As diferenças entre mestrado profissional e mestrado acadêmico.

VOCÊ SABE AS DIFERENÇAS ENTRE MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO?

Muitos candidatos ainda nos perguntam: Qual é a real proposta de um Mestrado Profissional?

Segundo a CAPES , “Mestrado Profissional” é o Mestrado com ênfase nos estudos e técnicas que buscam desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

É importante ressaltar que essa distinção é a única diferença em relação ao acadêmico, pois as duas modalidades conferem o grau de Mestre, como todo programa de pós-graduação stricto sensu.

O Mestrado Profissional atende a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional. Por esse motivo, não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão do Mestrado Acadêmico, e tampouco se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.

Mas existem diferenças. Uma diferença significativa reside na constituição do corpo docente, que deve contar com pesquisadores do setor produtivo, fortalecendo a produção intelectual constituída por publicações específicas, produção artística e/ou produção técnicocientífica.

Portanto, soluções e produtos tecnológicos tornam-se foco do mestrado profissional. Logo, o trabalho de conclusão final é mais amplo. Para além da dissertação, o trabalho de conclusão final do curso pode ser apresentado em diferentes formatos tais como: patentes, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística; sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela Capes.

Ficou interessado? As inscrições para o processo seletivo da turma 2022 estão abertas.

Acesse o edital em: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppge/files/2021/07/EDITAL-DE-SELE%C3%87%C3%83O-N-022021.pdf?fbclid=IwAR2ZmIxyrfrEn06ZfzVnIU8RzlLFtiqmLRXnDgvf–ZFRRCIzmlSfpYC-Y8

 


Skip to content