Projeto de Pesquisa 2.1. Ecossistemas de Inovação, Mudança Tecnológica e Políticas Públicas

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas
Área: Administração
Subárea: Administração de Setores Específicos
Especialidades: Gestão da Inovação; Gestão de C&T,I; Mudança Tecnológica;  Políticas Públicas

Resumo
O presente projeto de pesquisa tem como foco central o processo de inovação. Estudos prévios mostram que as inovações ocorrem a partir de um processo sistêmico que envolve a interação entre atores de diferentes esferas institucionais tais como a acadêmica, empresarial e governamental. O aprendizado que emerge a partir da interação destes atores é central para o processo de inovação. O processo de inovação é paradoxal pois ao mesmo tempo que incrementa a competitividade econômica de países e regiões, promove um intenso processo de mudança tecnológica que pode gerar exclusão social, produtiva e de trabalho. É o caso das tecnologias emergentes que têm viabilizado o surgimento da indústria 4.0 e têm causado grande apreensão nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos que terão dificuldades de acompanhar esse novo paradigma tecnológico. A preservação do meio ambiente também está intimamente ligada a inovação, pois é através dela que é possível adotar energias limpas, novos materiais biodegradáveis, técnicas de produção que economizem água, entre outras. Inovações com enfoque social apresentam grande potencial para promover a redução da desigualdade socioeconômica uma vez que apresentam soluções para problemas sociais e alteram a maneira como as pessoas interagem e se organizam. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar o processo de inovação em seus aspectos econômico, ambiental e social de maneira a dar apoio a criação de novas políticas púbicas e estimular a iniciativa privada em ações setoriais.

Projeto de Pesquisa: caracterizado pela busca de contribuições para o progresso do conhecimento referente a problemas científicos mediante análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de ideias por meio do emprego de metodologia científica. Inclui duas categorias: i) Projeto de Pesquisa Básica, que busca ampliar generalizações, testar hipóteses, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos; ii) Projeto de Pesquisa Aplicada, que busca a solução de problemas práticos ou determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica.

Conexão com um ou mais dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Indústria, Inovação e Infra-estrutura: Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios Que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.
Cidades e comunidades sustentáveis: Pesquisa, desenvolve e implanta produtos e serviços que melhoram o acesso a edifícios resilientes, mobilidade eficiente, limpa e moderna e a espaços comuns verdes. Reflete sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade de Funcionários, bem como de produtos e matéria-prima, dentro do contexto urbano.
Consumo e produção responsáveis: Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.
Parcerias e meios de implementação: Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável


Skip to content