Projeto de Pesquisa 1.2. Políticas Públicas e Inovações em Processos, Produtos e Serviços

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas
Área: Administração
Subárea: Administração de empresas, Administração Pública, Administração da
Produção
Especialidade: Análise e avaliação de políticas públicas e inovações em processos,
produtos e serviços

Resumo
Este projeto objetiva investigar e avaliar os efeitos de políticas públicas no comportamento das empresas e no ambiente organizacional como um todo, abordando seu relacionamento com o processo de tomada de decisão dos gestores, bem como em relação à inovação. Além disso, são investigados a capacidade dos instrumentos governamentais de promover ganhos de competitividade em empresas de diferentes setores do Brasil, de modo a gerar crescimento econômico e em outros aspectos socioeconômicos dos agentes e ambientes envolvidos no processo.  O projeto engloba os eixos temáticos pesquisados pelos docentes com interesses transversais comuns, que contemplam a vocação institucional e diretrizes da UFRRJ, alinhados à linha de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia – PPGE, ao qual se insere. 

Projeto de Pesquisa: caracterizado pela busca de contribuições para o progresso do conhecimento referente a problemas científicos mediante análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de ideias por meio do emprego de metodologia científica. Inclui duas categorias: i) Projeto de Pesquisa Básica, que busca ampliar generalizações, testar hipóteses, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos; ii) Projeto de Pesquisa Aplicada, que busca a solução de problemas práticos ou determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica.

Conexão com um ou mais dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Indústria, Inovação e Infra-estrutura: Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios Que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.
Redução das desigualdades: Cria e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas. Desenvolve políticas de compras que beneficiam pequenas empresas da região em que atua.
Parcerias e meios de implementação: Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável


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