PPGE presente no Curso de Gestão Integrada, promovido pelo Serviço de Gestão da Qualidade da ENSP

No dia 12 de novembro, aconteceu o encerramento do Curso de Gestão Integrada, promovido pelo Serviço de Gestão da Qualidade da ENSP. Com conteúdo reformulado, alinhado aos objetivos estratégicos do Planejamento Institucional Participativo da Escola, a nova formação contribuiu ativamente para a melhoria, eficácia e efetividade da gestão pública, capacitando mais de dez profissionais como facilitadores na gestão integrada de processos, riscos e indicadores. A atividade marcou o encerramento desta edição do curso, e contou com a participação da professora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ, Beatriz Villardi, além das apresentações dos trabalhos de conclusão dos alunos.
Na ocasião, a professora Beatriz Villardi, foi convidada para aula de encerramento do Curso de Gestão Integrada. Ela levou para o debate com os alunos o tema ‘Construindo comunidades de prática e capacidade de aprendizagem coletiva na ENSP/Fiocruz’. A mesa foi mediada pelo também coordenador do curso, Murilo Barbosa, chefe do Serviço de Gestão de Qualidade da ENSP e egresso do PPGE, que celebrou o momento de conclusão relembrando o processo de ensino aprendizagem construído coletivamente entre os alunos e professores durante a formação.
A professora Beatriz Villardi falou sobre o percurso de construção uma comunidade de práticas na ENSP, sendo os alunos do curso multiplicadores da Gestão Integrada e parceiros do Serviço de Gestão de Qualidade. “Para isso, o curso utilizou metodologias ativas, com abordagens pedagógicas que deram protagonismo ao aluno durante o processo de aprendizagem. Desse modo, ao longo do curso, eles vivenciaram e aprenderam juntos, o significado de interdependência e pensamento sistêmico orgânico e lógica processual relacional. Reforçando a prática de planejamento estratégico e de gestão por processos”, explicou ela.
Ela abordou, também, os resultados de aprender conjuntamente, refletindo e questionando nossas próprias práticas e como as avaliamos. Segundo ela, ao aprender coletivamente, se constrói uma cultura de aprendizagem e aprendizagem gerencial, ou seja, dos responsáveis pelo desempenho coletivo. Por fim, Beatriz apontou que a construção de uma comunidade de práticas, decorre e promove aprendizagem coletiva socioprática, presencial e virtual. “Uma CdP é um grupo de pessoas engajadas que compartilham uma preocupação ou paixão por algo que fazem e, aprendem como fazê-lo melhor à medida que interagem regularmente. Vocês estão prontos para construir uma CdP de Gestão Integrada na ENSP”, concluiu a professora.
Saiba mais no site da ENSP