Projeto de Pesquisa 1.1. Gestão de projetos, processos e soluções tecnológicas inovadoras

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas
Área: Administração
Subárea: Administração de Setores Específicos
Especialidade: Gestão de Processos, Projetos e Tecnologias.

Resumo
No âmbito das organizações públicas, privadas e mistas, planeja, diagnostica e elabora ferramentas, métodos e tecnologias de apoio a sistemas produtivos, controles gerenciais, processos informacionais e de tomada de decisão. As pesquisas, estudos, ou projetos desta linha devem priorizar o desenvolvimento, teste, validação, homologação e implementação de soluções de problemas organizacionais reais, buscando alinhar a teoria científica-acadêmica à prática e à aprendizagem organizacional. Seu estudo deve buscar soluções destinadas, de preferência, a construção de artefatos tecnológicos e inovadores (softwares/programas computacionais, técnicas/tecnologias, métodos/metodologias, práticas, planos ou modelos de gestão voltados para a inovação e melhoria dos três níveis organizacionais), com foco no monitoramento e avaliação de políticas públicas, de tecnologias e seus impactos na gestão da competitividade e efetividade organizacional. 

Projeto de Pesquisa: caracterizado pela busca de contribuições para o progresso do conhecimento referente a problemas científicos mediante análise, reflexão crítica, síntese e aprofundamento de ideias por meio do emprego de metodologia científica. Inclui duas categorias: i) Projeto de Pesquisa Básica, que busca ampliar generalizações, testar hipóteses, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos; ii) Projeto de Pesquisa Aplicada, que busca a solução de problemas práticos ou determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica.

Projeto de Inovação: projeto desenvolvido com objetivo de introduzir aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços, tecnologias ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho, podendo abranger riscos tecnológicos.

Conexão com um ou mais dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Educação de qualidade – Assegura que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem.
Trabalho decente e crescimento econômico: Garante condições de trabalho decente para funcionários em toda a sua operação e na cadeia de negócios e suprimentos. Cria empregos decentes e formais em setores intensivos em mão de obra. Educa e treina para o trabalho.
Indústria, Inovação e Infra-estrutura: Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.


Skip to content