanças deParadigmas – das visões tecnocêntrica e antropocêntrica para a visãoecocêntrica; Complexidade e saber ambiental; Ética e filosofia para umasociedade sustentável; Pluralidade cultural, biodiversidade e odesenvolvimento social; A formação do educador ambiental.

Bibliografia: CARVALHO, Isabel de M. Educação Ambiental: a formação do sujeitoecológico. São Paulo, Cortez, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.GUIMARÃES, M. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas, Papirus,2004. SANTOS, B. de S. A Crítica a Razão Indolente: contra o desperdício deexperiências. São Paulo, Expansão Cultural, 2000. MORIN, Edgar. Ciência comConsciência. 3ª Ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1999.

[IM-1611] TEMAS, CONTEÚDOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ?FUNDAMENTAL E MÉDIO – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Cristiane Cardoso

Descrição: Ensino de Geografia, a Geografia e a formação de professores; Práticasescolares e o papel do professor pesquisador. Diferentes processos formativosem Geografia; Histórico, desafios e perspectivas. A questão teórico-metodológica no ensino da Geografia. Metodologias, procedimentos de ensinoe aprendizagem e uso de recursos didáticos no Ensino Fundamental. Novastecnologias e o ensino de Geografia. A abordagem interdisciplinar e asdiferentes linguagens. Currículo, Políticas Públicas da Educação e o Ensino deGeografia.

Bibliografia: CALLAI, Helena Copetti. O Ensino da Geografia no Brasil: alguns caminhos.São Paulo: FFLCH, 1995. CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhosda geografia. São Paulo: Contexto, 1999. CARLOS, Ana Fani Alessandri;OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (orgs.) Reformas no mundo da educação:parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, CASTROGIOVANNI,Antônio Carlos et al (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros ? Seção Porto Alegre,1998. MOURA, Dácio & BARBOSA, Eduardo, F. Trabalhando com projetos:planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.

[IM-1612] PROJETOS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Clézio dos Santos

Descrição: Conhecimentos básicos para o planejamento, gestão, acompanhamento eavaliação de projetos, com foco na área educacional de Geografia. Novosmodelos de planejamento baseados em sistemas coerentes de conceitos emétodos em projetos na disciplina escolar de Geografia. Projetos com acomunidade. Projetos como instrumentos de transformar a escola em umespaço aberto à construção de aprendizagens significativas. EducaçãoGeográfica e formação docente na atualidade

Bibliografia: ARANHA, M. L. História da educação. São Paulo: Moderna, 1989. ARROYO,Miguel. Escola plural. Proposta pedagógica Rede Municipal de Educação deBelo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994. HERNÁNDEZ, Fernando.Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre:Artmed,1998. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa eprojeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. MORIN, E. El método: lanaturaleza de la naturaleza. Madrid: Cátedra, 1981. SANTOMÉ, Jurjo T.Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1998. ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamentocomplexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,2002.

[IM-1613] REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA E ENSINO – 4 Cr. (40 Hrs)

Descrição: As origens dos processos de abstração. O que é o mapa. O processo demapeamento ao longo da história. O campo de conhecimento cartográfico. Acomunicação cartográfica. A Cartografia como forma de expressão daGeografia. As formas alternativas de registro do espaço.

Bibliografia: ALMEIDA, R. D. Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola. SãoPaulo: Contexto, 2001. ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo:Contexto, 2008. ALMEIDA, R. D. e PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensinoe representação. 4ª ed. São Paulo, Contexto, 2002. BLACK, Jeremy. Mapas eHistória: construindo imagens do passado. Bauru, São Paulo: Edusc, 2005.LONGLEY, P.A.; GOODCHILD, M.F.; MAGUIRE, D.J.; RHIND, D.W. Sistemas eCiência da Informação Geográfica. 3ª ed. Bookman: Porto Alegre, 2013.MENEZES, P.M.L & Fernandes, M.C. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficinade Textos, 2013. PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica e a Aprendizagemde Geografia. São Paulo: Cortez, 2012. SOUZA, J. G. & KATUTA, A. M.Geografia e Conhecimentos Cartográficos: a Cartografia no movimento derenovação da Geografia brasileira e a importância do uso de mapas. SãoPaulo: Editora da UNESP, 2001. v. 1. 162 p.

[IM-1614] PROCESSOS FORMATIVOS EM GEOGRAFIA – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Clézio dos Santos

Descrição: Articulação teoria-prática na vivência de situações concretas das metodologiasde ensino aprendizagem de Geografia. Formação de professores reflexivos. Oestágio com campo de pesquisa em ensino de Geografia. PolíticasEducacionais, Formação e Ensino de Geografia. Avaliação e Ensino deGeografia. A Geografia no Currículo escolar brasileiro. Os materiais didáticosno Ensino.

Bibliografia: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre,Artmed, 2001. KEMMIS, Stephem. El Curriculum: Más allá de la teoria da lareproducción. Traducción de Pablo Manzano. Terceira edición. Madri, Morata,1998. PIMENTA, Selma G. O estágio e a formação do professor. São Paulo,Cortez, 1998. PONSTUSCHKA, Nídia N. (Org.) Ousadia no diálogo:interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo, Loyola, 1995.PONTUSCHKA, Nídia N. e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Org.) Geografia emperspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo, Contexto, 2002. VESENTINI, JoséW. (Org.) Geografia e ensino: textos críticos. Campinas, Papirus, 2005.

[IM-1615] GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA – 4 Cr. (40 Hrs)

Docente: Monika Richter

Descrição: Princípios básicos de Geotecnologias. Conhecimento e manuseio de materiais,equipamentos relacionados e técnicas de geotecnologias utilizadas no ensinode geografia. Manipulação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG?s).Geotecnologias Livres. Relação das Geotecnologias com o ensino deGeografia.

Bibliografia: DRUCK, S. et. al. Análise espacial de dados geográficos. Planaltina, DF:Embrapa Cerrados, 2004. FLORENZANO, T. G. Imagens de satélite paraestudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. FLORENZANO, T. G.Iniciação em sensoriamento remoto. 3ª edição ampliada e atualizada. SãoPaulo: Oficina de textos, 2011. 128 p. MOREIRA, M. A. Fundamentos dosensoriamento remoto e metodologias de aplicação. 4ª edição ampliada eatualizada. Viçosa: Editora UFV, 2011. 422 p. NOVO, E. M. L. de M.Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. 3ª edição revista e ampliada.São Paulo: Blucher, 2008. 362 p.

[IM-1616] USO PÚBLICO E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Compreender a questão ambiental que se apresenta na contemporaneidade nos espaçoslegalmente protegidos, proporcionando ao aluno reflexão e análise acerca do uso público nasUnidades de Conservação. A disciplina prevê um misto de aulas teóricas e práticas, com arealização de trabalhos de campo. Analisar a ocupação do espaço pelas sociedades humanas eseus impactos sobre o meio ambiente. Compreender as formas de realização do Uso Público nasUnidades de Conservação.

Bibliografia: BENSUSAN, N. Conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Ed. FGV. 2006. BRASIL.Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc. BRITO, M. C. W. Unidades de Conservação: intenções eresultados. ? 2ª ed. – São Paulo: Annablume: Fapesp, 2003. BURSZTYN, M.A; BURSZTYN, M.Fundamentos de política e gestão ambiental: caminhos para a sustentabilidade. Rio de Janeiro:Garamond, 2012. GUERRA, A.J.T., COELHO, M.C.N. (Orgs.). Unidades de Conservação:Abordagens e Características Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. DIEGUES, A. C.S. O mito moderno da natureza intocada. 4ª ed. São Paulo: Hucitec; Núcleo de Apoio à Pesquisasobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras, USP, 2004. DREW, D. Processos interativoshomem-meio ambiente. 7. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. GARAY, I. & BECKER, B.(Orgs.). As Dimensões Humanas da Biodiversidade: o desafio de novas relações sociedade-natureza no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. GONÇALVES, C.W.P. Os (Des)caminhosdo Meio Ambiente. 15ª ed., 2ª reimpressão ? São Paulo: Contexto, 2014. LORENZETTO, A.;LINDOSO, G.S. Avaliação e Monitoramento da Gestão de Uso Público em Parques (AMUP):ferramenta de análise quali-quantitativa contribuindo para a melhoria da gestão. In: Anais do VIIICBUC, 2015. MILANO, M. S. Unidades de Conservação: atualidades e tendências. Curitiba:Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2002. QUEIROZ, E.D. Uso Público no ParqueNatural Municipal de Nova Iguaçu-RJ: trilhando entre possibilidades e dificuldades. Tese deDoutorado. POSGEO/UFF, 2018. SOARES, M.C.C., BENSUSAN, N., FERREIRA NETO, P.S. Entornodas Unidades de Conservação: estudo de experiências com UCs de Proteção Integral. Rio deJaneiro: FUNBIO, 2002. TAKAHASHI, L. Uso público em unidades de conservação. Cadernos deConservação, Curitiba, vol.2, nº 2, 2004. TERBORGH, J., et al (Orgs). Tornando os ParquesEficientes: estratégias para conservação da natureza nos trópicos. 1ª ed. rev. ? Curitiba: Ed. daUFPR/Fundação O Boticário, 2002. VALLEJO, L.R. Tempo, espaço e contradições na proteção dasáreas naturais: as políticas públicas e a conservação ambiental no Estado do Rio de Janeiro(1975-2002). Niterói: Alternativa Editora, 2017. __. Uso Público em áreas protegidas: Atores,impactos, diretrizes de planejamento e gestão. In: Revista Eletrônica Anais Uso Público emUnidades de Conservação, Niterói -RJ, 2013. p.:13 ? 25. __. Os Parques e reservas comoInstrumentos de ordenamento territorial. In: ALMEIDA, F. G.; SOARES, L. A. A. (Orgs.).Ordenamento Territorial: coletânea de textos com diferentes abordagens no contexto brasileiro.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. __. Unidades de conservação: uma discussão teórica à luzdos conceitos de território e de políticas públicas. Disponível em:http://arquivos.proderj.rj.gov.br/inea_imagens/downloads/pesquisas/PE_Ilha_Grande/Vallejo_2003.pdf.

[IM-1618] GESTÃO DE RISCOS AMBIENTAIS: AGENTES, PROCESSOS E ESCALAS – 4 Cr. (60 Hrs)

Descrição: Os Riscos: origem, dimensão histórica e conceituação; A composição do risco:áleas, vulnerabilidades e alvos; Tipologia de riscos: riscos naturais, sociais etecnológicos. Os riscos ambientais. O espaço de manifestação dos riscos:território de riscos ou riscos territorializados? O movimento dos riscos noespaço e no tempo: riscos difusos e riscos concentrados. A escala espacial etemporal dos riscos: catástrofes e processos lentos; Representação eexpressão espacial dos riscos: a cartografia de riscos. Os agentes sociaisenvolvidos e a gestão dos riscos como critério para gestão do território;Riscos e conflitos ambientais; Avaliação e análise de riscos e o princípio daprecaução. Avaliações quantitativas e qualitativas, probabilidades epossibilidades. Estudos de caso no Brasil e no mundo.

Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo mundial: enbusca de la seguridad perdida. Barcelona: Paidós, 2008. 333 p. GIDDENS,Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.p.11-60; p. 83-150. MENDES, Jose Manuel. Sociologia do Risco. Uma breveintrodução e algumas lições. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.2015, p. 35-88.

[IM-1619] DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM GEOGRAFIA – 2 Cr. (15 Hrs)

Descrição: Ensino prático e teórico da Geografia objetivando a aquisição de vivências noexercício de atividades didáticas na área de Geografia. O pós graduandodeverá elaborar um plano de trabalho sob a supervisão das professoras e aofinal apresentar um relatório docência.

Bibliografia: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI,Helena Copetti (Orgs.). Didática da Geografia: aportes teóricos emetodológicos. São Paulo: Xamã, 2012. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos etal (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre:Associação dos Geógrafos Brasileiros ? Seção Porto Alegre, 1998. PIMENTA,Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no EnsinoSuperior. 5ª ed. ? São Paulo:Cortez, 2014. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN,Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de umconceito. 7ª ed. – São Paulo:Cortez, 2012. TARDIF, Maurice; LESSARD,Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência comoprofissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 9ª ed.Petrópolis,RJ: Vozes, 2014.

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DISCIPLINAS PPGGEO 2024.1 (MESTRADO E DOUTORADO)

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06/03/2024 - 20:23

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04/03/2024 - 11:12

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01/03/2024 - 16:26

RESULTADO PRELIMINAR – PROJETOS E DEFESA DE MEMORIAL – doutorado 2024

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