Relatório técnico para criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Darcy Ribeiro

OBS.: Os relatórios finais não podem ser compartilhados em função da cláusula de confidencialidade.

Relatório Técnico Conclusivo – Relatórios para criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Darcy Ribeiro

DOCENTE RESPONSÁVEL: Professor Daniel Ribeiro

Definição: Este projeto tem por objetivo orientar e acompanhar a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Darcy Ribeiro (IDR), bem como o desenvolvimento social e econômico do município de Maricá. A criação de um instituto de pesquisa e planejamento municipal se origina na necessidade que municípios de menor porte enfrentam para promover políticas públicas, por conta da carência de quadro técnico qualificado e a limitada quantidade existente de dados e pesquisas sobre a cidade. Além disso, será objeto desse projeto um auxílio à prefeitura de Maricá na elaboração de um planejamento estratégico de desenvolvimento socioeconômico do município. Enquanto ainda não ocorre a criação e consolidação do IDR, haverá a necessidade de produção de dados organizados e estudos sobre a dinâmica municipal.

Descrição da finalidade: buscamos contribuir para a estruturação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Darcy Ribeiro será um órgão de planejamento e pesquisa municipal que centralizará o planejamento de desenvolvimento sustentável da cidade no âmbito social e econômico. A falta de estatísticas e informações municipais organizadas muitas vezes prejudica a formulação de políticas públicas, ainda mais em municípios de menor porte que possuem menor estrutura administrativa, fazendo com que haja desperdícios ou menor eficiência dos gastos públicos.

Avanços tecnológicos/grau de novidade: Levantamento de dados, organização de informações estatísticas estratégicas, bem como a construção de política pública voltada para a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Darcy Ribeiro.

( X ) Produção com médio teor inovativo: Combinação de conhecimentos pré-estabelecidos
( X ) Produção vinculada ao MPGE

Equipe:
Daniel Ribeiro de Oliveira (coordenador)
Mauro Osório da Silva (integrante)
EVERLAM ELIAS MONTIBELER (integrante)
MANUEL ALCINO RIBEIRO DA FONSECA (integrante)
HENRIQUE RABELO SA REGO (discente)
LEONARDO AMARAL DA VEIGA (discente)
IGOR MAIA RIBAS (bolsista de Iniciação científica)
LUIZA LACER DA SILVA (bolsista de Iniciação científica)
Lucas Ribeiro Ferraz (Mestrando do MPGE)

Projeto de Pesquisa vinculado à produção: Indicadores Econômicos e Adensamento produtivo no Estado do Rio de Janeiro

Linha de Pesquisa – 2: Estratégias inovadoras para organizações públicas e privadas

Razão Social: PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
CNPJ: 29.131.075/0001-93
Endereço de Faturamento: RUA ALVARES DE CASTRO, 373 – CENTRO, CEP: 24900-880
Pessoa Responsável pelo Recebimento: ALEXANDRE MACHADO CAMPELO
Departamento Responsável: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio Petróleo Tel.: 21 99570-5311
Endereço de Envio: amc.2010@hotmail.com

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, COMÉRCIO E PETRÓLEO
EXTRATO DO CONTRATO N.º 499/2017, REFERENTE AO PRO­CESSO ADMINISTRATIVO N.º 12870/2017.
PARTES: MUNICÍPIO DE MARICÁ E FUNDAÇÃO DE APOIO À PES­QUISA CIÊNTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRRJ – FAPUR.
OBJETO: CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ORIENTAÇÃO, APRESENTAÇÃO DE ESTUDOS E ACOMPANHAMENTO DA CRIA­ÇÃO DO INSTITUTO DE PLANEJAMENTO E PESQUISA MUNICIPAL E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DA CIDADE.
VALOR: R$ 420.045,00 (QUATROCENTOS E VINTE MIL E QUAREN­TA E CINCO REAIS)
FUNDAMENTO LEGAL: LEI FEDERAL N.º 8666/93, DECRETO MU­NICIPAL N.º 047/2013, SUAS ALTERAÇÕES E LEGISLAÇÃO COR­RELATA
PROGRAMA DE TRABALHO: 24.01.04.122.0020.1184
ELEMENTO DE DESPESA: 3.3.3.9.0.35.00.00.00
ORIGEM DO RECURSO: 206
NOTA DE EMPENHO: 2960/2017
DATA DA ASSINATURA: 11/12/2017.
MARICÁ, 11 DE DEZEMBRO DE 2017.
A L A N A P A R E C I D O N O V A I S E A L V E S SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, COMÉRCIO E PETRÓLEO

Recursos e vínculos da Produção Tecnológica
Data início:11/12/2017     Data término:_11/12/2018
Total investido: R$ 420.045,00